segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Passageiros reclamam de reajuste nos ônibus e avaliam mudar hábitos

"Foi generalizada a reclamação dos usuários sobre o novo valor da tarifa do transporte coletivo em Porto Alegre. O impacto foi de 15,38%, e elevou a passagem de ônibus de R$ 3,25 para R$ 3,75. Já o táxi-lotação passou de R$ 4,85 para R$ 5,60. Dessa forma, quem gastava R$ 130 por mês, para andar de ônibus duas vezes por dia, cinco vezes por semana, desembolsa agora R$ 150. Já os usuários de lotação gastavam R$ 194 e passaram a gastar R$ 224"  kARINA rELF

O problema é um apenas: a falta de planejamento em lidar com as questões que envolvem o transporte público.
No começo é assim, um aumento e uma baixa na utilização do transporte coletivo e inclusive de lotação, a não ser para os velhinhos que andam a vontade pela cidade. 
A questão que impera é a necessidade de se andar no transporte coletivo e lotações com o preço da passagem e uma forma alternativa de mudar essa visão. Depender do transporte é algo que a gente poderia chamar de massacrante, chegamos a um tempo atrás a ficar quase 15 sem transporte por causa da greve dos motoristas de ônibus e a população penando. Eu mesmo, com a atividade que exerço, acabei optando por ter dois locais de referência, paga-se caro por isso, mas tenho a segurança, de que poderei tomar banho, e poderei ter ar-condicionado ou ventilador a minha disposição, sempre! Imaginem que com aquele problema do vendaval que assolou a cidade e danificou várias casas e apartamentos que até hoje contabilizam seus prejuízos, ficar sem luz e sem água, por 91 horas, o que fazer?
Uma coisa é certa, tem-se a necessidade de se adotar um planejamento que estabeleçam situações como o uso da passagem dupla, sem querer levar vantagem com isso, mas a passagem compartilhada e carona, já é uma alternativa para baixar os custos da operação e com isso amenizar as perdas em relação ao transporte, mas isso tem que ser negociado e mantido rotina e definição de utilização de momentos iguais a esse. A questão que envolve logística, metrô e outras possibilidades de mudar essa dinâmica de gastos envolve, bicicleta, andar a pé, perguntar nas redes sociais quem está disposto a conceder carona todos os dias pelo preço estabelecido pela último passagem, sempre se correndo os riscos de se ficar pendura e o processo mal planejado ser pior do que a situação que acaba de se criar. 
Se você morar perto do local de trabalho, quanto ganha com isso? Além do transporte e das refeições, que outra vantagem poderá ser agregada a sua dinâmica de dependência desses elementos todos que acabam deixando você ficando muitas vezes pendurado no trânsito quase uma hora até chegar em casa, e, uma hora por dia, durante 22 dias por mês, cá entre nós, é muito tempo perdido. Tem que valer a pensa o tipo de vida que você leva, com o tipo de dependência que o transporte público lhe causa. Sem dizer que a gente poderia botar os velhinhos a passar pela roleta pelo menos, coisa que muito não fazer e não contabiliza o seu uso quase que diariamente. Ainda temos que arrumar muita coisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...