terça-feira, 15 de setembro de 2015

Caixa vai afastar funcionários envolvidos em fraudes de loterias

 

A Caixa Econômica Federal informou que está tomando todas as providências de abertura de processos disciplinares, apuração de responsabilidades e afastamentos dos empregados do banco que participaram de uma quadrilha especializada em falsificar bilhetes de loteria premiados. Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desarticular o esquema. 

 

Não é de hoje que esse pessoal da Caixa se mete em confusão, faz muito tempo, e geralmente, todos, acabam indo parar na Polícia Federal e ainda quando temos dois funcionários trabalhando no mesmo banco a confusão é quase certa. Na realidade, quando se lida com dinheiro, acaba-se gerenciando situações que fogem do controle, ou porque as pessoas dão poder demais para quem está completamente endividado ou está sendo pressionado ou pressionada pelo marido ou esposa, tudo tem que ter muita coerência. Os dispositivos de segurança que são colocados em prática para serem investigados os funcionários é que são muito pouco aperfeiçoados e acabam-se optando por uma advertência e/ou uma troca de setor, por fim, acaba-se perdoando o acontecido e vamos esperar apenas que não aconteça novamente, e olha que isso é raro, vai acontecer, é um fator de tempo, e isso não é só com os funcionários da CEF, são em todo lugar.

O problema com a Caixa é esse tipo de gerenciamento e o poder que se dá aos que tem a concessão em liberar esse tipo de valor, bem como a questão que envolve os financiamentos aos funcionários, que mesmo que tenha que passar por um comitê, é tudo na verdade uma enrolação, porque o comitê aprova ou não a concessão do financiamento, mas não se sabe em que bases ele foi gerido, tudo uma verdadeira armação, o controle fica nas mãos de poucos e que não se sabe o que pode de fato ter a ver com o financiamento e com o dinheiro que se administra.

Quem trabalha há muito tempo com essa linha, pode-se corromper facilmente ou fazer, pelo nome que adquire durante a função, trocas, substituições, aumentos e diminuições de padrões e valores, tudo muito sem sentido e aprovado por debaixo dos panos, quando chega a auditoria, já está feito, basta apenas questionar que não seja feito novamente, não daquela forma.

Funcionários da CEF precisam ser constantemente monitorados através de seu patrimônio e de suas fontes de recebimento. Quem lida com o dinheiro, mesmo que em sua forma mais pura, deve ser alvo constante da Polícia e Receita Federal, são pessoas que são testadas constantemente, e abertos canais de auditoria para que sejam analisadas todas as denúncias que houverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...