segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Chavões que não se usam mais na hora de elaborar Currículo - Caderno Teu emprego 24/01/2016

Há três anos "responsável" é a mais citada.

"As 10 palavras mais ditas que não dizem nada:"

1 - Responsável
2 - Liderança
3- Estratégico
4 - Sólida experência
5 - Criativo
6 - Planejamento Estratégico
7- Extensa Experiência
8 - Experiência Internacional
9 - Apaixonado
10 - Motivado



Nelsonpoa: Será que ainda usam Curriculum Vitae?
Olha, eu acho que posso terminar com a minha faculdade e a minha especialização e sair de fininho, ou em encostando. Vou tirar os certificados da parede, quando eu os colocar.
Na verdade a primeira coisa que precisa saber é qual a missão e visão da empresa, se é que a gente ainda pode dizer essas palavras. Até onde sei esses assuntos ainda são trabalhados como didáticos na faculdade, porque algum dia os pensadores pensavam dessa maneira.
Sem falar do TQC então que deve sem da era Paleolítica ou rudimentar da idade da Pedra Basalto.

Quem quiser se aventurar teria que saber primeiro quem é o entrevistador e de que linha ele ata, se é novo, velho e se ele é o dono da empresa ou coisa assim.

A aproximação da vida real é como você está situado no mercado, e uma coisa é certa, dependendo o tipo de cargo ou função, dependerá do quanto e o que você terá que falar.

Na hora da elaboração da folha corrida, ainda o mais importante é não cometer erros de ortografia e de preferência não mentir, porque hoje em dia, com a questão da corrupção e de toda serie de denúncias ninguém pode mais escutar meias verdades, é o meu entendimento.

Acho que expressões quem pode derivar e queiram dizer alguma coisa como Carisma, Identidade Funcional, pode atuar em várias funções ao mesmo tempo, solidários com as causas ambientais e humanas, desafio, resgate de valores e conceitos perdidos, coisa dessa natureza. A princípio precisa-se ser treinado e depois questionado sobre ambição na empresa, perfil de desempenho, atitudes, temos várias palavras que não dizem nada, se na horda da entrevista você não estiver preparado. Você tem que fazer o currículo e saber ponto por ponto o que você se propõe, qual é o seu projeto profissional e pessoal, se tiver este último.
,
Abaixo segue uma experiência acontecida comigo no início da carreira e que me valeu muito da minha aprendizagem sobre carreira.

Trabalhava eu como estagiário de 2º grau no antigo J.H.Santos, quando ao fim daquele mês de dezembro, não havia mais trabalhado naquele setor, devido ao final do ano ter acabado. Minha presença não era mais necessária ali e as brincadeiras acabaram se tornando frequentes. Foi então que o Gerente chegou para me apresentar no Setor de Pessoal da empresa. Fui lá pensando o que iria rolar, e o gerente me deu a real, tinha que me apresentar no 8º andar e me apresentar para o Sr. Beltrano que iria me passar o meu novo serviço. Eu fui até lá e disse que procurava o Beltrano tal, mas que ele não estava e que eu aguardasse, aí rolou um disque me disque, e aí um perguntou se eu já conhecia o SR. Beltrano.  Eu ainda disse que não tive o prazer, eles riram baixinho. Eu não entendi, foi quando apareceu o sr. beltrano me dizendo que o meu cargo era de Office-bOy. Na mesma hora eu acabei dizendo que iria me retirar, que aquele meu estágio não era para isso, e voltei para base dizendo que ali não. Do jeito que estava não ia ficar.
ACabei então recebendo uma outra indicação, que me apresentasse no setor de Crediário, com o SR. Cládiio, onde terminei encerrando meu contrato e fazendo a minha melhor atuação profissional naquela época, tão bom foi o meu desempenho e o retorno recebido depois que saí do local. Eu fiz um trabalho de gente grande mesmo. Ali eu já saberia que teria uma carreira brilhante pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...