segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Falando em chuva


Chuva de molhar bobo - Expressão para referir-se a garoa, chuvisco. Bobo, no sentido original, era figura humana grotesca (anão, corcunda, deficiente físico ou mental) que, desde a Antiguidade ficava nos palácios para diversão de reis, cortes e convidados. Era o bobo da corte. No sentido geral. Boboca, idiota, inconsequente, irresponsável, ingênuo, idiota, pateta, simplório, deficiente mental, gaiato. Termo, possivelmente, do latim “galgus”, gago, condição que provoca o riso de quem ouve. 

   Chuva de molhar bobo é, portanto, garoa fina, chuvisco, com gotas de chuva minúsculas, a ponto de parecer que não molham. A pessoa caminha sob essa garoa com a impressão de que não se molha, mas depois de determinado tempo, dada a intensidade das minúsculas, quase imperceptíveis gotas, o indivíduo fica com a roupa totalmente molhada. O processo ocorre de forma lenta e gradativa, não se medindo as consequências. Quem anda sob tal chuvisco é bobo, comporta-se como inconsequente, como se fosse deficiente e incapaz de racionalmente se dar conta de que está se molhando aos poucos e cada vez mais. Se a pessoa é boba ou não, pouco importa, pois se andar em tais condições, especialmente nesses dias de garoa, com certeza passa por boba, pois, afinal, está na chuva de molhar bobo. E o bobo pode ser qualquer um de nós.

 

Fazer chover - Fazer coisas mirabolantes; ser capaz de tudo. O atacante faz chover com a bola nos pés. Expressão similar: fazer chover e acontecer. 

 

Fazer chover na horta de... - Agir efetivamente para melhor as condições de vida de uma pessoa; fazer melhorar as coisas para alguém. A mãe fez chover na horta de seu filho e agora ele anda confiante e estudioso.

 

Modus faciendi, modus operandi - Do latim “modus, i”, medida, medida agrária, medida que não se deve ultrapassar, comedimento, maneira de ser, meio termo.

   Faciendi - gerúndio do verbo latino “facere”, fazer.

   Operandi – gerúndio do verbo latino “operare”, operar, agir, fazer.

   Modo de fazer, modo de proceder; tática adotada por organização criminosa em seus atos ilícitos.

 
Modus vivendi -
Do latim “modus, i”, (ver acima). “Vivendi” é o gerúndio latino do verbo “vivere”, viver. Modo de viver, de conviver, de sobreviver; estilo de vida. Na linguagem jurídica, “modus vivendi” designa
acordo em que se define situação a ser seguida pelos contratantes em caráter temporário.

Prof. Ari Riboldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...