sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sem inibição nem rotina: a sex coach Tatiana Presser ensina como ter uma vida sexual mais feliz

Vem transar comigo.” Com esse título e nenhuma cerimônia, o recém-lançado livro de Tatiana Presserconvida a falar de sexo com naturalidade e bom humor. Da vergonha que limita o prazer, passando por preliminares, masturbação, fantasias e algo mais, a psicóloga e sex coach carioca apresenta um manual básico – às vezes bem prático – para ter uma vida sexual saudável.
Tatiana iniciou sua trajetória profissional no ambulatório de ginecologia da Santa Casa de Misericórdia, no Rio, e hoje atua como educadora sexual e mantém um consultório onde ajuda quem ser mais feliz na cama. Seu jeito descontraído, não hesitando em compartilhar suas próprias experiências, já conquistou o público: o canal no YouTube que leva seu nome já soma quase 6 milhões de acessos desde 2009. Não raro, ela convoca o marido, o ator Nizo Neto, para uma participação especial, assim como o usa de exemplo de quando em quando no livro. Como ele mesmo diz no livro, “ser cobaia de sexpert tem seu preço”.
Em entrevista por e-mail, Tatiana apontou os grandes desafios para ter mais prazer no sexo:
As dúvidas
“Primeiro, a falta de conhecimento de anatomia. As pessoas realmente não têm a menor noção de onde é o clitóris, onde é o ponto G, quais são os pontos mais sensíveis do pênis. A segunda coisa seria essa ditadura do orgasmo. As pessoas estão sempre muito preocupadas em chegar ao orgasmo. O homem é sempre muito preocupado em como fazer a parceira chegar ao orgasmo via penetração. Tudo é voltado para o orgasmo, e as pessoas não curtem a viagem. É uma obsessão tão grande por conta disso que a transa não fica prazerosa e passa a ser uma frustração.”
"O homem está sempre muito preocupado em levar a mulher ao clímax e com o tamanho do pênis. Preocupa-se muito também em retardar a ejaculação, o que não é uma coisa negativa, porque, assim, passa a aprender mais sobre o seu corpo e a ter mais controle sobre o próprio orgasmo. Ele quer aumentar e melhorar o prazer. Já as questões das mulheres são muito em relação a desejo: falta de vontade de transar, preguiça, não conseguir chegar ao orgasmo. Muitas sofrem com baixa libido e nunca chegaram ao orgasmo.”
Nelsonpoa: Isso depende muito de que lado você está, sob essa condição colocada, você não está do lado certo, e vê tudo como um labirinto sem respostas e com problemas tantos que é mais fácil e desistir e tentar um novo caminho. A questão que envolve o orgasmo é o da ENTREGA, e da afinidade de pele. Eu tive um romance que dizia e mostrava isso, a parceira era muito boa no que fazia e gostava daquilo, se emocionava e se doava na relação, não encucava com os relacionamentos anteriores e com as trapaças e tapas que sofreu nas outras relações, teve três filhos de outros relacionamentos, tinha um corpo maravilhoso e uma pegada sem frescura, para ela a cora da dor de cabeça, era o sexo. Ela trabalhava numa multinacional, na região metropolitana e mesmo assim, estava sempre disposta ao combate. Não sei de onde que o Homem está preocupado em levar a mulher ao clímax e no tamanho do pênis, o que importa mesmo é a competência, até porque tamanho muitas vezes indica desvio de personalidade, muitas travestis são conhecidas pelo tamanho e capacidade de ereção, e a questão que envolve a Homossexualidade e da definição de ser gay ou não também deriva disso, dessas explicações.
Fantasias no feminino
– Não foi à toa que uma das últimas frases de Freud foi ‘O que quer uma mulher?’. As mulheres têm fantasias mais complexas, elas são mais complexas. A mulher quer que o outro saiba o que ela quer sem dizer nada, via transmissão de pensamento, e isto é exigir algo que, na verdade, é uma utopia. Mas, quando as mulheres se livrarem da vergonha, vão conseguir passar os seus desejos para o outro.”
Nelsonpoa: O universo feminino é estranho, ela é capaz de na transa estar pensando se deve ir no supermercado ou não amanhã para comprar o almoço de domingo, isso na quarta-feira. Isso é verdade, se a mulher não se soltar o HOmem não vai saber ao certo o que ela quer, e mesmo que queira, tem HOmens que não tem essa capacidade de fazer a mulher o objeto de desejo dela própria, requer conhecimento da mulher, experiência, sabedoria e tempo, coisa que hoje em dia está cada vez mais difícil, ninguém pensa no relacionamento a longo prazo, quer o imediatismo, é tudo muito simples, mas vendo pelo lado da falta de vivência e experiência, o HOmem não precisa ser mágico, mas precisa ser um multifuncional quando se trata de sexo e saber compreender as necessidades básicas e fundamentais da mulher que está se relacionando e isso envolve tudo, do luxo à riqueza de idéias e pensamentos mais abstratos.

