segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

DMLU começa a instalar novas lixeiras nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 22, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciará a instalação de novas lixeiras na cidade. O ato de colocação das primeiras unidades será no Largo Glênio Peres, às 9h. Após, haverá o acompanhamento do trabalho a partir do Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, o primeiro a ser contemplado com os novos cestos coletores. Na região, serão disponibilizadas cerca de 280 lixeiras, sendo 140 nas principais ruas e avenidas.

De um total de cinco mil lixeiras, adquiridas por meio de licitação realizada em 2015, serão colocadas três mil em vias de maior movimento, que recebem o serviço de varrição no mínimo duas vezes por semana. As duas mil restantes serão utilizadas para a substituição em caso de necessidade, ou servirão para cobrir novas áreas de aglomeração de pessoas.

Conforme o diretor-geral do DMLU, André Carús, a última compra desses equipamentos foi em 2008, quando seis mil foram instaladas. “Depois de oito anos, muitas delas não existem mais ou estão em péssimas condições. Em função disso, faremos a substituição e, ao mesmo tempo, iremos ampliar a oferta de lixeiras nos locais com grande concentração de pessoas”, ressaltou.

Deverão ser atendidas as avenidas Azenha, Assis Brasil, Wenceslau Escobar (na parte comercial do bairro Tristeza), São Pedro, Farrapos, Teixeira Mendes, Cristóvão Colombo, Nova York, Borges de Medeiros (Caminho do Gol), Osvaldo Aranha e São Pedro. Os bairros Bom Fim e Centro Histórico (especialmente no Largo Gênio Peres), o entorno dos parques Marinha do Brasil e Germânia, da Arena do Grêmio e do estádio Beira Rio também serão beneficiados. 


A previsão é de que o serviço esteja concluído até 13 de maio.


Melhorou muito essa questão que envolve os lixos, isso porque os Containers foram aumentados e muito, tanto que acabaram por trazer uma nova forma de ver a cidade e a sua visualização em relação a isso, ainda o que falta é uma política de gerenciamento de resíduos em relação ao seu destino final. O próprio Lixo seco ainda temos um gari correndo atrás de um caminhão, um serviço que realmente não pode ser destinado a uma pessoa fazê-lo. Não se teve uma ideia melhor? Pois ainda estamos vendo como funciona essa questão que vem sendo implementada em alguns lugares e prefeituras do interior com a adoção de um material que vem do exterior e elimina o lixo de forma "orgânica".  Um lugar que tinha focos de lixo constantes foram colocados pneus no lugar e informado que o lugar e´monitorado por câmeras e informa que a Lei complementar 728/2014 será a base da legislação para multar. Esses containers se avolumando por toda a cidade e inclusive em locais de grande circulação é que deve mudar radicalmente, sem falar de que não adianta tu recolher durante a semana o lixo sexo se a emprega só vem no dia que o lixo orgânico não passa, quando ela ela vai botar o lixo para recolhimento e aonde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...