segunda-feira, 15 de junho de 2015

Café

"– Café não é só café. Antes, as pessoas iam ao supermercado e os vinhos eram todos iguais, escolhidos pelo preço. Agora, há uma cultura e carta de vinhos em restaurantes. Da mesma forma, há variedade de grãos, processamento e formas diferentes de extrair o café. Queremos que a bebida seja harmonizada e que exista uma carta nos estabelecimentos. E como se tira um café de qualidade? Fioretti destaca três características essenciais a baristas: personalidade, técnica e paixão."Lauro Fioretti Um tanto subjetivo isso, isso tem a ver com a marca e qualidade e pureza do café, acho que todo mundo sabe disso, e mais, eu diria que a questão da cerveja, é muito parecida, porque o apreciador sabe diferenciar o tipo e as condições que foi feito. Quem apenas gosta de um café, as condições que ele deverá ser servido, conheço gente que faz muito café e fraco, mesmo o café sendo de boa qualidade, mas estraga o produto de maneira geral, porque isso é uma forma muito particular, sem falar que tem a questão a ver com o leite. O antigo café Ryan que ficava na rua da Praia era um exemplo impressionante de como o pessoa se adapta as condições de um bom café, já que era um ponto de encontro tradicional de Porto Alegre. E assim são vários lugares e temos os donos de café, que depois de muito tempo se lembram dos clientes que frequentava seus estabelecimentos em determinada época e em condições também de momento que acabam por representar uma marcação de uma época que não se esquece mais. Eu tenho várias histórias de café, como aquela que estava em Paris, e depois do almoço o garçon ofereceu um cafezinho e eu muito tolinho aceitei, depois veio a conta para pagamento,£15 (quinze libras, equivalente na época a R$45,00), de onde eu quase desmaiei quanto vi a conta. Antes disso na minha fase mais tola ainda, depois de me exceder numa festa, parei no bar de um amigo meu e pedi café preto para curar a bebedeira e não deu outra, a revolução que aconteceu no meu estõmago, depois retornei ao lugar e pedi desculpas ao dono do bar, fazendo uma tele-entrega para ele, já que o motoqueiro dele já tinha ido embora, mas isso é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...