terça-feira, 9 de agosto de 2016

Pro. Ari Riboldi (jogo-duplo)

Minuta - Do latim minutus, a, um, pequeno, minúsculo, miúdo, diminutivo, enfraquecido, particípio passado do verno minuere, diminuir, reduzir, fragmentar, tornar menor, fazer em pedaços, quebrar; da mesma raiz do advérbio latino minus, menos, muito pouco, quase nada. Rascunho, borrão, a primeira redação, não definitiva, de qualquer documento (minuta de contrato, minuta de acordo, que servirá de base para discussões e tratativas para a redação do documento definitivo); na arquitetura, traçado preliminar, à vista de um terreno, para futuro levantamento de plantas.

Minuta de agravo - Expressão da linguagem jurídica. Peça elaborada pelo agravante (pessoa ou procurador por ela designado que interpõe agravo) na qual expõe as razões em que fundamenta recurso a uma instância superior.

Minuta, à minuta, à la minuta - Prato preparado na hora, no momento, no minuto, em restaurante, conforme o pedido do freguês. À la minuta é uma adaptação da locução francesa "à la minute", cujo significado literal é: naquele minuto, naquela fração de momento, no mesmo instante. Minuta é substantivo feminino. Exemplo: O restaurante serve minutas. Também se emprefa a expressão à minuta. Exemplos: Ele pediu um prato à minuta. / Só servimos à minuta.

Rascunho - Do espanhol rascuño, arranhadela, do verbo rascuñar, arranhar, rascar, tirar fragmentos da superfície de um corpo por meio de algum instrumento, rapar, raspar, lascar. Por sua vez, deriva do verbo latino radere, raspar, tirar raspando, tosquiar, riscar, apagar, varrer, limpar; no sentido figurado, polir, aperfeiçoar, tocar de leve, costear, banhar. Esboço de qualquer escrito; conjunto de anotações que servem de base para elaboração definitiva de qualquer texto; minuta de escritura ou de documento em que são anotadas correções e alterações para a redação final do documento.

Fale e escreva corretamente - Peixe tem espinho ou espinha?
   -Espinha - Substantivo feminino. Ossos finos e pontiagudos do esqueleto dos peixes; coluna vertebral. Exemplos: Não gosto de filé de peixe com espinhas (é errado, nesse caso, usar espinhos). / O atleta sofreu lesão na espinha dorsal. O peixe, portanto, tem espinha e espinhas.
   -Espinho - Substantivo masculino. Refere-se, de modo geral, a algo pequeno, pontiagudo e duro de plantas, de alguns animais ou de qualquer objeto. Exemplo: O menino feriu-se nos espinhos da laranjeira.

Ditado popular
Pôr o pé em duas canoas

   Expressa a atitude de quem, ao mesmo tempo, tomar parte de dois grupos ou de dois negócios apenas por interesse. Em determinado momento, abandona o que é menos lucrativo e permanece com o que lhe faz maiores rendimentos.

Nelsonpoa: Fazer jogo dupla é uma das piores coisas que pode acontecer, tu quer contentar as duas partes e acaba na verdade é enganando ambas, quando pensam que tem uma pessoa que possa confiar e quase do seu lado. Mas geralmente acaba-se que uma das partes, a prejudicada acaba saindo e você não precisa mais lidar com a situação, já que você nem sabe direito o que está acontecendo mesmo. O problema mesmo é quem está de saída acaba levando todo mundo junto, porque são solidários, mas nem sabiam que você estava marcando um outro bote para degraus maiores ainda. O que ocorre nesse caso é que acaba que todo mundo tem um problema  serio com a demandada e poucos são os que conseguem se encontrar de novo num espaço tão pequeno de tempo, perdem a força, o dinheiro e o mínimo poder que ainda exerciam, deixam de acreditar que aquele local é sério e espera a primeira oportunidade para se mandar assim que ocorrer. É necessário uma cabeça muito bem feita para entender as várias etapas profissionais que passamos e que a nossa experiência e o nosso carisma são balizadores da nossa vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...