quarta-feira, 4 de maio de 2016

Nova etapa do BikePoa terá wi-fi em todas as estações - Utilidade Pública

Em até 120 dias, uma nova etapa do BikePoa será apresentada à população, com bicicletas novas e estações readequadas. O contrato foi assinado nesta quarta-feira, 4, pelo prefeito José Fortunati, pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e pelo presidente da empresa Samba Transportes Sustentáveis, Ângelo Leite. O ato reuniu autoridades, imprensa, ciclistas e estudantes no auditório da EPTC. 

Fortunati destacou a forma como o uso da bicicleta aumentou depois da implantação do serviço na Capital, melhorando a relação entre ciclistas e outros condutores. "O BikePoa é um sucesso, uma referência e veio para ficar. Estamos qualificando o serviço com as melhorias exigidas no novo edital de licitação, o que vai tornar o nosso modelo o melhor sistema de bicicletas compartilhadas do Brasil", disse o prefeito. Ele explicou que a principal novidade é que todas as 40 estações do sistema de bicicletas compartilhadas terão wi-fi, com internet livre para os usuários empregarem o aplicativo do BikePoa em seus smartphones. Além disso, as bicicletas novas terão faroletes dianteiro e traseiro, dando mais segurança aos usuários.
Com essa nova fase, serão 400 bicicletas em circulação, permanentemente, mais os veículos de reserva. Anteriormente eram 400 no total, mas quando algumas iam para manutenção a oferta reduzia. Cappellari ressaltou que as melhorias podem ampliar o número de usuários. “Além de termos uma oferta maior de veículos, o wi-fi nas estações facilita para quem não tem plano de internet, mas tem um aparelho de celular. Vai agilizar e trazer muita qualidade ao serviço, que foi abraçado pela população e contribui para o deslocamento de muitas pessoas”, afirmou o diretor-presidente da EPTC. Também será possível a liberação de bikes com a utilização de um cartão magnético específico do sistema.
O presidente da empresa que opera o sistema lembrou que Porto Alegre é uma das cidades com maior aceitação e utilização das bicicletas compartilhadas. Desde sua implantação, já foram realizadas 775 mil viagens e 169 mil cadastros no site. “A bicicleta pública faz parte de Porto Alegre. A assinatura do contrato é a consolidação desse projeto e da relação sólida da capital gaúcha com esse meio de transporte”, concluiu Ângelo Leite. 
A gerente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú, Simone Gallo, explicou que, mesmo num momento de crise, quando os patrocínios em outras cidades do Brasil foram suspensos, a grande demanda pelo serviço em Porto Alegre fez com que a empresa decidisse continuar investindo na Capital. “Resgatamos a bicicleta, um meio de transporte que estava esquecido nos últimos anos, e tivemos uma surpresa em Porto Alegre, que tem um dos mais altos índices de utilização. É uma forma de devolver à comunidade o investimento que ela faz na empresa”, afirmou.
Sobre o BikePoa - Os valores seguirão inalterados, R$ 5 por dia e R$ 10 o passe mensal, durante os cinco anos de contrato previstos na licitação. Com a licitação, a empresa responsável pelo sistema terá de atender a índices de qualidade, como tempo de recomposição de bicicletas e vagas livres nas estações, assim como compartilhar as informações com a EPTC, que vai fiscalizar o serviço. O BikePoa iniciou no dia 22 de setembro de 2012 e operava via manifestação de interesse, sem custos ao município. 
Redução dos acidentes - O incentivo ao uso da bicicleta gerou uma maior visibilidade aos ciclistas e, com isso, uma maior convivência com os demais condutores. O resultado é a redução na acidentalidade que vem acontecendo gradualmente em Porto Alegre. De acordo com a Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC, em 2012, ano da implantação do BikePoa, 290 ciclistas sofreram acidentes; em 2015 foram 213, uma redução de 26,5%. O número de feridos caiu de 287 em 2012 para 214 no ano passado (-25,4%), e o de vítimas fatais reduziu de cinco para três (-40%).

Os dados dos quatro primeiros meses de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015, apresentam uma diminuição de 24,44% nos acidentes envolvendo ciclistas (de 90 para 68). O registro de feridos caiu 19,05% (de 84 para 68). O número de vítimas fatais se manteve. Uma morte no período neste ano e também uma morte entre janeiro e abril de 2015.
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

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