quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Porque os casamentos duravam antigamente...

PORQUE OS CASAMENTOS DURAVAM ANTIGAMENTE Frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60 "Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas". (Jornal das Moças, 1957). "Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto, sem questioná-lo". (Revista Cláudia, 1962). "A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa". (Jornal das Moças, 1965). "A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas". (Jornal das Moças, 1959). "Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa". (Jornal das Moças, 1957). "A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar uma mulher por não ter resistido às experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara". (Revista Cláudia, 1962). "Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu". (Revista Querida, 1954). "O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. Ele é quem decide - sempre". (Revista Querida, 1953). "Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite, espere-o linda, cheirosa... e dócil". (Jornal das Moças, 1958). "É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido". (Jornal das Moças, 1957). E para finalizar. . . "O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa a masculiniza". (Revista Querida, 1955). CONCLUSÃO: "Não se fazem mais revistas instrutivas como antigamente". ----- Mensagem original ----- De: F Enviada em: Quarta-feira, 14 de Setembro de 2005 14:33 Para: N Assunto: RES: PORQUE OS CASAMENTOS DURAVAM ANTIGAMENTE Com certeza naquela época era o homem que pagava a luz, água, telefone, supermercado, roupas, etc.. É.... talvez a mulher deva voltar a ser submissa como naquele tempo. Ficar em casa servindo o "senhor meu marido" e deixar que as contas batam na porta. Só que eu duvido nos dias de hoje, vocês conseguirem sozinhos, dar pra nós o mesmo padrão de vida que elas deveriam ter. Esse e-mail é um DESAFORO!!! É a coisa mais IDIOTA que eu já li!!!!!!! Mande para sua namorada e tomara que o senhor fique UM MÊS sem brincar no parquuinho. Não vou mandar beijinho nenhum!!!!! ----- Mensagem original ----- De: N Enviada em: quarta-feira, 14 de setembro de 2005 17:53 Para: F Assunto: RES: PORQUE OS CASAMENTOS DURAVAM ANTIGAMENTE Mas que coisa, eu tenho que sorrir até. Encaminhei o mesmo texto para para P e para R que não se pronunciaram, até agora. Quando se encaminha um texto não quer dizer que concordamos com ele, apenas nos deparamos com "constatações". Estou feliz pela sua reação, embora contrária ao meu encaminhamento sobre o texto propriamente dito. Fico feliz pelo seu crescimento e sua análise crítica sobre a situação, inclusive citando o texto como "Idiota", ainda provocando numa extensão a quem mandou o mesmo. Bem feito para mim. Eu realmente seria um idiota se mandasse um texto desses para uma namorada "qualquer que fosse" sem conhecê-la de fato. Os tempos são outros, hoje as mulheres traem quase tanto quanto aos homens e os casamentos são desfeitos em menor espaço de tempo. Aos 30 anos de casamento os homens se sentem preparados para outros relacionamentos, estão com a vida firmadas e depois do advendo dos remedinhos mágicos, aí sim a coisa ficou então...porque continuar mantendo um casamento infeliz???? Mesmo assim as mulheres conquistaram a sua independência, inclusive financeira e os homens a respeitam muito mais por isso, só se continua casado por amor e porque se quer realmente. Mas o pior mesmo e isto é que deve ser levado em conta, é a agressão que ainda sofre as mulhres em seus lares e a violência doméstica causada pelos seus parceiros. Elas ainda são vítimas por questões culturais como as descritas no texto que lhe mandei, muitos homens não aceitam mais a separação ou ficar se a mulher amada, quando esta já está voando alto para outros horizontes. Faça suas críticas ao texto e não a pessoa que lhe mandou, pois se não a única coisa que poderei fazer é deixar de