terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lama Padma Samten: "Não meditamos para achar a felicidade: ela já está lá"


Pelo que li, budismo fala de transformação interna, e o Sr. Lama começou cedo nessa estrada(16anos), e para lidar com isso tem que conhecer do que fala, eu mesmo não entendi quase nada. Vamos ver então: "estudar como a mente se engana, de que o budismo ajuda a entender isso, do movimento ecológico e como a mente funciona e como ela percebe as coisas.”

“De que Niels Bohr criou uma álgebra”( o que será que ele quer dizer? Que é uma matemática?)”e um processo de gestão de conhecimento, que leva isso em conta. Ele cria a possibilidade de sair de dentro de uma perspectiva e pular para outra.” Seria do universo paralelo que eu tanto falo e que existe desde os anos 60, pelo menos que eu saiba.?

“Quando as pessoas estão doentes, estão dentro de uma bolha de realidade, tem alguma coisa que as adoece, trabalho, relacionamento, elas têm algo que está pesado, mas se elas mudarem a posição da mente, pode ser que aquilo não pese mais.” Olha isso requer muita preparação, eis que realmente existe o sofrimento.
As pessoas ainda preferem sofrer e encontrar respostas no budismo, no altruísmo mental, na fé psicológica, mas não cria alternativas para que as coisas realmente aconteçam, as pessoas distorcem daquilo que desejam e precisam, por falsas promessas.       ‘Rezar mostra uma outras perspectiva sobre as coisas”: mas quem é que não sabe disso, somente os ateus, ou seja, trocar a bolha da realidade. Acreditar em Deus seja ele servindo de qualquer forma, ele vai ser o mesmo e terá sempre a mesma forma de ver as coisas, não interessa a forma.

“Como? Quando se sai de uma bolha para outra o contexto muda, outros referenciais são usados.” Mas o problema é que para isso acontecer, novamente se deve estar preparado para isso, para perceber e aplicar o momento seja qual for e em que bases ele acontecerá. A pessoa precisa estar preparada para passar pelo pior, deve estar tão cansada de procurar respostas que somente com a troca de contexto poderá lhe dar uma nova luz.

“De que o budismo é um remédio e que vai ter um momento que ele é abandonado, é um peso, que devemos ficar livre dele logo adiante”. Na realidade é como a psicanálise, somente que esse caso a cura está em si mesmo e não através de outra pessoa..

Precisamos mudar a forma de pensa e agir, manter uma vida equilibrada. O budismo olha a energia, a transmigração. Novamente, a pessoa precisa estar preparada, e se for jovem, para ter essa visão precisa estar fumando um tabaco ou um oboé, não tem condições de perceber isso, sem estudar, ou sem estar movido a um pé de maconha.

Relações amorosas são transitórias, de que não se é contra o desejo e sim contra o sofrimento.  O sexo tá liberado!

Tem que haver mudanças interiores, tomando as decisões. Somente se a pessoa realmente quiser mudar e se adaptar as situações, somos camaleões e vamos nos modificando a medida que as coisa vão acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...