quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

LIXO/RESÍDUOS/ATERRO SANITÁRIO uma definição para conhecimento.

O LIXO PRESTA PARA MUITA COISA:

65% do lixo coletado na cidade de Belo Horizonte é constituído por resíduos orgânicos. São sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, verduras podas de arborização e gramados, etc. O programa de compostagem consiste no reaproveitamento do lixo orgânico proveniente de residências, feiras, supermercados, restaurantes, sacolões e dos locais de poda.

CARACTERÍSTICA DO COMPOSTO ORGÂNICO


-          Fornece nutrientes para as plantas, como:
Carbono, nitrogênio, fósforo, potássio, etc.
-          Contribui para melhorar as características físicas e estruturais do solo.
-          Retém a umidade do solo nos períodos secos e aumenta a permeabilidade da água nos períodos chuvosos.

COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS


Os resíduos orgânicos são transformados em composto orgânico através da compostagem. Esse processo se dá pela ação dos microorganismos existentes na própria massa do lixo. O composto orgânico pode ser utilizado nas hortas escolares e comunitárias, produzindo alimentos para milhares de pessoas, além de ser empregado em jardins, arborização pública e outros cultivos agrícolas.

NEM TODO LIXO É UM LIXO


-          Coloque o lixo orgânico em recipiente apropriado: latão, container, saco plástico, etc. Nunca em caixas de papelão. Deixe-o sempre fechado para evitar o aparecimento de moscas, mosquitos e baratas.
-          O lixo deve ser colocado para coleta um pouco antes do horário previsto, para evitar a poluição das ruas.
-          Aguarde o caminhão passar em sua porta.
-          A coleta será feita em dias alternados, dependendo da zona, de acordo com a programação previamente estabelecida.

NÃO DESPERDICE OS BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DO LIXO ORGÃNICO.

-          Reduz a poluição do solo, da água e do ar.
-          Prolonga a vida útil do aterro sanitário.
-          Diminui o desperdício.
-          Economiza os recursos renováveis.
-          Melhora a qualidade de vida das pessoas.
-          Gera empregos.
-          Fortalece o surgimento de organizações comunitárias.
-          Diminui a proliferação de doenças.
-          Permite o desenvolvimento de uma agricultura mais produtiva, natural e de baixo custo.
-          Serve para recuperar áreas degradadas pela erosão, protege taludes e encostas.

O que é a FEPAM

        A FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental originou-se do Departamento de Meio Ambiente a partir de 1990, ficando vinculada à Secretaria Estadual de Saúde e Meio Ambiente no Estado do Rio Grande do Sul. Suas principais tarefas são:
-          Controle das fontes de poluição industrial e não industrial, através de cadastramento, licenciamento e fiscalização.
-          Monitoramento da poluição das águas, ar e solo, pela coleta e análise nos laboratórios biológico e físico-químico.
-          Elaboração de planejamento estratégico, diretrizes, normas técnicas, portarias e propostas de projetos de legislação ambiental.
-          Trabalho em conjunto com outras organizações e desenvolvimento de programas na área do meio ambiente.

ATERRO SANITÁRIO:

Trabalho de retaludamento e rebaixamento do lençol freático. O terreno é redesenhado e suas laterais aparadas. Depois de regularizado o fundo é colocado um metro de argila compactada. Sobre essa argila, ainda será estendida uma manta de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), de dois milímetros de espessura e tão resistente que nem mesmo um trator de esteira teria condições de rasgá-la. Sobre a manta de PEAD ainda será adicionada uma camada de brita(dreno) e, só então, feita a colocação do lixo em parte. O projeto traz embutido em si a garantia de 100% quanto a não contaminação das águas subterrâneas, elemento significativo para tranqüilizar as populações moradoras do entorno. Responsabilidade e técnica constituem o eixo do projeto em execução. O projeto do aterro sanitário garante a salubridade da área ao evitar a liberação de efluentes gasosos e líquidos. A compreensão do projeto de forma global, dentro dos padrões internacionais, esgota qualquer dúvida sobre a sua efetiva garantia em recuperar o ambiente degradado, devolvendo-o em condições para a vida produtiva. O Estado deve realizar Monitoramento ambiental na área. Este procedimento que consiste na coleta de material sólido e de águas subterrâneas e superficiais em diversos pontos do aterro e áreas próximas, visa acompanhar a queda do nível de poluição local, que deve prolongar-se por mais aproximadamente 10 anos, até que a matéria orgânica estabiliza-se completamente.

