quinta-feira, 18 de junho de 2015

A difícil missão do professor do ensino Fundamental e Médio

Sobre o professor e a sua missão de ensinar. Dentro de uma realidade que atravessa as suas verdadeiras possiblidades de entender como consegue se manter na ativa durante tanto tempo e as suas fraquezas até o final da carreira. Tento relembrar de quando um professor entrava dentro da sala de aula e a gente tinha que levantar. O professor precisa de uma homenagem, todos os dias, todas as horas, todos os instantes, é um cargo que acaba por colocar em desequilíbrio toda sua estrutura como pessoa humana, como elemento formador de educação, de opinião, de exemplo, de líder e de facilitador para uma turma de alunos que são das mais variadas classes sociais e dos tipos mais diversificados tipos de conduta e comportamento que podemos imaginar que existam. O professor precisa lidar com vários sentimentos que aparecem na sala de aula, de lidar com as diferenças de conhecimento, das várias formas de se comunicar que tem os alunos que são carentes de vários tipos de sentimentos, alguns conseguem expressar isso até nos trabalhos, acabam se conhecendo cada vez mais durante os trabalhos de arte e se achando no teatro e na música. Mas o prefessor está ali acompanhando todos, até os com mais dificuldades, os deficientes, os sem cultura, sem dono e sem raciocínio, os que se deixam levar, os que sem implicam com todas formas de poder e a intransigência de pais, padrastos e os que ainda não conseguem se reconhecer sexualmente. Os professores ainda lidam com as crianças, esses pequenos seres em formação, muitos pobres, de bens e de espírito, mas com limpeza em sua alma porque ainda são inocentes. E os professores ali, lidando com essa diversidade de conteúdo, tentando ensinar além de sua matéria, o respeito e a lealdade, que ousam em cair sempre em armadilhas porque assistem em veem coisas erradas todos os dias na sua educação ou na própria tv, cabendo ao orientador essa condução, essa maestria sobre todo esse contexto, esse peso que acaba caindo sobre as suas costas, sobre os seus ombros e sobre a sua cabeça, do quanto precisa estrar preparado a lidar com toda essa roda de situações que acontecem todos os dias nas 40 ou 60 horas que passam convivendo dentro da sala de aula e em trabalhos que levam para casa, que incorporam a sua rotina, da sua obrigação e responsabilidade que recai sobre si mesmo, de fazer um trabalho melhor possível para que as pessoas que ensinou tenham uma profissão menos desgastante e mais valorosa do que a sua, de que possa um dia encontrar uma foto sua no jornal ganhando um prêmio, ou estudando numa faculdade de reonhecimento no exterior ou até no Brasil mesmo, num curso que tenha uma valorização e um reonhecimento melhor do que o seu. De que possa se lembrar um dia de que tanto trabalho foi investido da sua vida, para ter um retorno na vida de outra pessoa, de que uma explicação de tudo aquilo pelo que passou, do desgaste emocional da sua própria vida, da dúvida de suas próprias convicções face aos inúmeros desafios a que são cometidos dia após dia durante a execução do seu trabalho. O professor de escola, precisa ser melhor assistido, precisa ser ouvido e necessita de que o seu trabalho possa ser melhor avaliado e compreendido, de que ele também precisa de aocmpanhamento, de que precisa que decisões sejam incorporadas ao seu papel de mestre e de um entendimento que ele não é mais somente um repassador de informação, ele agregou tanto conhecimento e experiência que agora ele é muito mais multidisplinar, ele agrega outras terapias, outras formas de tentar equilibrar o seu conhecimento para quem tem que repassar todo esse conteúdo e o momento que ele acontece e da forma como acontece, passos de dança cedo e fazer o aluno se conhecer melhor e se sentir respeitado através da Meditação, são formas que o professor tem para conseguir tirar esse peso dos seus ombros e tentar fazer que os alunos consigam se controlar mais nas suas emoções quando estão dentro da sala de aula ou que consigam chegar até ela. Enquanto isso, esperamos ações de que tem o poder governamental de que possam conduzir a escola a fazer essa diferença, de criar mecanismos de defesa ao professor, de criar respiradouros e modelos de realização dos mesmos na sua profissão para que eles possam fazer que existam pessoas melhores amanhã, cidadãos mais conscientes das suas obrigações e num caminho de responsabilidade e honestidade pelas próximas gerações. O aluno de hoje será a forma como estaremos atravessando a vida de forma comportamental, e por trás dele, estarão aqueles que será os únicos responsáveis por essas transformações: os Professores.

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