Vergonha por quê?
“A vergonha é um sentimento inútil nesse cenário porque atrapalha o casal. Você ter um desejo e não ter coragem de admitir pra si mesmo. A mulher depende muito da fantasia para se masturbar, por exemplo, e o homem é muito mais visual. Então, pra ele um filme ou uma revista podem funcionar. A mulher precisa mais da fantasia, mas ela tem medo da própria fantasia, então ela tem vergonha de si mesma. E masturbação com culpa e sem culpa são duas experiências completamente diferentes. Os casais que evoluem sexualmente hoje em dia riem dessas vergonhas tolas de antigamente e percebem que se não tivessem tido tanta dificuldade em ultrapassar essas questões teriam se divertido muito mais nos últimos cinco, 10 ou 15 anos de casamento.”
Nelsonpoa: Ah, isso para quem é novo, tá ruim, mesmo! Para o pessoal da antiga, agora que eles estão se soltando e aprendendo a falar e dizer aquilo que estava entalado na garganta há muito tempo, sobram os intermediários, que pegaram a revolução sexual e da mulher, que tratam a situação muito mais light em relação ao Homem, que estacionou e acabou assistindo pasmo tudo que estava acontecendo em relação à mulher. Vergonha e fantasia são dogmas que o próprio termo teima em manter vivos, parece que muitas vezes o desafio já não é mais na cama e sim, na rotina da vida diária e dos problemas da via moderna, por isso muitas vezes o papel de amante servia, para desafrochar esses sentimentos em relação ao trabalho e a vida monótona da casa, com os mesmos problemas de sempre. Agora a mulher também incorpora esse papel e acaba visualizando  e passando pelos mesmos problemas que o seu parceiro, até então mantenedor, tinha para lidar com a vida tripla muitas vezes. Logo, o universo de quem analisa de fora e encontra os mesmos sentimentos em várias pessoas e relacionamentos é capaz de dizer que a capacidade de interpretação dos sentimentos dessas em relação ao seus parceiros é duvidosa, porque as causas vem de que em determinados momentos as pessoas se encontram e acham que tudo se constrói do dia para noite, quando isso precisa ser de fato estabelecido primeiro, quem são as pessoas e a definição do que cada uma quer em relação a outra cama e durante o sexo, porque o depois seguem outras circunstâncias que acabam se definindo muitas vezes se vale a pena continuar porque o sexo é de boa qualidade ou não.
Superando a inibição
– Até ontem, tudo era pecado e agora sexo está na moda. Mas há vários sinais de que estamos conseguindo ultrapassar esta questão. A própria questão do sexo anal. Antigamente, em um grupo de 10 mulheres apenas quatro tinham curiosidade. Hoje, uma média de oito entre 10 alunas ficam loucas para que minha aula chegue na parte do sexo anal, para saberem como fazer sem dor. Cada vez mais as pessoas estão encarando o sexo sem maiores culpas ou vergonhas. Mas vergonha é algo muito difícil de ultrapassar, principalmente com o próprio parceiro. Costumo dizer para os meus alunos que a gente tem que desconstruir as fantasias: ir devagarinho entrando nelas para ir até onde acha que pode ir.”

Nelsonpoa: A questão sexo anal é uma fantasia mesmo, uma coisa que passa pela cabeça do HOmem de forma puramente escrachante, não é por aí que as coisas acontecem, mas se isso for relevante e determinante para os dois, que mal tem. Acho que quando a pessoa está tão envolvida e determinada no prazer, a mulher se sente possuída da mesma forma como sempre desejou, com o tempo o Homem vai vendo esse fetiche cada vez mais distante e não mais empolgante, outras formas dão o mesmo prazer e a mesma limpeza na relação. A questão do sexo anal deve ser avaliada sim pelos Homossexuais e travestis que se satisfazem dessa maneira tornando a única forma de realmente sentirem o prazer, não se sabe ao certo a extensão do que é fantasia e o que é realidade.

A rotina
“A rotina é a pior dos inimigos. Depois de cinco anos de convivência, a frequência sexual baixa mais de 50% e a minha questão toda é essa. Em vez de você olhar para o lado e encontrar outra pessoa, se existe amor na relação é melhor você resolver a questão ali _ senão daqui a cinco anos você vai estar no mesmo lugar. O cérebro se vicia em tudo o que você faz. Então, em um determinado momento, não vai ter surpresa nenhuma. Por isso a tal da novidade é tão necessária. Você precisa enganar seu cérebro. Mas, de novo: essas novidades não precisam ser grandes produções, e, sim, nuances que vão trazer prazer e mais desejo.”