SISTEMA:  O sistema é fácil e seguro. Inicia com a impermeabilização das antigas fendas com argila. Após, é executado o sistema de drenagem. As drenas com brita servem para retirar o chorume(líquido produzido pelo lixo) que será tratado em uma segunda etapa. O sistema de brita funciona como uma primeira fase do tratamento desse resíduo, diminuindo sua carga poluidora.
O cuidadoso preparo do solo e a devida compactação das camadas de lixo garantem o sucesso do projeto. Dessa forma evita-se que o lixo seja espalhado pela ação dos ventos ou mesmo que o aterro produza mau cheiro. Como o objetivo era transformar a área em campo de pastagem para o gado, ao final, foram plantadas mudas de grama. O aterro sanitário não é lixão: é tecnologia, é política ambiental levada a sério.

SUINO CULTURA:

Projeto de apoio a suinocultores da região sul da cidade de Porto alegre, onde havia criações clandestinas nas quais a prática era de alimentar os porcos com lixo in natura     . Isso levou o governo a procurar os criadores e lhes propor apoio e condições de se organizarem. Foi iniciado então, em 1992, um trabalho permanente com 16 criadores, cujos rebanhos totalizam 1100 animais . Cada animal dá direito ao recebimento de seis quilos de resíduos orgânicos por dia. Esse material orgânico é submetido, em cada propriedade, a um processo de cozimento, garantindo a eliminação de agentes patológicos. A assistência técnica aos criadores é permanente  e os animais são submetidos a exame de sanidade. Com o esterco, as terras são fertilizadas, qualificando a produção agrícola.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUO



A – RESÍDUOS INFECTANTES

                1 – Material Biológico: composto por culturas ou estoques de microorganismos provenientes de exames clínicos. Incluem-se placas de Petri, instrumentos usados para manipular, misturar ou inocular microorganismos, bem como sangue, secreções(urina,esperma) e fezes.
                2 – Resíduos Cirúrgicos – Peças anatômicas e de Curativos: composto por tecidos, sangue e outros líquidos resultantes de pequenas cirurgias, drenagens, autópsias e biópsias realizados em órgãos e peças anatômicas. Algodão, gaze, esparadrapo provenientes de curativos.
                3 – Resíduos Perfurocortantes: compostos por agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de bisturi,  lâminas de barbear e vidros quebrados ou que se quebram facilmente.

B – RESÍDUOS ESPECIAIS

1 – Resíduos Fermacêuticos: compostos por medicamentos vencidos, contaminados, não mais necessários, interditados ou não utilizados.
                2 – Resíduos Químicos Perigosos: compostos por resíduos tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos, reativos, geno-tóxicos ou mutagênicos, bem como reagente utilizados em exames laboratoriais. Alguns exemplos mais comuns: quimioterápicos, produtos químicos, baterias usadas, óleo lubrificante usado, mercúrio de termômetros, etc.

C – RESÍDUOS RADIOATIVOS

                Compostos por materiais radioativos ou contaminados com radionuclídeos com baixa atividade, provenientes de laboratórios, de pesquisa em química e biologia, laboratórios de análises e serviços de medicina nuclear.
D – RESÍDUOS COMUNS

                Compostos por todos os resíduos que não se enquadram em nenhuma das categorias anteriores e que, por sua semelhança, com os resíduos domésticos comuns, podem ser considerados como tais. Nesta categoria incluem-se, por exemplo, os resíduos administrativos, os provenientes da limpeza de jardins e pátios, nutrição, etc. Também enquadram-se nesta categoria resíduos recicláveis como papéis, vidros, plásticos e metais.

