segunda-feira, 14 de março de 2016

COSTAS QUENTES

Óbice - Do latim obex, obicis, tranca ou ferrolho com que se tranca uma porta, barreira; obstáculo, impedimento. Empecilho, estorvo; o que obsta ou impede.

Obstáculo - Do latim obstaculum, i, obstáculo, estorvo, impedimento, embaraço, resistência, a partir do verbo “obstare”, colocar-se na frente, pôr-se diante, impedir a passagem; no sentido figurado, fazer oposição, prejudicar.
   O que impede a passagem; o que atrapalha a progressão e o andamento normal; dificuldades interpostas por objetos ou forças naturais que impedem ou dificultam o trajeto estabelecido para os competidores chegarem ao destino proposto. É o que ocorre, por exemplo, na corrida de obstáculos.
   Na formação do termo, há a preposição latina ob, diante de, oposição, mais o verbo “stare”, estar ereto, estar em pé, estar levantado; estar imóvel; ficar firme. No sentido figurado, morar, estacionar, parar; persistir, perseverar, manter-se.  Na linguagem militar, não recuar, fazer alto, parar.

Obstrução - Do latim obstructio, onis, ato de encerrar, de ocultar, a partir do verbo obstruere, com o sentido original de construir na frente,  e daí tapar, fechar, obstruir, opor-se. Ação de obstruir, ato para impedir que algo seja realizado, obturação; na medicina, oclusão ou bloqueio de via que impede a circulação de líquido ou sólido em qualquer conduto do organismo; na política, prática nos parlamentos para impedir que a apreciação de determinada matéria, por meio de levantamento de sucessivas questões de ordem regimental ou de retirada de parlamentares – para evitar que o “quorum” necessário seja mantido – a fim de evitar a votação de matéria ou de lei. É a chamada obstrução parlamentar; no futebol, infração em que um jogador impede que o adversário alcance a bola ou avance, interpondo indevidamente o corpo ou os braços, mas sem segurar ou empurrar.

Estorvo - Do verbo latino exturbare, fazer sair, expulsar violentamente, banir,  destruir repudiar. Embaraço; o que impede o desenvolvimento de algo; por extensão, pessoa ou coisa que provoca aborrecimento ou atrapalha a realização de algo.

Botar, deixar, pôr as barbas de molho - Prevenir-se, acautelar-se, precaver-se contra perigo ou risco iminente. Durante o período da Idade Média e mesmo posteriormente, a barba farta e longa ressaltava a condição de nobreza, além da ostentação de poder. Se alguém fosse visto de barba cortada, era evidência de que fora humilhado e castigado. Ao vê-lo assim, os demais já tinham que ficar precavidos, ou seja, com as barbas de molho, pois o perigo estava próximo.

Ter as costas quentes - Não ter receio de falar ou fazer algo, demonstrar confiança, por encontrar-se sob a proteção de alguém superior e poderoso, contra o qual ninguém ousará se levantar. Nessa condição, o indivíduo mostra coragem e até desafia os demais, uma vez que, às costas, há um padrinho forte que o protege e, se preciso for, assume as broncas. É o mesmo que ter santo forte.
   O dito popular “na cacunda do cachorro, a galinha bebe água” retrata, justamente, alguém que era nomeado para um cargo sob a proteção de um superior poderoso. Surgiu como deboche, no Nordeste do Brasil, durante o período das intervenções federais, no Império.

Fale e escreva corretamente – Trata-se de graves indícios
   Trata-se – Nesse sentido, o verbo é transitivo indireto com o índice de indeterminação do sujeito ‘se’. Significa dizer que a oração apresenta sujeito indeterminado e o verbo se conjuga sempre na terceira pessoa do singular (trata-se, tratou-se, tratava-se). Trata-se de um grave indício. Trata-se de graves indícios (de um grave indício e de graves indícios exercem a função sintática de objeto indireto e não de sujeito). Portanto é errada a construção: Tratam-se de graves indícios, O verbo não concorda com ‘de graves indícios’, que é objeto indireto e não sujeito da oração.

Ditado popular
Servir de gato morto

Aplica-se quando alguém se presta a cumprir papéis simulados para interesse e proveito de terceiros. A origem provável da expressão é da fábula em que o gato se faz de morto para apanhar os ratos. No caso da fábula, a conduta do gato é para o próprio proveito, o que sugere que o ditado sofreu um desvio de sentido.

Nelsonpoa: Até os ditados sofrem desvio de conduta, digo, de de sentido, assim fica irresistível conseguir lidar com as palavras principalmente. Não preciso de dizer que o gato lá de casa sumiu, não sei se ele sentiu o perigo que era ficar por ali a noite e nem sei se estava preparado para aquilo, sentiu medo da escuridão e de que alguém pudesse lhe fazer mal. Alguém me disse que ela foi embora porque apanhava da dona, a verdade é que a gata era muito esperta, e como dizem que gato não se prende a ninguém ela acabou mesmo procurando uma outra casa para morar, mas acho que não sei se ela se arriscaria tanto, num terreno nada conhecido, ficou com medo de ficar, não havia manchas de sangue no local, achamos que ela não foi devorado por nenhum anima, tinha pouco tempo de vida, ainda brincava muito, mas lugar de animal não é dentro de casa, é na rua, sem falar que esses últimos tempos estavam muito quentes mesmo.

Teve uma época que tinha as costas quentes, no trabalho principalmente, e isso acontecia por um único motivo, eu trabalhava muito e dava resultado, o que se seguia depois era uma verdadeira caça para tentar buscar furo de alguma forma em algum lugar. Com a mudança da administração quem tinha que ser escolhido para ser diretor geral acabou não sendo escolhido e eu perdi uma das melhores oportunidades da minha vida, mas não sei se estava preparado para tanta responsabilidade, acho que sim, mas estava mesmo era preparado para receber toda aquela grana, que nunca viria da forma como tinha que vir, ganhando como CC e tendo Staff de direção, não ia ser assim. 
Eu já tinha tido essa questão há um tempo atrás, porque o coordenador gostava de mim, e quando entrou outro no lugar dele, eu fui bem recomendado, eles não gostavam muito de mim, porque eu trabalhava muito e me dedicava mais ainda, eu queria subir na empresa, como referencial de um grade profissional. 
Depois, passei por alguns lugares onde eu tinha muito prestígio e um relacionamento de satisfação, porque eu sempre me dediquei, e estou onde estou por um único motivo, me dediquei e me entreguei sempre, fui retirado de algumas promoções porque eu soube dizer não na hora certa, porque não se tinha mais a possibilidade verdadeira de continuar fisicamente e emocionalmente trabalhando por mais dois ou três sem que o corpo e a alma acabassem ficando doentes, de fato aconteceu, mas isso já não representava mais o mesmo interesse, acabei ficando só, mesmo que acompanhado, dando o retorno esperado, e as costas quentes acabaram virando uma vitrine para mostrar o meu lado profissional forte e sério.
Não teria coragem de dizer qual foi a mulher que foi um estorvo na minha vida, porque todas representaram crescimento e importância sobre vários momentos, logo, pode ser que o estorvo era eu mesmo na vida delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...