lhe mandar textos como esse que estou lhe mandando abaixo. UM MÊS sem brincar no parquinho...cada uma! beijos sinceros. N. ----- Mensagem original ----- De: F Setembro de 2005 14:07 Para: N Assunto: RES: PORQUE OS CASAMENTOS DURAVAM ANTIGAMENTE Não vou mentir: quando li o texto (porque os casamentos duravam) cheguei a pensar que estava me mandando aquilo por achar que seria muito legal se fosse assim. Até porque, lendo com o meu "lado masculino", realmente tenho que concordar que deve ser o sonho de todo o homem que a mulher, por exemplo, não o incomode pela bagunça do banheiro, que, após uma noitada com os "amigos", a mulher ainda o receba cheia de amor pra dar, que não se importe com o bafo de cerveja, ao contrário, lhe sirva a bendita, que não reclame que a grama está alta, o vaso entupido, a caixa de gordura suja...Realmente seria um paraíso. Mas a minha revolta não é só por isso, até por que ninguém tem culpa de querer as coisas boas da vida, mas por que não ao contrário???? Por que não o homem nos servir um pouco mais e não só com o que ele acha que tem obrigação (que é minima diga-se de passagem) Olha só algumas tarefaz domésticas que temos: - cuidar do filho, marido, cachorro;(isso engloba todo um contexto tipo: fazer café, almoço e janta, fazer suco pro filho no meio da noite (ele não quer refri quer um suquinho), ajudar o filho nos temas, nas festinhas com os amigos, lavar o tênis dele depois de uma boa pelada naquela terra vermelha, lavar o fardamento de futebol do marido, lavar aquelas roupas imundas de obra, lavar os espetos e todo o chão da garagem quando ele faz churrasco e diz pra mim" descansar " que não vou precisar fazer "nada", isso vai longe, pôr água pro cachorro que só falta gritar "ÁGUA" quando chegamos em casa, bem como sua comida e juntar seu cocozinho e secar seu xixizinho (que momoso), pois nem o filho e o marido fazem isso por que o cachorro é meu; - varrer a casa, depois lavar , tirar o pó dos quartos, do computador, da estante da sala (isso inclui som, tv, e todas as "porcarias" que costumamos pôr para enfeitar), do barzinho, limpar o sofá e tirar os "restos" de bolachinha recheada, chocolate (quando não gruda e temos que passar tira mancha), passar a vassoura para tirar as teias de aranha que aparecem de um dia para o outro; - varrer o banheiro, lavar o vaso com clorofina e detergente (pra tirar as machas do xixi de vocês), esfregar com escova e clorofina os azulejos e o box (isso arde o nariz e dá falta de ar sabia?), trocar as toalhas, tirar pó dos enfeites, bem como daquele mundareu de cremes e perfumes que ficam expostos, organizar a prateleira do armário das toalhas e as gavetas (isso significa tapar a pasta de dente e limpar a meleca que ficou dentro da gaveta por que ficou aberta), juntar os cotonetes que estão espalhados e colocar no lugar o desodorante que está sempre na gaveta errada; -juntar a roupa suja (não podemos de esquecer que as vezes, por descuido é claro, há roupa suja dentro do guarda roupa), separar as de cor das brancas, as toalhas dos panos de pratos, as que mancham, as que juntam bolinhas, as que precisam de um susto da clorofina. Esperar a máquina lavar(uau! inventaram a máquina de lavar e não precisamos fazer mais nada!), enxaguar (não podemos de esquecer de pôr o amaciante na última enxaguada), estender, mas antes recolher as que estavam no varal, verificar se estão bem secas, se for preciso pôr na secadora, passar, separar de cada um e subir a escada com os braços transbordando de roupas para guardar (no caminho sempre cai algumas, pois queremos economizar tempo e levar todas de uma vez só); -temos também a garagem e o pátio para limpar, recolher o lixo que vocês esquecem de catar durante a semana pra pôr pro lixeiro; -nos fins de semana fazer cuca pro café da manhã (sempre acabam reclamando que não ficou tão boa), caprichar no almoço porque "tu está em casa hoje, vê se capricha no rango" , fazer sobremesa e depois disso tudo é claro limpar toda a