terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como o tempo influencia o humor e a saúde das pessoas ZH explica 16/10/2015 17:58 por fernanda costa


Ciência mostra que meteorologia afeta o corpo e a mente

“O bem-estar humano depende do conforto térmico através da relação temperatura e umidade, vento e pressão atmosférica e iluminação. As baixas pressões de estados pré-frontais relacionados aos anticiclones polares podem causar desconforto, cansaço ou indisposição. A depressão e o suicídio podem estar relacionados, nos países de altas latitudes, como a Suécia, ao curto período de insolação na estação de inverno. Em contrapartida, a chegada da primavera nos países de clima temperado costuma ser motivo de alegria”, explicam.

— Quando tomamos sol, nosso corpo libera serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle da ansiedade e bom humor. Já em dias nublados, liberamos melatonina, o hormônio do sono, que nos deixa sonolentos e indispostos.

 

Como o nosso corpo reage ao tempo

— Pressão atmosférica: dor de cabeça, fadiga, alteração sensorial, depressão, insônia e alucinações.

— Alta luminosidade: esgotamento nervoso, perturbações mentais, irritação e euforia.

— Baixa luminosidade: deficiências orgânicas, raquitismo, depressão e debilidade mental.

— Vento: cansaço, abatimento, debilidade, depressão, hipersensibilidade, irritabilidade, desidratação e dores de cabeça.

Fonte: Interações entre o clima, o tempo e a saúde humana, de Denise Maria Sette e Helena Ribeiro

 

Essa questão do tempo tem muito mais a ver com relacionamentos do que outra coisa, até porque quando bate o vento, a primeira coisa que atinge são os olhos, aquela poeira baixa, e na primavera o pólen das flores causam uma alergia forte nas pessoas que tem a disposição para isso. É muito difícil colocar a nossa forma de pensar e agir em cima de um ou mais problemas e que estamos envolvidos e que o tempo contribui para isso. É como se a gente tivesse saído do trabalho, num dia muito difícil com vários problemas e a rua que te leva para casa está totalmente alaga e vai demorar umas duas horas para baixar, após o temporal. Ou até mesmo se brigou com a mulher e não tem sexo já faz quinze dias, e sai para rua e o tempo está muito feio, vento, frio e chuva, o que isso quer dizer? Quer dizer que está mais do que na hora de fazer as pazes com a mulher, mas as pessoas não entendem assim e acabam por ilustrar as estatísticas de depressão se escondendo atrás de falsas mentiras e interpretações incorretas dos acontecimentos.

É como se faz  uma viagem para entrar em férias, um dia após a saída do trabalho, como é que isso acontece? Brigas e desentendimentos generalizados, porque o corpo ainda não baixou a temperatura do trabalho, ainda se tem urgência de querer pegar o sol, o mar a praia, mas esquece-se que tem o caminho inteiro pela frente.  

Atribuir ao vento coisas como desidratação, abatimento e cansaço só se for de segurar o guarda-chuva na hora que ele bate, o resto quase ninguém compartilha, na cidade, essa questão, que é mais para um nordestão, na praia, tomando uma gelada. A hipersensibilidade só se for quanto aos olhos, mas para isso tem óculos e outras apetrechos de proteção.

A baixa luminosidade, o estudo dos movimentos é velho, da época de Taylor e foi estudado para efeitos de produtividade e saber das rotinas de interações e desenvolvimento das pessoas. Ali na Demétrio tem apartamentos de subsolo que são esconderijos, mas isso não tem nada a ver com o que se atribui às pessoas, que acabam morando ali porque uma questão de necessidade financeira ou pessoal mesmo. Se a pessoa está em baixa, morando para baixo mesmo, aí a coisa pode realmente ter uma definição de debilidade mesmo, no que tange a falta de dinheiro principalmente, o resto é tudo derivado disso. Por isso que nos anúncios de jornal se coloca a palavra “ensolarado”, porque o sol, alivia uma série de problemas de saúde, ele tem que fazer parte do cotidiano da pessoa, por isso que se fala que uma pessoa é iluminada ou não, de querer procurar a melhor energia, que começa pelos sapatos.

Diz-se que quando temos alta luminosidade acontece o inverso, e tudo é uma questão de forma de ver, ficamos realmente eufóricos, mais participativo, mas efetivos e muito mais conscientes sobre os acontecimentos, enxergamos mais e ver pelo lado negativo a luminosidade só quando for para dormir que preferimos ficar em silêncio com nós mesmos e com a presença apenas da nossa respiração e do nosso coração que podem ser ouvidos na meditação.

Agora, a questão pressão atmosférica sim, esses são os fatores que devem ser estudados exaustivamente, pois eles nos afetam diretamente, porque mexe com nosso corpo e a nossa mente, antes disso, devemos nos conhecer e saber como agir em determinadas ocasiões, principalmente no caso das alucinações, porque dessa não temos controle nenhum, as outras, se estudarmos os fatores que nos atrapalham e acabam por nos forçar a mudar de posição sobre vários sintomas, teremos controle sobre elas, desde que tenhamos uma pró atividade sobre as tendências que acontecem na variação da pressão e da temperatura, principalmente quando viajamos, com o decorrer do tempo, o corpo sofre mais essas variações, mas a experiência já nos mostra como devemos reagir em determinados casos e ajudar as pessoas inclusive que ainda não conhecem direito essas manifestações. Corpo e mente deve estar em perfeita sintonia. Antes de tudo, se sentir efeitos depressivos de todas essas questões, procure o médico para prescrever o anti-depressivo, mas além disso, procurar alternativas de mudança do quadro clínico em relação ao que você está pensando sobre si mesmo e sobre os acontecimentos que o cercam, quem sabe até um amigo imaginário, sem alucinações é claro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...