sábado, 10 de outubro de 2015

Dia de Eleição

Dia de Eleição de conselho Tutelar - Passe Livre

Este texto é em homenagem ao André, cheguei em pensar em apresentar uma amiga para ele, mas acho que ela está fazendo com aquela síndrome que ela tem acabe por deixá-la sozinha mesmo, o que é triste nessa idade. E acho que agora ele merece alguém especial, para dar uma valorizada nas relações e nem tudo pode ser tão ruim quanto parece, é só se meter com a pessoa certa, apenas isso. Talvez ela também pense assim, e acho que a hora chegou, mas essa questão de dar uma de cupido pode acabar mesmo em grande confusão. Me lembro que em outras vezes já tentei fazer isso sem resultado certo e promissor, a última inclusive tratava-se de um irmão e uma ex-colega que quando se enxergaram quase se tapearam direto, coisa muito séria, os dois eram ruins de negócio e eu querendo dar uma de cupido estressado não dá mesmo.
Agora vamos a eleição, que é atípica, até porque os cônjuges e filhos podem acompanhar os que estão trabalhando, só faltam até voltar junto, muito bacana essa democracia e a questão da cidadania não imposta, trabalha-se de forma participativa e ainda tem um dia depois para jogar no limbo.
Presidente percebe que quinze minutos antes, os dois mesários não apareceram, liga para Central de Eleições, pede apoio, que sugere a substituição por uma das seções que tenham dois. O presidente toma a providência e substitui os meliantes.
-Não é possível fazer boca de urna, mas velhinho entrou na seção e perguntou se tinha que votar nos cinco candidatos, disse que não tinha candidato. Presidente aconselha consultar uma lista que está na entrada da seção. Eleitor que está saindo da cabine chama o eleitor que tinha mais de 80 anos e dá um santinho para ele, pede o voto. O velhinho pergunta de qual partido  é o candidato, o eleitor responde o que interessa se ele está sem candidato para votar e disse vota nele de uma vez. O velhinho disse que não vota em qualquer um e voltou para lista e o outro eleitor saiu da seção mandando o velhinho para aquele lugar.
 - Eleitor 21 disse que estudou naquela Escola que se lembra muito bem, colou o professor na cadeira, foi expulso da Escola, ou convidado a se retirar.
- Eleitor 31 disse que estudou naquela escola numa época que o professor era respeitado, que quando entrava na sala de aula, os alunos levantavam e ficavam em pé, até o professora dizer para eles sentarem, que o respeito as instituições era tido como uma disciplina a que todos seguiam, a dedicação das pessoas às leis. Era um orgulho adentrar novamente naquela instituição e poder relembrar aquele passado honrado.
- Eleitora 12 não quis votar nos demais candidatos.
-Eleitor 15 a mãe trouxe para ele votar.
- Eleitor 18, veio com a companheira,  não conseguiu votar pois estava em dívida com o TRE.
-´Eleitora 25 jogando charme para o mesário.
- Mesário saí para o almoço e deixa o Presidente se virando, só veio um dos mesários. Presidente pediu para comprar um pastel e um refri.
Eleitora 62, a Dulce, que conhece o Presidente, que tenta disfarçar, e acaba por contar sobre a ele sobre a vida passada dele e do que havia conhecido com seus conhecidos que nunca mais viu, acabou por saber coisas que não devia, mas que já sabia, e de coisas que não deveria saber, um sentimento muito ruim, mesário percebendo a situação sai de fininho e deixa os dois conversando, presidente então disfarça e começa a mexer nos papéis, eleitora Dulce se despede e sai. Sempre existe a possibilidade de encontrar algum conhecido.
Eleição termina. O presidente entrega a urna para o mesário, depois vai entrar as listagens e o pen-drive na câmara, mas para isso pede carona para uma das presidentas, que faz cara de nojo. Presidente se retira e vai para outra mesa, que concorda em dar carona, mas tem que ajudar a arrumar as salas de aula o que faz com muita vontade, no entanto, o casal que ia dar carona se desentendia constantemente, muita irritação por causa de uma eleição, não vale a pena isso. Presidente abatido, entrega o PEN e se manda para o Praia de Belas assistir um filme água com açúcar.
Fim da eleição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...