sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Prof Ari Riboldi

Arado - Do latim aratrum, proveniente do verbo arare, lavrar, cultivar. Instrumento agrícola para lavrar (arar, abrir sulco ou rego) a terra. Antigamente e, ainda hoje, em lugares mais remotos, puxado por junta de bois, por burros ou mulas, abrindo apenas um sulco. Na agricultura moderna, o arado é puxado por tratores, com várias dimensões, abrindo muitos sulcos ao mesmo tempo.

Lavoura - De provável origem do verbo latino laborare, trabalhar, esforçar-se, sofrer, padecer, da mesma raiz do substantivo labor, laboris, trabalho, esforço, fadiga, sofrimento. Daí vem o substantivo labor, por meio do italiano lavoro, assim como laboratório, lugar de experimentos e trabalhos, laboral, etc. Preparação do solo para o cultivo; extensão de terra cultivada, lavrada, própria para a atividade agrícola; exploração agrícola de área rural; a próprioa plantação agrícola.

Sulco - Do latim sulcus, i, rego, linha traçada na terra pelo arado, lavoura, trabalho do lavrador, traço, ruga, ferida. Linha mais profunda deixada na terra pela ação do arado; fissura, ranhura; rastro feito por embarcação em movimento na água; ruga, traço na pele; valeta aberta em terreno; cicatriz, marca de ferimento por obra de instrumento cortante.
   O sulco, no sentido literal, é o rego aberto pelo arado puxado pela junta de bois, por mulas, cavalos ou, modernamente, por instrumento mecânico. Na antiguidade, o arado era puxado por animais, abrindo fendas no solo, nas quais eram colocadas as sementes ou mudas. Atualmente, tratores sofisticados realizam esse trabalho com precisão. Mais recentemente, o plantio direto permite a colocação das sementes sem a necessidade de abrir os sulcos profundos que viram a terra Adota-se o plantio direto, que provoca menos erosão, menor dano à camada superior do solo, além de manter a terra firme, não sujeita à ação danosa de fortes chuvas que carregam para longe a parte mais fértil da primeira camada da terra junto com as sementes e os fertilizantes.
   Sulco também pode designar também as rugas que se formam no corpo de uma pessoa, especialmente na parte do rosto, fruto da ação do tempo, do peso dos anos, da exposição ao sol ou, simplesmente, pela velhice.  A pele mais ressequida abre traços, marcas. Alguns indivíduos tentam, de todas as formas, apagá-las, retirá-las, para manter a estética. Outros as aceitam, sem restrições, como sinal de experiência e de efeito natural da vida.

Salvação da lavoura, ser a salvação da lavoura - Diz-se de pessoa ou coisa que aparece no momento propício, na hora de extrema necessidade; algo que surge no momento oportuno para o bom êxito de uma atividade ou para evitar prejuízo maior.

Ser a tábua de salvação - Ser o último e definitivo recurso para evitar desgraça ou salvar alguém de situação complicada, de difícil solução. Trata-se de comparação a um naufrágio, quando os que caíram na água buscam a primeira tábua que encontram boiando, como única alternativa para sobreviver, na qual se agarram para não afundar na água.

Não ser trigo limpo - Indivíduo sem caráter, de má índole, inescrupuloso. A frase lembra as pregações de Jesus, relatadas no Evangelho de São Mateus, na parábola do bom semeador. Como se deve proceder para separar o joio do trigo, ou seja, separar os bons dos ruins e não colocá-los no mesmo saco? O joio cresce no meio do trigo, misturando-se a ele. É muito semelhante ao trigo, mas é de ação daninha. Ao tentar arrancá-lo, pode-se tirar também o trigo. Para evitar esse prejuízo, Jesus ensina que se deve deixar que cresçam juntos até ficarem maduros. Nesse momento, arranca-se primeiro o joio para queimá-lo e, depois, o trigo para ser guardado no celeiro.

Fale e escreva corretamente - Lua, Sol, Terra com letra maiúscula e minúscula
   Lua, Sol, Terra - Devem ser grafados com letra maiúscula: quando Sol designa o próprio astro; a Terra designa o planeta; e a Lua designa o nosso satélite natural. No significado de luz solar, de solo e de luar, sol, terra e lua escrevem-se com letra minúscula. O sol entra pela janela da casa. Era uma linda noite de lua. O agricultor lavra a terra para preparar o plantio.

Ditado popular
Quem semeia vento, colhe tempestade.

   Quem pratica deliberadamente o mal, mais cedo ou mais tarde, colherá o resultado de suas ações e arcará com as consequências de seus atos. É similar a quem não semeia boa semente: não obterá bons frutos.

Nelsonpoa: Eu sempre achei que a salvação da lavoura poderia estar em qualquer parte, desde que ela viesse aos encontro dos nossos interesses. E isso geralmente está apropriado a alguma pessoa que pode nos tirar do sufoco na última hora, como da vez que o carro caiu, dentro do motel, num buraco, e olha que já era o terceiro que caia aquele dia naquele mesmo buraco e outros tantos como naquela vez que fui salvo dentro da Cruzeiro por um táxi, perguntando se eu ia para o Menino Deus. Quando entrei no táxi encontrei nada menos que o meu grande amigo de todas as horas, inclusive essa. Ser a salvação da lavoura é uma situação inusitada que a gente pode contar nos dedos as situações que estamos a perigo ou salvamos alguém de um momento inesperado, que pode ser que aconteça com qualquer um de nós.
Semear o vento para colher tempestade na verdade é cutucar a vara com vara curta, a gente já sabe o que pode vir a acontecer, mas não sabe de fato o resultado que vai dar, são de fato momentos de confronto que a gente sabe e espera que possa acontecer. 
Não ser trigo limpo se assemelha à traição, do tipo não jogar limpo e passar a perna em quem está com você e não contra você, lutar por seu espaço e pelas coisas em que acredita, no trabalho, porque na hora que depende dos outros, tudo fica competitivo e desestimulante, e isso profissionalmente não é bom, o ideal é ter a sua própria história e acreditar naquilo que você faz e ter capacidade de se relacionar nos meios e em diversos grupos e firmar vínculos com várias pessoas que entendam seu pensamento e da forma como você se instala nas suas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...