sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Sobre "aquela" dor de cabeça

"Fala-se muito sobre os benefícios do sexo, que além de dar prazer, melhora a qualidade de vida, previne doenças cardíacas e ainda por cima melhora o humor. Se não fosse o bastante, dizem alguns especialistas, a prática também melhora o físico, especialmente o da pele. Mas pouco se fala de uma situação que também incomoda bastante. Por constrangimento ou medo, muitas mulheres negam que estejam passando por um período de completa frigidez."
Dor de cabeça, cansaço, e estresse são algumas desculpas para evitar uma relação sexual com o parceiro, podendo ser este o primeiro passo para mulher descobrir que está com a libido em baixa. Nesse snetido, muitas podem achar que isso seja um indício de que o relacionamento não vai bem, mas as causas desse mal podem estar relacionadas a fatores fisiológicos ou emocionais. No caso de serem emocionais, podem ser vinculadas a situações traumáticas ao longo da vida, como abuso sexual, repressões sexuais, culpas e ansiedades vinculadas à não-permissão ao sexo, conflitos conjugais e religiosos, além da falta de respeito, intimidade ou timidez.
Há também as causas fisiológicas, e um dos fatores responsáveis por isso é o desequilíbrio hormonal - e o excesso de um hormônio chamado prolactina pode ser o culpado.
"esse quadro, chamado hiperprolactinemia, promove uma irregularidade no ciclo menstrual e pode causar também a infertilidade passageira". diz o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Para entender a sexualidade da mulher, é necessário lembar que os hormônios femininos passam por uma verdadeira "montanha-russa" durante o ciclo menstrual. Essas substâncias são produzidas pela hipófise, que é responsável por estimular o ovário a produzir LH (hormônio luteinizante) e FHS (hormônio folículo estimulante). Este último é responsável pela produção de estrogênio e androgênio. Quando a prolactina está em seus níveis aumentados, a produção de FSH e LH fica bloqueada. Logo, não haverá a produção adequada de estrogênio e androgênio, o que provoca a perda da libido. Sem o estrogênio, a vagina fica menos lubrificada,o que pode causar dor durante a relação sexual. Associada a esse fator, está a falta de androgênio, que é responsável pelo desejo e pela fantasia da mulher em âmbito sexual. Esses dois fatores associados responsáveis pela perda de libido. Por isso, não vacile e procure logo um especialista.

Este texto do correio do povo de anos atrás apenas nos mostra que o assunto é bastante polêmico e eu diria complexo. Eu cheguei a dar uma vez para minha mulher um livro que se chamava "ENXAQUECA"!, sem a exclamação. eu devia ter lido aquele livro, para entender o que eu sentia a respeito daquela situação e a de outras, como miomas, raspagem, retirada de útero e coisas desse tipo. As dores de cabeça eram tão horríveis que às vezes era necessário ir ao hospital e fechar toda a casa para que ninguém pudesse ver o que estava acontecendo, só com uma sopinha no outro dia. Chegava na segunda-feira a disposição para o trabalho já estava tudo a disposição, o que me levava a crer que o problema era eu.
Sem falar de tudo isso, a audácia da minha mulher era tão grande que ela resolveu operar o nariz, porque parecia que estava meio fora de moda o que ela estava usando, alguma coisa assim, antes que qualquer pessoa possa perceber e queira saber de fato o que significa isso, estude o assunto exaustivamente, operar o nariz requer entendimento de silhueta e apoio psicológico e familiar, é algo no mínimo, estranho.
Acho que quem consegue lidar com isso e da forma como foi colocado, pode ter certeza que está preparado para qualquer coisa. Eu tinha uma amiga que gostava de um whiski e que depois que bebia, além de perder o Rolex, ia parar no hospital, ou não sabia o que tinha comido para estar daquele jeito, sem falar que tinha uma colega da minha mulher que vivia sempre com a tal "dor de cabeça" aquela, e todos estranhavam o dia que ela não estava, mas é a síndrome do trabalho hostil, a dona Marlene, quando se aposentou, nunca mais sentiu dor de cabeça, mas engordou uns vinte quilos.
Eu sempre imagino como o Homem lida com toda essa questão feminina e os hormônios diluídos todos numa panela de pressão a ponto de estourar a qualquer momento. Isso talvez justifique muita coisa que esteja por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...