domingo, 14 de fevereiro de 2016

Como fazer um plano de negócios - ZH 14/08/2005

O que é um plano de negócios?
É um documento que analisa a viabilidade da empresa, identificando os pontos fortes e fracos do mercado e do negócio. Deve-se também fazer um plano para lançamento de produtos ou abertura de filial.

Para que serve

Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional.

Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação. Para cada um dos seus aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado. É por isso que o documento não deve ser esquecido na gaveta depois da abertura da empresa.

facilitar a obtenção de empréstimo quando o capital não é o suficiente para cobrir os investimetnos iniciais.

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Há vários modelos para elaborar o raio-x do empreendimento. Todos, porém, devem contar com os seguintes conceitos básicos:

PERFIL DA EMPRESA
Descrição da empresa, razão social, estrutura organizacional, localização, parcerias, impostos, serviços, terceirizados.

PRODUTOS E SERVIÇOS
Detalhamento dos produtos e serviços, modo de produção, ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, público-alvo, se detém marca e/ou patente de algum produto.

ANÁLISE DE MERCADO
É o momento de passar a limpo tudo o que foi pesquisado por meio de pesquisas de mercado, buscas na Internet, análise da concorrência, consultas a dados do IBGE e de associações que estejam ligadas ao negócio sobre todos os pormenores que a influenciarão a atuação da empresa.

PLANO DE MARKETING
Apresentação de como a empresa pretende vender seu produto ou serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse do mercado e aumentar a demanda. Deve abordar quais serão os métodos de comercialização, diferenciais, do produto ou serviços para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção, comunicação e publicidade.

Plano financeiro
Mostra em números todas as ações planejadas da empresa e as comprovações, por meio de projeções futuras (quanto precisa de capital, quando e com que propósito) de sucesso do negócio. Projeta o fluxo de caixa, em até cinco anos, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos.

SEBRAE -  0800 570 0800   SEBRAE-RS.COM.BR

- Quero abrir minha empresa - http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/quero-abrir-minha-empresa
-Quero melhorar meu negócio - http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/quero-melhorar-meu-negocio
- Quero inovar meu negócio- http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/quero-inovar-meu-negocio
- Cursos e Palestras - http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/cursos-e-palestras
-Orientação ao Crédito - http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/orientacao-ao-credito-home

A aprender a Empreender estimula o comportamento empreendedor e e desperta habilidades empresariais. A atividade é indicada, principalmente, a pessoas que não têm negócio próprio, mas desejam abrir uma empresa no futuro.

Nelsonpoa: Fazer um plano de negócios não é fácil, exige tempo e dedicação e vontade estonteante de colocar um negócio para funcionar. Eu faria algumas colocações sobre isso.
- O que está pegando é comida, e se você não tem dinheiro suficiente para nada, ele precisa ser basicamente familiar, com uma cozinheira que seja do ramo e alguém para supervisionar, que tenha a verdadeira noção do plano e de como implementá-lo e e começar na base da experiência. Agora com as redes sociais fica mais fácil, e a medida que funciona pode se implementar outras variedades, mas isso aos poucos, você vai precisar de uma rede de contatos muito grande, logo, se mantenha atualizado o máximo possível e contatado no mundo real.
Aqui mesmo, perto de casa, colocaram uma cervejaria, na frente de uma casa de vinhos? Pois pasmem que está bombando, artesanal, estrangeira, de todo tipo, estamos no verão e está sendo um sucesso, começou vagarosamente, e eis que está sendo um sucesso, do outro lado da rua o Kiosque Brasil, que é uma casa que alavancou a zona, pois funciona desde cedo e só não funciona nas segundas feiras.
Outra coisa que o Zaffari tem investido pesado é nas flores, na quantidade e qualidade, como poderia imaginar que fecharia a lancheria e ampliaria o espaço das flores?
O ideal seria se você tivesse um produto seu, que você tivesse o conhecimento e a barganha de negociar com preços razoáveis, já que o pessoal está se poupando e muito!
Qualquer negócio precisa de capital e investimentos importantes, logo, é necessário reunir as pessoas envolvidas e cobrar qual o papel de cada uma no negócio.
Quem quiser ter um bico, ou atividades paralelas, primeiro não deve esquecer inicialmente que é um complementos, apenas isso, e se passar disso para maior, tudo terá que ser reavaliado, porque emprego hoje não está fácil para ninguém, quem sabe venda a marca e ganhe um dinheiro em cima, ou deixe a família se apoderar do negócio e cobre uma taxa simbólica pelo uso do nome.
Não deixe de estar sempre buscando, e isso que torna os negócios interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...