quarta-feira, 17 de agosto de 2016

16/01/2012 - Ari riboldi?

Ficar - Do verbo latino “figicare”, passando por “figere”, fixar.

Na gíria da gurizada, ficar é dar uns amassos em alguém e depois não se fala mais nisso. Depois é só fugir. No outro dia, nenhuma evidência ou manifestação ao cruzar pela pessoa que foi o objeto do desejo da última noite. Pode-se “ficar” com várias pessoas na mesma festa. Para os meninos, quanto mais ficar é sinal de imposição e de respeito perante os colegas. Por isso, vale “ficar” com um monte de meninas.
Numa sociedade ainda machista, a mesma regra não vale apara as meninas. Se ela “ficar” com muitos meninos, a sua reputação pode ficar abalada. Estaria apenas sendo usada. A regra do “quanto mais, melhor” ainda não vale para elas.
 
Rolo - Se um menino e uma menina “ficarem” em muitas festas, o caso deles assume outras proporções e define-se por outro termo: rolo. Ter um rolo é ficar junto, todavia apenas por uma atração física. O passo seguinte, mais sério, é o namoro, em que um fica preso ao outro não apenas pela atração física, mas também pelo ingrediente do amor. Namorar representa o compromisso com apenas uma pessoa, movido pelo sentimento do amor. O namoro ultrapassou a fase do “ficar” e do “rolo”. Entre adultos, também existe o chamado “rolo”, para relacionamento sem compromisso formal, mais voltado para o sexo do que por afetividade.

Ditado popular
Em briga de marido e mulher, não se mete a colher
O ditado é empregado no sentido literal. Em conflito de cônjuges, é recomendável ficar de fora. Face aos ressentimentos e particularidades que envolvem a vida de um casal, um terceiro indivíduo, mesmo provido das melhores intenções, pode vir a atrapalhar ou a dificultar ainda mais a reconciliação se resolver tentar intervir na briga. Os nervos à flor da pele, muitas vezes, tiram a racionalidade. A participação de outrem, com palavras, conselhos ou atitudes de conciliação, pode ser vista como uma posição parcial, em favor de um e de outro, afastando ainda mais o caminho do reencontro. É claro que a sentença manifesta pelo ditado não é uma regra definitiva. Há situações em que pessoas de fora podem ser decisivas para as pazes, com bom senso, racionalidade e equilíbrio.

Nelsonpoa: O que acontece mesmo é que o conjunto de palavras nos remete aos termos atuais. E como estão posicionados o pessoal acima dos trinta, quarenta e o que dirá o dos 50 sobre esses termos tão audaciosos? 
Na realidade nunca houve tantas separações, nunca houveram tantas mulheres divorciadas, sem nunca terem casado, solteiras, divorciadas, logo, isso quer dizer que ficar é o termo que elas estão se acostumando e o Homens estão deitando e rolando, ficando na deles e apenas esperando. Se elas acham que vão encontrar alguém como o príncipe encantado e que ele vai ser melhor do que aquilos que elas tinham estão muito enganadas, vão encontrar a solidão e a procura em si mesmo de alguma forma que remeta de volta aquilo que não era tão ruim assim, o pior mesmo é ficar sem romance, sem vida, sem um encosto e ter alguém com quem implicar e desabafar todo aquela TPM.
Homem que é Homem gosta mesmo é de um rolo, e dos bons, mas isso com o tempo vai acabando deixando o Homem mais vulnerável e depois procura mesmo é encontrar a estabilização, de forma que se acomoda e se for competente, administra tudo a distância deixando a entender para mulher que ela deve atender aos seus caprichos, sem que com isso, lhe tire a brilhantura e toda a formosura, ele ali, como um maestro dando as coordenadas e orientações necessárias de como o relacionamento deve funcionar.
Esse ditado popular é o mais certo de todos. Somente o casal pode resolver as suas pendências, e se ambos não consegue chegar a um acordo, mesmo assim, as interferências somente servem para atrapalhar e mostrar as irregularidades que são possíveis acontecer. O casal, com o tempo, se acerta e cabe a mulher fazer o papel da reconciliação sempre, por isso o casamento se constrói nessas bases, de pilares sólidos, onde a Mulher tem o papel definitivo de saber os momentos em que a relação precisa ser colocada no seu devido lugar e os papéis serem assumidos conforme prega o estatuto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...