Nelsonpoa: Essas nuances precisam ser bem definidas, rotina é rotina, trabalho é trabalho, agora, trabalho pesado, estressante;rotina confusa e nervosa são fatores decisivos na hora de pensar e repensar o que está fazendo falta e o que não está funcionando, porque é nos pequenos detalhes que as coisas não funcionam mais, no somatório de todos os des-interesses, na falta da continuidade do que estava bom e que fazia a diferença, só se reconhecem os problemas. Quando você vê que o seu espaço foi tomado pelo cachorro, ou pelo celular, ou pelo facebook, a pergunta é: onde você errou? ou deixou de estar presente? Porque não interviu na hora certa, porque não tentou modificar a forma de como a rotina estava se tornando um fator desgastante para você e não para o parceiro? Porque o sexo estava sendo orientado a ser deixado de lado, já que ele é um termômetro para que a rotina funcione bem, são essas avaliações que devem ser feitas durante o processo de análise e desempenho da rotina/sexo e poder se superação. Você precisa estar preprado para quando a pressão estiver sobre você e o parceiro precisa estar "ligado" aos fatos e aos sinais do que está se passando ao seu redor, CONSTANTEMENTE.
NOVOS HÁBITOS
Clima antes do sexo
“Entrar no clima antes do clima chegar é essencial, especialmente para a mulher. A gente não é máquina. Tudo é muito rápido: leva a criança para a escola, vai para o trabalho. Mas, para entrar no clima do sexo, não é tão rápido assim. Especialmente nas relações de muito tempo. Um dos grandes segredos para a gente aumentar a vontade e o desejo é se autosseduzir, pensar nas fantasias, se masturbar, vestir a lingerie para você mesma. É muito difícil, depois de um dia corrido e estressante, que você funcionou como uma máquina, de uma hora para outra estar pronta, sexy e a fim de transar. A mulher não funciona assim.”
Nelsonpoa: Não funciona assim? Funciona então como? O Homem quer chegar no final do dia e encontrar a sua mulher de fio dental, esperando para ser amada e adorada, o resto é puro contos de fadas. E a mulher é assim, hoje em dia, as que já tem experiência e sabem lidar com o que já tiveram falta, pois é só quando você não tem é que se dá valor ao que se tem. Se tem um momento que é sagrado é o entre 4 paredes, onde tudo pode acontecer, mesmo que não aconteça nada.
Beijo X Selinho
“O selinho não tem o menor valor erótico. As pessoas perderam o hábito de dar um beijo de língua que realmente dá um friozinho na barriga e uma chacoalhada no casamento. Por isso, acho tão importante fazer um esforço consciente para tentar mantê-lo. Só isso já dá uma melhorada, assim como o toque, que libera oxitocina, o hormônio do amor. Dentro e fora da cama, quanto mais o casal se toca, mais cria essa sensação de intimidade e de vínculo.”
Nelsonpoa: Tudo que está escrito acima tem valor, Em pleno anos 2016, tem mulheres que não sabem beijar e homens que não se depilam, fazem as unhas, cortam os cabelos, etc...Selinho é selinho, beijo é beijo, Beijo de língua é questão de entrega, já falamos sobre isso, não estamos valorizando por demais isso, quando tem tantas outras coisas que a mulher deve saber e realizar em relação ao Homem, e tudo tem a ver com a questão da aproximação, quanto mais a mulher se senti atraída pelo seu parceiro, mais ela estará apta a realizar todas as suas fantasias e vontades e ele poderá lhe falar isso a hora que quiser, sem medos e receios, até porque o Homem sabe muito bem qual o seu papel em relação a mulher que ama. Mas isso não quer dizer, ficar dona, se perpetuar, colocar placa, isso apenas quer dizer envolvimento, emoção e prazeres garantidos, que devem ser regados e cuidados todos os dias praticamente.
Esqueça a superprodução
“As pessoas acham que precisam de uma grande produção para inovar no sexo. Se você ficar sempre pensando nisso, vai encher o saco rapidamente. É muito mais eficaz investir em conhecimento do seu próprio corpo e no corpo do outro pensando em ângulos diferentes, em utilizar um brinquedo ou até uma lingerie. Algo que faça a mulher se sentir mais desejada, não necessariamente algo para o outro. Os clichês são infinitos. Basta abrir uma revista feminina para ver isso. Mas alguns clichês vão funcionar e outros vão cansar rapidamente. É difícil você usar algo descartável, como se vestir de um grande personagem e acha que isso vai ser a grande mudança na sua vida sexual.”
Nelsonpoa?Se a mulher tiver um corpo bonito, deve explorar isso, se vai ser com lingerie ou não, ele pode pedir ou ela pode administrar, tem que usar e aproveitar. Se a situação já não for tão erótica, por causa dos tempos, sempre tem uma forma de erotizar, o Homem não dá o devido valor a isso, porque o que interessa mesmo é o que está dentro da embalagem, é assim que ele pensa, uma fantasia é o que está fora para chegar ao que está dentro. Quando se está dentro sim é que é o grande X da questão, brinquedinho ou palavras aladas ao vento da orelha, com aquela suavidade de arrepiar, o que você prefere?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...