sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Como o seu estado de espírito influencia a sua saúde

"Pesquisas mostram que cérebro está ligado ao sistema imunológico e sentimentos negativos podem tornar corpo mais vulnerável.


CORPO E MENTE CONECTADOS

OS SINAIS DO CORPO

Se o organismo começa a emitir sinais, como ansiedade permanente, aceleração, distúrbios no sono, falta de apetite ou dores no corpo sem explicações, ligue o alerta.

CUIDADORES SÃO GRUPOS DE RISCO

A experiência cotidiana de acompanhar e cuidar de um ente querido com Alzheimer gera um grande nível de estresse. Estudos feitos com idosos que cuidavam de companheiros com a doença, apesar de não apresentarem nenhuma enfermidade orgânica ou física, comprovadamente tinham alterações no sistema imunológico associadas com inflamação e imunossupressão.

SISTEMA IMUNE ENVELHECIDO

O estresse e a depressão ao longo da vida podem envelhecer o sistema imunológico em até 15 ou 20 anos em relação à idade da pessoa.

APOIO SOCIAL E INCONDICIONAL

As pessoas ao nosso redor influenciam diretamente no nosso humor. Quanto mais nos sentimos acolhidos e seguros, maior é o bem-estar. Avalie quem está perto de você e mantenha próximos aqueles que estão dispostos a ajudar e a ouvir. Sua saúde emocional (e física) agradecem.
Resposta biológica ao estresse
Segundo o pesquisador Moisés Evandro Bauer, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS, pacientes com transtornos psíquicos, como depressão ou estresse crônico, desenvolvem mais doenças físicas e de cunho inflamatório como diabetes, AVC e infarto agudo do miocárdio.
— O que a gente pensa interfere no que a gente sente. Investir na saúde mental é uma forma de prevenção de doenças — afirma.
As doenças psicossomáticas são aquelas que a origem pode ser traçada até a mente. Disfunções gastrointestinais, alergias, alterações na pressão arterial: todas aparecem quando o organismo não têm mais a capacidade de suportar os efeitos gerados pelo estresse contínuo.
— Muitas vezes, o paciente começa a tomar o medicamento, mas não vê efetivamente uma melhora. São nesses casos que considera-se o fator emocional e psicológico — diz."
Nelsonpoa: Eu diria que o mais importante é se conhecer bem. Mas é que a mente nos domina de uma forma que nem sabemos se temos a certeza de que tudo isso que estou escrevendo é verdadeiro. Ontem ainda fui assistir ao filme Body, onde numa das passagens do filme, um dos palestrantes, em determinada cena do filme não saberia dizer quantas pessoas, que estavam assistindo a palestra, estavam realmente vivas, embora tenha sido uma gargalhada geral, eu mesmo já escrevi várias vezes de que não sei exatamente onde me situo e isso é complicado de definir, e se eu estou assim, imagino que muito mais gente se enquadre da minha posição, se está vagando por aí e não quer sair daqui porque acha que não terminou o que veio fazer. O filme tem muito a ver com espiritualidade e eu quero compactuar que tudo isso tem a ver com a nossa alma de fato, que as terapias alternativas que estão aí, vieram para ficar, mas que nada é mais importante que a nossa fé em Deus, ao qual podemos pedir para que ele nos embale nos momentos difíceis, e o que temos mesmo que resolver são os assuntos da alma, porque é através dela, que ocorrem todas as reais melhorias do nosso corpo e da nossa mente,  precisamos aprender muito sobre nós mesmos porque ainda temos um longo caminho pela frente e é nele que temos que nos concentrar, isso pode ser feito meditando, por exemplo, que é uma das maneiras de nos encontrarmos no nosso cerne. Mesmo com as doenças abordadas como a bipolaridade, todos somos carregados com adrenalina suficiente que envolve o nosso corpo, temos que nos valer dos remédios para nos acalmar, necessitamos de força suficiente para lidar com tudo que não está como deveria. É difícil reconhecer, mas somos seres especiais que precisam visualizar o momento certo em que acabamos por nos bipolarizar por exemplo, seja por abuso sexual, por uma incontinência urinária mal curada e por alguma violência que nos bloqueou em determinado momento das nossas vidas e que nos atirou num precipício de dúvidas e conceitos até então não conhecidos, e isso precisa ser tratado de maneira a nos reinserir novamente no mundo real.
As inseguranças e o que nos remete aos pesadelos de outrora estão baseados em fatos, em momentos e em uma prática de um modelo que acaba nos deixando reféns de remédios que acabam por nos ferir, mas tem o poder da cura baseada na forma que o corpo reage, precisamos mudar isso e nos encontrar em nós mesmos, nos pensarmos na resposta e mentalizar a cura que se propõe o nosso corpo. O que quero dizer é que se nós sabemos disso, precisamos encontrar a fórmula de encontrar as respostas que tanto nos atormentam e uma maneira de podermos conviver com ela e utilizá-la a nosso favor, para podermos ser melhores no trabalho e na vida pessoal, até porque temos que conviver com as pessoas que também estão sem as condições de fazer com que isso aconteça de fato, nós precisamos e temo que nos mostrarmos como seres acalmadores, que estão no mesmo espaço de tempo,  precisamos criar os mecanismos de defesa de forma que queremos e desejamos ficar felizes e realizados com as nossas próprias produções e anseios; revirando os olhos de raiva e de orgulho, procurando insatisfações que só nos fazem mal e que não conseguimos contornar de forma que precisem ser modificados e transformados em produção rica em realização, de forma que tudo aquilo que está nos tornando reféns das atitudes indevidas e mal direcionadas, acabem por se transformar em agentes de satisfação, alegria e realização, isso não é fácil, porque agente externo tentam boicotar a necessidade de fazer o bem e procurar a sinergia química positiva, para algo ultrapassado e sem parâmetros apenas por vaidade e deficiências cognitivas. Precisamos procurar dentro de nós mesmos, aquilo que queremos mostrar, da nossa forma de ver a experiência e a intuição como formas ricas de ter as certezas que tanto precisamos e que dedicamos tudo em razão de uma nova realidade que nos deixará melhores, e isso pode ser feito através de qualquer pessoa, das redes sociais de celular o de qualquer forma de comunicação, desde que estejamos conectados com o nossa aura e pensamento na nossa fé, do nosso Deus e de que  queremos ter esse poder de superar as adversidades que podem atacar a nossa alma de forma que sejamos vistos como pessoas que tem um dom, de poder fazer acontecer, de que com isso as pessoas acreditem de fato nelas mesmas, sem intermediários, isso pode ser feito todos os dias, com apenas palavras de que quero ser uma pessoa melhor e eu quero que a minha fé me deixe evoluir como energia e que sejamos capazes de ver e perceber isso, com fé, com esperança e com desejo de realização, é disso que a alma precisa de fato, de se vier com amor, romance, paixão e sexo inclusive, de forma agregadora, melhor ainda, para o bem, que nos enriqueça e nos transforme como pessoas que realmente queremos ser, orgulhosos da nossa missão aqui na terra, queremos ter história para contar e que ela seja contada por várias outras pessoas é nesse modelo que devemos nos inpsirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...