terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Novo Corredor da Bento Começa a funcionar dia 16

A partir desta quarta-feira, 16, entra em funcionamento o novo corredor de ônibus localizado na avenida Bento Gonçalves. A faixa prioritária terá 1,1 quilômetro de extensão, com início na divisa com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas de ônibus fazem a transição para o corredor já existente. O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. A medida, elaborada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), objetiva qualificar o serviço de transporte coletivo da região. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. Às 8h, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estarão presentes na rótula da avenida Bento Gonçalves com a João de Oliveira Remião.

O corredor fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor.  O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, salienta que, com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na  Bento”, afirma.

No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Veja como serão as regras de circulação para cada tipo de veículo (funcionamento do corredor é das 6h às 9h):



Ônibus e Lotações - Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.



Carros, táxis e outros veículos motorizados Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecer parados ou estacionados no corredor.

Bicicletas - Devem trafegar no corredor, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio-fio. Todos os veículos devem sempre respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  Objetivos do novo corredor:• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem


/transito /transportecoletivo


Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

O problema foi que aquela RS 040, que  já é uma porcaria, porque além de ter que passar por aquele trecho da RS 118, desemboca tudo por um lugar só em Porto Alegre, na Bento, e agora o pior, aquela Bento está com os corredores todos em pedregulhos, uma grande confusão, não sei como eles fazem isso, e as pessoas para não chegarem atrasada acabam pegando os seletivos e executivos que são mais caros, mesmo assim, estavam chegando até vinte minutos além do que estava antes de quebrarem tudo por ali.
Ainda bem que apareceu essa alternativa, uma faixa das 6 às 9, enquanto não realizam uma outra e acho que para criar uma via alternativa, já que o custo da poluição, dos engarrafamentos, das tranqueiras, da manutenção em veículos é coisa para deixar qualquer um fora da realidade, existem chamativas no facebook para isso. O transporte de Viamão até quer serve bem em relação a situação que vivemos hoje, todos os dias, dia após dia, há anos, pessoas tendo que sair de madrugada de casa, etc. O que teria que ser feito ali seria o Aeromóvel através de doações da população, para quem tivesse interesse, criar um fundo para ele poder ser implantado com a ajuda do Governo Federal, da PMPA e com a entrada de Viamão com o espaço físico apenas, que possa transportar pelo menos um percentual para mais viagens em menos tempo, com possibilidade e viabilidade de ampliação, já que metrô ali é inviável. Falta de perspectiva geral nesse sentido, todo mundo tem que acordar cedo e se tiver um cavalo na pista Jisus!

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