A partir desta quarta-feira, 16,
entra em funcionamento o novo corredor de ônibus localizado na avenida Bento
Gonçalves. A faixa prioritária terá 1,1 quilômetro de extensão, com início na
divisa com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas de
ônibus fazem a transição para o corredor já existente. O horário de operação
será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da
avenida. A medida, elaborada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e
Circulação (EPTC), objetiva qualificar o serviço de transporte coletivo da
região. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a
velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. Às 8h, o
prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari,
estarão presentes na rótula da avenida Bento Gonçalves com a João de Oliveira
Remião.
O corredor fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, salienta que, com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na Bento”, afirma.
No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
Veja como serão as regras de circulação para cada tipo de veículo (funcionamento do corredor é das 6h às 9h):
Ônibus e Lotações - Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.
Carros, táxis e outros veículos motorizados -
Bicicletas -
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem
/transito /transportecoletivo
Texto de: Cláudio
Furtado
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
O problema foi que aquela RS 040, que já é uma porcaria, porque além de ter que passar por aquele trecho da RS 118, desemboca tudo por um lugar só em Porto Alegre, na Bento, e agora o pior, aquela Bento está com os corredores todos em pedregulhos, uma grande confusão, não sei como eles fazem isso, e as pessoas para não chegarem atrasada acabam pegando os seletivos e executivos que são mais caros, mesmo assim, estavam chegando até vinte minutos além do que estava antes de quebrarem tudo por ali.
Ainda bem que apareceu essa alternativa, uma faixa das 6 às 9, enquanto não realizam uma outra e acho que para criar uma via alternativa, já que o custo da poluição, dos engarrafamentos, das tranqueiras, da manutenção em veículos é coisa para deixar qualquer um fora da realidade, existem chamativas no facebook para isso. O transporte de Viamão até quer serve bem em relação a situação que vivemos hoje, todos os dias, dia após dia, há anos, pessoas tendo que sair de madrugada de casa, etc. O que teria que ser feito ali seria o Aeromóvel através de doações da população, para quem tivesse interesse, criar um fundo para ele poder ser implantado com a ajuda do Governo Federal, da PMPA e com a entrada de Viamão com o espaço físico apenas, que possa transportar pelo menos um percentual para mais viagens em menos tempo, com possibilidade e viabilidade de ampliação, já que metrô ali é inviável. Falta de perspectiva geral nesse sentido, todo mundo tem que acordar cedo e se tiver um cavalo na pista Jisus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, se você tiver coragem...