sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Degraus de ônibus...

Foi ontem mesmo, na indecisão de pegar um ônibus com ar-condicionado, ou esperar por um ônibus em que não tenha escadas, com aquele calor. Acabei por esperar um com ar-condicionado, mas que e não tenha escadas e isso que não sou idoso, ainda. Aqui em Porto Alegre somente a Carris tem essa linha de ônibus, que não tem escada para subir ou descer. Internamente, do meio do ônibus para o fim, encontramos escadas em alguns deles, mas se você não quiser subir pode ficar embaixo mesmo, desde que não ocupe o lugar dos especiais.
E depois comecei a me dar conta a dificuldade principalmente de idosos e gestantes, e eu que não ainda tenho nada a ver com isso, mas me apavoro cada vez que tenho que descer três vãos de escadas, de tamanho considerável,  carregando alguma coisa na mão, isso mesmo, sempre carrego alguma coisa na mão, o que dificulta mais para descer do veículo que muitas vezes está com pressa, é impressionante. Então comecei a acompanhar os idosos principalmente e a dificuldade deles para subir e descer, e não entendi porque a a maioria dos nossos veículos não é de apenas um degrau para subir e descer, que são só vistos nos ônibus da carris e que são os melhores, pois ficam rente a calçada e é de uma total tranquilidade para quem usa os mesmos.
 Dali eu me perguntei, porque os outros veículos não apresentam essa facilidade, somente os da carris, recentemente foi feito uma licitação e não foi analisada essa possibilidade, porque? faltou uma análise técnica? O veículo é mais caro ou é ainda mais barato que o normal. E como seriam feitos as adaptações aos corredores da zona norte?
Eu sei que precisamos dessa resposta e um projeto de Lei urgente para que essa iniciativa vire realidade na implantação da nova frota com adaptação aos novos vencedores da última licitação realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...