10 DICAS PARA APROVEITAR AS
PROMOÇÕES
1
Faça uma pesquisa prévia dos produtos que pretende
comprar, para saber se os descontos que serão anunciados são verdadeiros –
escapando da chamada maquiagem de preços.
2
Pesquise a reputação da loja em sites de
reclamações, fóruns de consumidores, Procons e site do Tribunal de Justiça do
Estado.
3
Desconfie de ofertas muito tentadoras. É estranho
um site vender um produto muito mais barato do que a concorrência – principalmente
eletroeletrônicos.
4
Prefira lojas conhecidas, com CNPJ, número para
contato telefônico e endereço físico.
5
Prefira pagar com o cartão de crédito, em vez de
boleto, ou por transferência bancária. Fica mais fácil de cancelar o pagamento
caso haja problema na entrega.
6
Faça cópias de tela em cada etapa da compra – desde
o anúncio até a conclusão do pagamento e o prazo de entrega.
7
Mesmo que as ofertas valham a pena, tome cuidado
com as compras para não exceder o orçamento e passar aperto para pagar.
8
Para não comprar por impulso, a sugestão é escrever
em uma lista quais produtos você realmente pretende comprar na data, e focar
neles sua pesquisa.
9
Se chegar um produto diferente daquele escolhido,
lembre-se de que poderá desistir da compra e devolver o item no prazo de sete
dias.
10
Observe o selo do Busca Descontos do Reclame Aqui
nos sites com melhor reputação. A marca estará presente em lojas que tenham
avaliação boa ou ótima.
O que é a Black Friday
A “Sexta-Feira Negra”
tem origem nos Estados Unidos, onde os lojistas derrubam preços para esvaziar
estoques e se preparar para as vendas de final de ano. Ocorre na última
sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Há algumas versões
para a origem do termo – a mais conhecida é que as vendas deixam a última linha
do balanço preta (indicando lucro), e não vermelha (sinônimo de
prejuízo).
No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010 e movimenta principalmente o e-commerce.
No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010 e movimenta principalmente o e-commerce.
O repórter Erik Farina
produz as matérias da série Encare
a Crise.
Quanto a mim, apenas
uma única vez não foi entregue um produto que comprei pela internet e agora
estou tentado a compra um celular pela Colombo, pois preciso passar o meu para
outra pessoa a qual preciso manter contato melhor. Gostaria de dar o nome da loja, mas na
realidade não fui aos Correios reclamar da entrega do material num Domingo que
eu não estava em casa. O lugar exigia que eu me deslocasse até os Correios da Zona Sul para ver o que aconteceu. Era um produto que custava R$120,00, um cabo de UBS para conversão de filmadora súper 8, acabou por eu
não ir até hoje e ainda tenho todas as comprovações da não entrega. Não sei o
que é pior, se isso, ou os caras me venderem um notebook, por R$399,00, usado,
e o teclado no mês seguinte não funcionou mais e a loja dizer que a garantia
era só para placa mãe e processador, o que para mim é uma grande picaretagem, a
loja fica na Galeria Chaves aqui em POA. Como fazer para não se meter nessas picaretagens?
Tenho dúvidas, acho que na verdade isso é apenas um alerta para quem faz
negociações, é um aviso ou um sinal do tipo: Toma cuidado com as tuas vendas
que elas podem te trazer problemas no futuro. A princípio não é para dar
qualquer tipo de rolo, mas sites como OLX, por exemplo, esconde outro tipo de comportamento que não
aparece escancaradamente na rede, ou seja, todo cuidado é pouco. Melhor sempre se firmar de toda a segurança
possível quando for negociar qualquer item e nunca atenda a pessoa sozinha.
Escolha campo neutra para entregar ou proponha que a entrega seja feita por
você, não leve o cliente para sua cada e nem dê endereços da suas residências, escolha sempre campo neutro para negociar,
quando for realizado particularmente, estude os antecedentes da negociação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, se você tiver coragem...