bagunça. Bom faltou muita coisa para descrever, principalmente a parte da cozinha que é onde temos mais coisas para limpar, mas se for detalhar como é realmente um dia de atividades domésticas, com certeza vais achar que estou exagerando. Mas o que eu quero dizer com tudo isso é que nós trabalhamos demais, pois ainda temos toda uma jornada fora de casa. È MUITA COISA!! As vezes cansa sabia? Pensa com carinho em tudo isso e paparica mais a sua ex, sua, mãe e sua atual, pois com certeza elas merecem assim como eu sei que mereço! Um grande beijo!!!! Ah! não pensa que não levo em conta o que fazes pela tua ex! Isso já mostra um pouco de consideração, mas não espere ela pedir (isso serve pra atual também é claro) faça antes. É tão bom quando vocês tomam a iniciativa (opa! não é aquilo) F. ----- Mensagem original ----- De: N Enviada em: quinta-feira, 15 de setembro de 2005 15:58 Para: F Assunto: RES: PORQUE OS CASAMENTOS DURAVAM ANTIGAMENTE A senhora já pensou em ter uma empregada ou até mesmo uma faxineira (3x por semana?). Agora com essa questão de estudar, vá se preparando porque as exigências serão maiores e o companheirismo e o apoio do marido e do filho serão fundamentais. VEja bem, a sra. tem potencial para crescimento, vem por aí um concurso do Assistente Administrativo, a sra tem que estar preparada. Vai poder fazer uma faculdade, até uma UFRGS quem sabe futuramente, pode fazer Letras ou Pedagogia ou encarar um Banco do Brasil ou Caixa Federal. Logo, a sra. tem que pensar grande, mas se quiser levar isso adiante, terá que botar gente para trabalhar para sra. e ainda assim pedir a colaboração de todos. Quando eu morei sozinho eu lavava, passava e cozinhava. Foram 4 anos, agora eu ando um pouco de cada lado e todo mundo tem me ajudado como podem, desde que eu faça minha parte também. Quando fico lá na mãe e ela viaja, na volta o local está exatamente como ela deixou. É a política do toma lá dá cá, porque a gente tem que manter o que é de melhor nas nossas vidas que são as pessoas que a gente ama. Explique isso na sua casa, que a sra ainda tem um caminho para trilhar mas que precisa da colaboração de todos, tenho certeza que eles vão entender, até porque o dinheiro quando entrar todo mundo vai gostar. N. ----------------------------------------- De: N Para F: Estou de total acordo!! Sabe o que mais tenho saudade da vida de solteira? Justamente quando eu saía com ele para namorar! Queria muito beijá-lo e sentir o chão desaparecer como antes; e o frio na barriga? Uau!!! era bom demais!! Pena que com o tempo isso diminui (pra não dizer que some). Gostaria de sentir isso não apenas quando "encho" a cara, mas sempre. Claro que é querer demais não? Mas eu nunca, nunquinha mesmo tive vontade de sair com outro (já fantasiei é claro, mas jamais faria). Amo meu marido e queria sentir tudo de novo COM ELE, mas como?!?! Só recorrendo ao velho e bom amigo vinho. Sabe, as vezes ouço barulho de moto (ele tinha uma) e lembro quando ele me pegava no portão de casa para sairmos. Meu Deusssssss!!!! Chega a me dar um calafrio na espinha quando lembro que subia na moto e íamos tomar uma cerveja, bater um papo (confesso que o "papo" era bem curto) e finalmente.....thã, thã, thã, thã.....direto ao matadouro! Era muito bom! Este dias eu disse isso pro Zeca e ele queria pedir a moto do sobrinho emprestada só para me buscar em casa e dar uma volta pra matarmos a saudade. Pode?! As vezes penso: será que esfriei por que ele não é minha cara metade ou será que nem existe cara metade? Será que é possivel viver 10, 15 anos com alguém e manter o fogo acesso? Acho que com o tempo o amor se fortalece, mas e a paixão? Sinto muita falta da PAIXÃO em si. Pode parecer besteira, mas queria olhar pra ele e sentir o que sentia quando namorávamos. Será pedir muito? Acho que sim!! Beijo meu querido amigos seg 19/09/05 13:38 Obrigada pelo incentivo! O senhor é o único que me apoia. VALEU!!!! F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...