MANEJO DOS RESÍDUOS


                O material perfuro cortante deve ser colocado em recipiente de parede rígida,  lacrado, identificado como material contaminado, e após, acondicionado em saco branco leitoso, com características de resistência e espessura definidas (Norma NBR 9190 – ABNT), preenchido até 2/3 da capacidade, a fim de evitar vazamentos e possibilitar um melhor fechamento. Após, deverá ser amarrado com barbante ou arame.
                Peças e órgãos anatômicos deverão ser colocados em duplo saco, sendo o último branco com espessura de 12 micra conforme especificação já citada, e, após, conservados em câmara fria até a chegada do caminhão.
                Resíduos de curativos devem ser colocados em saco plástico branco leitoso de espessura de 10 micra.
                Aos Resíduos Especiais, o responsável deve dar um tratamento diferenciado dos infectantes comuns.

                Resíduos Radioativos são de competência do CNEN – Conselho Nacional de Energia Nuclear, que instrui de acordo com a legislação. Fone(021)546-2337
                Os Resíduos Comuns deverão ser reciclados quando possível, e se não forem, deverão ser acondicionados em sacos plásticos comuns.                            


     LIXO DE AGROTÓXICO SERÁ RECOLHIDO

                O governo federal lançará na Segunda-feira o programa Brasil Joga Limpo, que estimulará o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. As indústrias do segmento terão de montar centrais para receber dos agricultores as embalagens vazias. O anúncio foi feito ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Semanal de rádio Palavra do Presidente. FH observou que as embalagens são enterradas ou jogadas no campo, nos rios e em estradas. Os recipientes também são doados, vendidos ou reaproveitados, causando danos ambientais e até matando agricultores.(Zero Hora 29/11/2000, fl.40)

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


                As crianças nas escolas e em casa devem ser orientadas para usar um copo plástico ao escovar os dentes, pois um copo de água é o suficiente para fazê-lo e não deixar a torneira aberta desperdiçando água, o mesmo cuidado deve ser feito ao fazer a barba usando o mesmo copo. O melhor seria usar o barbeador elétrico. Só nestas duas atitudes estaríamos economizando um litro de água. Imaginem um milhão de pessoas nesta situação. O banho não precisa ser prolongado e o uso do chuveiro, usado racionalmente, economizariam um litro de água. Fica proibido lavar as calçadas só com mangueira, devem ser molhadas, fechando a torneira logo após, e com um balde de água com sabão escovar e logo após enxaguar. O lixo residencial deve ser separado antes de ser retirado indistintamente e urgentemente de todas as casas com os seguintes cuidados:
LIXO ORGÃNICO: São restos de comida, tais como: cascas de frutas, legumes, cascas de ovos, restos de erva mate, alimentos em geral, papel higiênico, bom bril, esfregão de aço, guardanapos, e lenços de papel e absorventes de fralda descartável, tocos de cigarro, cinza.
LIXO SECO: São vidros, garrafas, copos, lâmpadas, isopor, borrachas, couros., madeira, prego, papel alumínio. O lixo seco nas usinas é destinado as indústrias de reciclagem dos mesmos. Os trabalhadores destes locais formaram cooperativas e a renda do lixo na venda será dividida entre os componentes. As embalagens de leite longa vida devem ser eliminadas, pois possuem em seu interior um revestimento de plástico que não é reciclável. Quanto ao lixo orgânico pode ser destinado a sítios, chácaras ou fazendas bastando para isso os governos municipais orientar os interessados no manuseio do mesmo.      



   

BIBLIOGRAFIA:
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA- DMLU Porto Alegre
SLU – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Futuro Ambiente Sustentável – DMLU Porto Alegre
RESOLUÇÃO CONAMA Nº5 de 05/08/93
LEI ESTADUAL 10099 de 07/02/94
DECRETO MUNICIPAL Nº 9367 DE 29/12/88
NORMAS DA ABNT: NBR 9190 E NBR 12809
QUALIDADE AMBIENTAL NO ESTADO DO RS – FEPAM

ATERRO SANITÁRIO ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE LIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...