terça-feira, 16 de agosto de 2016

Prof. Ari Riboldi - Publicação de 12/08/2013

A pesquisa abaixo foi publicada originalmente na edição 3361, de 12 de agosto de 2013:
Carimbo - Do quimbundo, língua banta falada na Angola, karimbu ou kirimbu, pequena marca. Peça de metal, de madeira ou de borracha, contendo letras, números ou figuras em relevo, empregadas para marcar ou autenticar, à tinta, documentos, identificar livros, roupas, objetos em geral. Há pouco tempo, marca feita a fogo numa rês, com o objetivo de identificar proprietário ou fazenda a que a mesma pertencia.

Chamegão – Na gíria, corresponde a assinatura. Na linguagem informal, fala-se: “Cadê o chamegão neste documento?” A origem do termo é controversa. A hipótese mais aceita é de que o vocábulo seja oriundo de chama, a labareda de fogo que deixa marcas. De chama também deriva ‘chamegar’, o ato de acariciar-se, de acarinhar-se ou de bolinar.

Rubrica - Do latim rubrica, tinta vermelha, a partir do adjetivo ruber, rubra, rubrum, vermelho. A rubrica (terra) – terra vermelha – era a argila usada para escrever e dar destaque aos títulos de leis. Antigamente, os títulos de direito canônico e de direito civil eram grafados em tinta vermelha. Atualmente, firma ou assinatura abreviada, reconhecida como autêntica.
   Obs: Trata-se de palavra paroxítona, cuja sílaba tônica é ‘bri’. Cuidado, portanto, para a correta pronúncia. Por falta de conhecimento, muitos incorrem no erro de pronunciá-la como se fosse proparoxítona, fazendo acento de voz em ‘ru’.

Há cerca de - O mesmo que aproximadamente. Emprega-se para indicar tempo passado, já transcorrido. Exemplo: Não vejo meu padrinho há (faz) cerca de dez anos.

Acerca de - Significa a respeito de, sobre. Exemplo: A mãe falou acerca dos filhos por duas horas. Deve-se evitar a cacofonia ‘acerca dela’. 

Escrever com letras de fogo - Escrever algo usando linguagem intimidatória, fazendo uso e terror, com o objetivo de provocar medo.

Escrever com luva branca - Escrever com suavidade, com delicadeza, usando palavras dóceis, com o fim de amenizar realidade mais dura ou triste ou simplesmente para agradar.

Ditado popular:
Não pregar prego sem estopa

Significa não agir em favor de alguém a não ser para receber algo em troca ou obter alguma vantagem. Vem do costume de usar pedaços de estopa para proteger os dedos de uma eventual martelada, especialmente quando o prego é pequeno e a superfície dura. A estopa, devidamente enrolada em várias camadas, seria posta sobre a mão com o fim de protegê-la e evitar que a mesma viesse a ser atingida por uma eventual martelada. Outra explicação é que seria uma corruptela do termo “não prega prego sem escopo“, ou seja, sem objetivo, sem finalidade.

Nelsonpoa: Sempre foi o meu lema, não pregar prego sem estopa. Sempre tive medo de também dar uma martelada no dedo, e nunca deixei alguém fazê-lo muito próximo. Eu não sei se todos os interesses que tive me mostram que eu não consegui chegar a um acordo com elas, porque elas sempre foram a pedra no meu sapato e foi com elas que tive os meus maiores desentendimentos, meus sufrágios e as minhas maiores batalhas sem conseguir encontrar de fato um ponto em comum, acho que perdi muito tempo para chegar num momento que não consegui mais resultados para nenhum dos lados, e o pior, o tempo já tinha passado muito, agora eu teria que ter muito mais cuidado e não precisava me expor mais tanto como antigamente. A verdade é que vamos acabando por nos lembrar de todas as saias justas pelas quais passamos e não conseguimos encontrar sequer os motivos, só sei que eles existiram, como existem hoje, e a saída também é a mesma, a porta dos fundos para quando não se quer mais encarar as relações, por melhores que sejam. E eu de fato não sei mais como me posicionar perante as situações e agora me falaram que o meu signo é dono de uma liberdade que é fora do comum, e que o restante é melhor não comentar. Então, como atingir determinados patamares sem se expor e sem perder o horizonte ou norte certo sobre os acontecimentos? Atualmente eu prefiro escolher com luva branca, mas acontece que as pessoas acabam pensando que são feitas para serem usadas no dia a dia, que não são para o que realmente se refere, logo, escrever com letras de fogo é necessários, porque as pessoas assim o exigem, mesmo que com isso, acabemos nos dando conta que foi tudo em vão, e que ainda precisamos nos adaptar a novas histórias ou então entender que os motivos reais que nos levam a pessoas que são completamente atrapalhadas na condução das suas vidas, nos mostram que relacionamento só servem para quem merecem ser vividas, o resto é apenas solitude. 
Sempre gostei do assunto acerca do qual estamos falando, pois há cerca de mais de cinco anos eu venho postergando essa condução e agora, mesmo podendo escolher o melhor caminho, ficou tudo mais difícil em virtude que o tempo passou e não teremos como explicar as pessoas que não sobrou quase nada a não ser a própria pessoa, que vai construir o que com uma pessoa que já tem tudo e já vem com as manias sabe-se lá de onde, ficou impossível encontrar a saída que tanto se espera, a não ser que ela já esteja pronta e a gente não saiba onde encontrá-la, você sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...