segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Lya Luft (12-11-2008) e Planeta Lindo(20-11-2015 - Atualizado)


Muito já falei do drama dos desencontros humanos, um deles sendo aquela hora aquela hora em que a gente pronuncia a palavra que vai causar um tumulto, ou um pequeno arranhão, nos sentimentos de quem a gente não queria ferir. Anos depois, esse alguém nos interpela:  “Lembra aquela vez em que você me disse isso? Pois até hoje me dói”.

A gente reage:  “Mas como? Quando? Eu nem uso essa palavra, e jamais te diria uma coisa dessas!”.

Tem também a hora em que devíamos nos abrir e falar, o outro precisando de colo, mas tímidos ou desatentos, engolimos o que poderia ter feito um bem, evitado um dano, --mas houve apenas o silêncio, Nas duas ocasiões não foi porque maldade. Foi porque a gente não sabia. Faz parte das dificuldades de se relacionar, seja entre amantes, pais e filhos, amigos, colegas, chefes e funcionários.

Lya Luft 12-11-2008

 

 

Família!!!!!

   

Não existe família perfeita.

Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos.

Temos queixas uns dos outros.

Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão.

O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual.

Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.

Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração.

Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus.

A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia.

Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.

É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa.

O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.

 Planeta Lindo [mailto:planeta@planetalindo.com.br]   20-11-2015

 
 
Taí dois assuntos indigestos, perdão e mágoas, prato cheio para quem tem coisas que ficaram para trás, é fácil falar, mas o difícil é entender e aprender, e tentar agir com prevenção, mas dependendo da história da família, isso que se diz não se escreve, a não ser se for da forma de rompimento, seja de laços ou de forma de mudar a cultura, seja familiar ou do processo como um  todo. Falar da boca para fora, muitas falam e nem se lembram do que disseram, não tem ideia do que reclamam e do que dizem, mas pior mesmo é quando não se lembram memso do que dizem; ainda bem que as pessoas acabam se acostumando e não relevando. Mudar significa romper, não é para qualquer um, tem que ter personalidade e não aceitar mais aquele tipo de modelo, mas a pior mudança é aquela que não se quer faze, que viola a alma e nos fere em todos os sentidos, quer voltar atrás mas não pode, não tem coragem e prefere ir para o sacrifício, não consegue se humilhar e dizer que foi tudo um grande engano e um erro muito grande e que por aquele amor incondicional se aceita tudo que seja dentro dos parâmetros, até um pedido de perdão. Lya Luft também escrever em 20-08-2008 um texto chamado Velhos amantes, novo amigos, talvez tenha escrito em minha homenagem, os dois, para pessoas que como eu consigam entender o significado dos mesmos, pessoas que tem a capacidade de entender o quão importante é necessário entender as pessoas e os seus sentimentos e o quanto elas são diferentes entre si, mas existe formas de aceitar tudo isso que está escrito sem deixar que a mágoa, a raiva ou a tormenta tome conta das nossas vidas, é a ação do bem, de dizer para si mesmo, que é do bem e que sempre fez e fará o bem, independe a prova que Deus vem lhe tragar. Esse ajuste de contas, só é possível na hora da verdade final, e do quanto a pessoa é importante neste sentido, mesmo que tenha defeitos e imperfeições, quem procura e faz o bem, terá a sua luz divina junto consigo, precisa continuar e fazer os outros crescer porque isso é necessário, nem que para isso haja sofrimento e desilusão, quem faz e sempre fez e procura entregar o melhor de si para quem realmente precisa, torna-se especial, e é elevado a categorias superiores e são pessoas que levam com Deus a sua própria Luz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...