quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Consultor lista 6 idiotices financeiras por Giane Guerra

Comprar sem ter como pagar é um erro financeiro básico. Não ter reserva para emergência também. Mas, em entrevista no Destaque Econômico, o consultor financeiro André Massaro listou o que ele chama de “idiotices financeiras” e justifica essa classificação:
1. Contabilidade mental
Essa divisão em gavetas mentais pode ser armadilha. Por exemplo, ter dinheiro investido de um lado e de outro, dívidas, que deveriam ser quitadas. Falsa sensação de conforto.
2. Jogar na loteria
É algo que tem expectativa matemática negativa. As pessoas só perdem dinheiro. O pôquer é exceção, diz ele, porque envolve técnica.
3. Comprar carro zero em prestações
Sai da loja e já perde valor. Vai pagar juros e taxas por algo que já está se desvalorizando. Quem antecipa consumo gasta muito mais do que a ilusão indica.
4. Não investir em fundo de pensão
Muitas empresas dão contrapartida. Quando deposita R$ 1 para cada R$ 1 investido pelo funcionário já garante 100% de retorno. Investimento algum por aí oferece isso. E tem gente que não aproveita…
5. Negligências gastos com saúde
No Brasil, a pessoa pode acabar em atendimento particular, que tem custo maior do que o plano.
6. Não discutir finanças antes do casamento
Até porque é uma grande causa de divórcios. Os objetivos devem ser alinhados.

Nelsonpoa:  
  • Essa da contabilidade mental é muito boa, o problema é o tempo para organizar a agenda financeira, entrar de cabeça nos números e nas notas do que foi gasto e quando, se apropriar das despesas, saber aonde está se consumindo.  Tenho um amigo que joga na loteira há anos na esperança de ganhar na mega sena e resolver todos os problemas dele, já daria para comprar um carro ou uma casa. Carro zero é carro zero, um sonho que toda pessoa espera um dia realizar. O problema é ter o tal dinheiro para investir, quem tem prefere realizar outro tipo de investimento, gastar! Que depende só do SUS é um sériocandidato a ficar na fila de espera. Tem que ter qualquer coisa e trabalhar principalmente na prevenção: Não beber, não fumar, não jogar, fazer atividade física e não transar! porque até isso dá prejuízo. A questão do dinheiro e do divórcio tem a ver com que está manipulando o companheiro, porque aí a parceria terminou, cabe ao que está querendo sacanear pedir desculpa e indenizar o parceiro, como ninguém faz isso, o casamento acaba! Os dois se relam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...