sábado, 16 de abril de 2016

Testei o ônibus elétrico, vai encarecer a passagem?

Já existe uma licitação encerrada em relação ao transporte público, muito pouco se evoluiu em relação ao que se tinha,  e a única empresa agora que pode apresentar evoluções no transporte coletivo, é a carris, que sempre esteve a frente das inovações da sua área, embora, que trabalhe no deficit e ainda tenha problemas na área trabalhista pelo seus constantes problemas com isso.
A oportunidade do transporte apresentar essa questão diferencial para àquela licitação era o fator design, com modelos voltados para os que tem dificuldades de locomoção e os idosos que serão a grande maioria daqui há algum tempo.
Com a evolução da tecnologia, esse tipo de transporte será, com certeza, mais barato que o tradicional.
O ônibus elétrico é como se fosse o mesmo procedimento do metrô, os vagões novos são silenciosos e com grande capacidade de desenvoltura, o AR CONDICIONADO é uma necessidade importante nos tempos de hoje. O design desse modelo está com três portas e a de trás são dois vãos de escadas com tamanho menor em relação ao tradicional. A porta do meio e a da frente com apenas um vão de escada é a ideal para as pessoas que vão optar por ficar na frente ou antes do vão de escada que permite ir até o final do ônibus, perto do cobrador. A descida da porta da frente e a do meio é com apenas um vão de escada. O ar condicionado é regulável e os bancos confortáveis, e são destinados aos transportes destinados a linha C1.C2,C3 e seria S1, se não houvesse sido desativada pela carris pela sua pouca capacidade de passageiro. Eu ainda acho que essa linha S1 poderia ser transformada numa linha C4, com a opção do Aeroporto, mas que passasse em outros pontos turísticos e fosse uma extensão também da linha Turismo, mas isso depende de estudo e planejamento audacioso em conjunto com a EPTC. A engenharia de tráfego precisaria estudar melhor os caminhos dos transportes e principalmente, formas de desafogar o trânsito em casos emergenciais, quando tudo fica congestionado. Esses ônibus poderiam ter uma forma de liberação de passageiros quando esses ficam presos no trânsito pelas manifestações que ocorrem na cidade, as redes sociais poderiam se valer desse tipo de informação e colocar alternativas de desafogar os passageiros que ficam pendurados no trânsito, impedidos de chegar em casa, após um dia exaustivo de trabalho.
Ainda assim, o que percebemos, o ônibus elétrico poderia atender a outras linhas como Santana, São Manoel, Jardim IpÊ, Menino Deus, que são linhas que tem o seu tipo de público característico e que se adaptaria com facilidade para esse tipo de usuários, com seus design inovador e capacidade de ocupação diferenciada, poderia ter uma possibilidade de cobrança inclusive de forma diferenciada, de forma a investimentos convertidos em capacidade de transformar os estudos técnicos em novos modelos para facilidade do transporte e abandono do carro por parte da população.

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