segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fique ligada na hora de usar aplicativos e redes sociais para se relacionar

"De acordo com a psicóloga Carolina Lisboa, a melhor tática ainda é o olho no olho, mas você pode e deve lançar mão da tecnologia a seu favor"
As redes sociais são ótimas quando o assunto é achar velhos amigos, fazer novas amizades e até encontrar uma pessoa legal para se relacionar.

Nelsonpoa: Na verdade, a gente gosta de bisbilhotar o ex ou a ex, isso no começo é interessante, para saber o que está acontecendo na nossa volta, mas depois vemos que aquilo não agrega mais em nada para ninguém. O pior mesmo é quando vemos antigos parceiros estabelecidos com outras pessoas que nos são estranhas, mas isso não é o pior, é uma violência que qualquer um é submetido porque alguém acabou mesmo por entregar alguma coisa que viu em algum lugar.  A pessoa como perde a confiança acaba desfazendo tudo que viu era tido como certo. Não faça nada baseada em modelos que não server para ninguém, ou foram desenhados por antepassados e não nos dizem nada mais. Se gostamos e nos interessamos e queremos dar uma nova chance para relação, então porque não começar do zero, do ponto de partida, até chegar aonde você realmente deseja, esse é o X da questão.

Mas, para a professora do curso de Psicologia da Puc Carolina Lisboa, o uso excessivo das tecnologias, deixando totalmente de lado a troca de olhares, pode não ser benéfico, pois isso se torna essencial para construir qualquer relação.

Nelsonpoa: Esse tipo de tecnologia veio nos salvar, nos dar um estímulo, não nos deixar mais sozinhos escutando Love songs ou programas que nunca nos mostraram a nossa verdadeira vontade do que fazer e a quem poder conhecer e saber exatamente do que gostaríamos de ver e conversar, não estamos mais sozinhos e queremos que o mundo nos observe e nos encontre, essa é a realidade dos solitários, e eu acho isso o máximo, porque muita pouca gente se acha esperançosa e encontrar um outro alguém para sair, namorar, andar no parque e constituir alguma coisa mais prazerosa, uma convivência a dois. Os relacionamentos mudaram mudo e o conceito deles está muito controvertido em relação aos dois sexos.

– Além do uso excessivo, há o ciberbullying (exposição de fotos íntimas e posts vexatórios) que podem acontecer como vingança a relacionamentos amorosos que terminaram – alerta ela.

Nelsonpoa: Isso depende muito de como está o relacionamento e o engajamento do mesmo. Fantasias todo mundo tem e isso não é ruim, pode vir sim, caso de polícia, porque se você sabe quem é e quando foi feito, pode também usar o feitiço contra a pessoa que fez isso talvez por vingança. Se você não pensa se incomodar com isso, não permita que aconteça e deixe as regrados do jogo clara. E não tome um boa noite cinderela.

Neste contexto imediatista, mas cheio de possibilidades, há os aplicativos para relacionamentos, cada vez mais em alta.
Frustração
– Assim como as outras tecnologias, eles devem ser encarados como meio, não como fim, pois podem propiciar encontros que se estabeleçam como vínculo ou não – diz a psicóloga. O que se deve combater não são os aplicativos, mas a dificuldade de entrega e a falta de tolerância a uma frustração no amor:– Romantismo? Depende do gosto do casal. Tolerância e respeito, sempre. Medo de ser verdadeiramente feliz? Isso nunca pode existir.
Nelsonpoa: Como tudo na vida, a gente possa enjoar desse mundo virtual e acaba querendo mesmo é tentar uma forma diferente de ver as coisas, até a pouco tempo não existia fotos, elas eram filmes para "ficar bem na foto" ou no "retrato", com o tempo, vão ficar somente aqueles que são "vazios", ou melhor, que precisam desse preenchimento como forma de vida, de se integrar com o mundo, porque de outra forma está muito difícil, para quem gosta de sair, comer bem e se divertir, tem um universo de possibilidades, vamos evoluir ao ponto de não usar novamente as comunicações e querermos ser independentes e livres de outra maneira.

/// O aplicativo não substitui o relacionamento face a face. Use-o como complemento.
/// Evite idealizações, aumentar ou minimizar características pessoais. A verdade sempre garante uma relação saudável.
/// Exclua ou bloqueie ex só se for para evitar controle e auxiliar no luto, mas não como vingança ou retaliação.
/// Posts agressivos e recados para ex só aumentam o rancor. Não contribuem para encerrar um ciclo e construir outro.
/// Buscar nesses aplicativos um novo relacionamento para esquecer ou lidar com a dor da perda pode ser tentador. Mas não fugir da tristeza é o melhor caminho para o amadurecimento.

Nelsonpoa: Realmente não substitui mas às vezes nem isso acontece, porque não nos permitimos mais querer, depende de cada um e de volar a sociedade que a gente nunca deveria ter saído.
Nelsonpoa: A VERDADE AGORA É QUE SE VOCÊ NÃO ESTÁ NA REDE, VOCÊ TEM ALGUMA COISA DE "ESTAR DEVENDO", TALVEZ VOCÊ SEJA CASADO E NÃO QUER SER ENCONTRADO, VOCÊ É AQUELE QUE SAIU NA FOTO COM A FULANA, SE VOCÊ NÃO ESTÁ NA REDE, É PORQUE TEM ALGUMA COISA QUE NÃO ESTÁ CERTA, VOCÊ NÃO QUER SER LOCALIZADO E ISSO PARA QUALQUER COISA É RUIM, PARA O TRABALHO OU PARA O ESQUEMA QUE VOCÊ ESTÁ MARCANDO. VOCÊ TEM QUE SER SINCERO E OBJETIVO E DIZER QUAL É A SUA INTENÇÃO, MESMO QUE SEJA A DE SER UM CANALHA.
Nelsonpoa: Como assim não bloquear o ex? se isso lhe fazer sentir melhor, bloqueie sim e não deixa que aquilo fique lhe incomodando, você precisa sair de qualquer forma daquela neura de manter alguma coisa que não tem mais nada a ver, agora, se você gosta e tem esperanças de que a coisa volte a funcionar e você quer que a coisa modifique para melhor e que tudo pode acontecer de forma diferente, não se desconecte de ninguém, porque o mundo é redonda e dá voltas. Aproveite o tempo que ele está dando voltas e vá dar a sua volta e se conhecer melhor, melhorar o seu eu, construir na mesma pessoa, uma nova possibilidade de se locupletar, de crescer como Homem e se admirar como mulher, será o tempo necessário para que as pessoas nos olhe com outros olhos, onde o desejo, prazer e inspiração aconteçam para melhorar.
Quem é que gosta de tristeza? O ideal é se fixar em alguma coisa que você precisa tirar os pensamentos difíceis do caminho, se ocupe, muito, e trabalhe, para ajudar ou ganhar dinheiro, saia do atoleiro de cabeça erguida, e vá para estação que o trem vai passar de novo, quando sentir a hora de pegar, você tem que estar lá. E se passar o mesmo trem? Você já será uma outra pessoa, pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...