segunda-feira, 4 de abril de 2016

Reduza seu desperdício

Em tempos de crise
Planeje suas compras para adquirir apenas o que será consumido.
Nelsonpoa: O problema é para quem tem duas casas, e não sabe quando estará numa casa e quando estará na outra, isso realmente não tem como mensurar resultados. Para quem é sozinho, a regra básica seria através de uma pergunta: Eu consigo consumir menos que ontem e menos que amanhã? do que eu preciso realmente e do que eu gosto e não posso abrir mão. Como fazer isso de comprar apenas o necessário e ter a certeza que vou conseguir usar tudo ao mesmo tempo, como? Isso é através da conscientização mesmo, a alternativa mais correta é a feira livre, para toda semana e o valor tem que ir já  contado, porque ao chegar lá, o planejamento foi para o espaço, a pergunta real é: quanto posso gastar?
Fique atento a data da validade:
Nelsonpoa: Isso só vale para quem vai no super mercado uma vez por semana, e acaba colocando tudo no carrinho e esquece inclusive de consumir, não se admite mais esse tipo de situação, vá ao super todos os dias e leve tudo fresco no que for possível, o leite, o pão, os laticínios, iogurtes, andar por lá é saudável, cansativo, mas vale a pena. Se o sistema é fazer o  rancho no final de semana, sinto muito, o desperdício vai ser a sua marca.
Aproveitar o máximo dos alimentos:
Nelsonpoa: É muito difícil, mas o que tem que ser feito é estudar quais as frutas que você realmente necessita e é nelas que você precisa botar o foco, ovos, por exemplo, compre no máximo de seis em seis; carne, já compre os bifes no mercado público, prontos, passados na máquina e os separe quando chegar em casa. Mesmo assim, é uma verdadeira falta de condições de entendimento sobre a sua personalidade para conseguir otimizar o máximo possível da geladeira, usando a partir de agora, o mínimo e mantendo a geladeira fechada a maior parte do tempo, faça um cronograma correto do que realmente você gosta e não faça invenções e estimativas porque não quer sair de casa, mude seus hábitos, porque com isso o lixo também será bem mais reduzido, não causando tantos problemas.
Consuma os alimentos na ordem em que foram comprados:
Nelsonpoa: Acho difícil isso, uvas por exemplo, não é toda hora que estamos a fim de comer, enquanto o leite e o pão necessariamente precisam ser consumidos o quanto antes, o que é importante aqui é dar o real valor aos alimentos e se pontuar, dizendo para si mesmo, conseguir usar toda alface e o tomate, não estragou nada, e na hora da compra pensar, em quanto tempo consigo manter isso se não estiver em casa? Quando vou comer o produto?
Congele os alimentos que estão próximos do prazo de validade:
Nelsonpoa:Sugiro não utilizar o congelador se não for muita gente, mas isso é praticamente impossível, gostamos mesmo é de poder ter o produto a mão, a lasanha disponível, mas isso é uma questão de voltar a ir no super mercado todos os dias, caminhar, se exercitar e não querer ir para casa, desesperadamente descansar ou fazer outra atividade.  Aproveite a parte de baixo da geladeira para ter os produtos a mão  e de fácil absorção, não vincule uma coisa a outra, sorvete é uma necessidade ficar em cima, o resto, pode ser perfeitamente administrado.
Leve seus restos de comida para casa:
Nelsonpoa: Na churrascaria Garcias vinha um combo tão bem servido que era possivel levar a sobra para quase uma semana, incrível, e eu tinha uma mania um tempo atrás, de colocar alguns pratos do buffet no bolso, para saborear na parte da tarde, já que não era possível comer tudo e evitar o desperdício, logo, empadas, pastéis doces e outras delícias podem sim ser, secretamente, colocadas em uma "sacolinha" antes de ir para o bolso. O princípio é esse, não desperdice o que não for comer e não exagere no prato. A salada, por incrível que pareça, é o prato mais importante do seu almoço e da janta.
Compartilhe a comida que não foi utilizada em festas e reuniões.
Nelsonpoa: Geralmente eu comprava uma torta para ser ministrada para todos os colegas, mas já fazia ela grande para levar a sobra para casa, tinha muita gente esperando por aquele momento, o da sobra e o princípio novamente é esse, por exclusão de alterntivas.
Descarte os alimentos e uma composteira para obtenção de húmus pela decomposição do lixo orgânico, será usado como adubo.
Frutas maduras podem ser usadas em geléias e legumes, em balas. Não deixe as suas frutas amadurecerem demais, coma em qualquer lugar e em qualquer horário que seja, proteja eles o quanto der, compre pouco para usar bem, o trabalho acaba virando saúde para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...