quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CARTA À GUILHERME (HOJE MÉDICO)

Caro afilhado, Sempre fui visto como um homem de poucas palavras, de atitudes sim, sempre fui de tomar posições e sempre me considerei um conciliador quando não estou na "arena". Tentarei não usar de metáforas, tentarei não dar exemplos, nem conselhos, até porque eu não sou exemplo para ninguém, tenho muitos defeitos, mas acho que tenho algumas virtudes também, sou fiel aos meus amigos e sou verdadeiro, mesmo que ninguém goste muito de escutar a verdade. Eu quero te dizer hoje que estou do teu lado, sempre estive, nas trocas de idéias, nas alternativas, nas possibilidades, sempre pulsei pelo teu nome, sempre vibreii contigo, mesmo que calado, sempre torci para ti e te festejei a cada vitória tua e já foram muitas, mas já fiquei em silêncio quando teu coração balançou principalmente quando se gosta de uma mulher, mas isso é um capítulo a parte...outras tantas vitórias estão por vir. Achava que não precisava dizer isso, são coisas que um homem leva para si, dentro da alma, os outros não precisam saber disso, o importante é estar do lado certo na hora errada. Agora vem a parte que realmente importa, ou seja, o que realmente importa? Ser um visionário? mas como ser um nos dias de hoje? Como estabelecer relações e enentê-las ao mesmo tempo se as pessoas falam de diversas formas, e dizem as mesmas coisas de diversas maneiras e a gente não entende como se adequar a cada situação, e o pior, é ter que tomar um pé de lado para qualquer lado que a gente vá. Se tu fosses meu filho, hoje eu te diria, pega a tua prancha e vai surfar, aproveita a vida, mas aproveita mesmo, cada minuto, mas não esqueces que teus pacientes te esperam, Deus é claro quanto as opções dele, temos é que entender o significado dele no nosso contexto, às vezes não queremos ler ou não entendemos o que ele nos repassa. Escutas os conselhos do teu coração, da tua alma, do que tu acha que é certo, tu vais ter ainda que escutar muito e depois que tu escutar tudo na tua cabeça, bota uma prancha nos pés e larga tudo no mar que é muito grande, parece que ele é um grande conselheiro. Usa a inteligência, pois um aperto de mão e um abraço repsentam muito mais do que palavras jogadas ao vento, que às vezes doem no nosso coração. Não vais atrás de conselhos, principalmente de parentes, tios, tias, sobrinhos, mas deves escutá-los cada um tem a sua verdade, por mais que mentira que possa ser, decides sempre com a tua consciência, afinal tu já és um homem, haverá um dia que com o status profissional terás o mundo financeiro a teus pés, logo muito cuidado por causa disso. Gostaria que a tua vó estivesse viva para te dizer alguma coisa que eu não saberei ou poderei te dizer, mas eu sempre estive presente nas horas que ela falava sobre ti, do amor, do carinho e da cumplicidade que ela tinha ao falar de qualquer neto, eram os filhos dela na verdade, as jóras raras dela. Nós apanhamos muito quando pequenos, mas ai que alguém encostasse o dedo em alguma nelo dela...e essa paixão que ela tinha por ti em especial meu afilhado, são as pérolas que deves levar para os teus pensamentos e interpretações sobre nossa família, de que tinha na minha mãe ou na tua vó, como queira, um sentimento maior do que qualquer outro sentimento que pudesse a vir a nos fazer pensar diferente. Por ti meu afilhado, tua avó já teria enfiado o dedo na cara de muita gente hoje. Existe uma teoria de que quando alguns casais se separam os filhos tomam partido para algum lado, não precisa ser assim, mas os interesses dizem que se não houver um convívio mais harmonioso, a tendência é o afastamento, ou distanciamento e aquilo que se poderia adquirir em termos financeiros, devido a isso, é repassado a uma nova realidade. Isso depende dos interesses. Do que se acha justo ou não. Das relações. Só depois de muitos anos é que as pessoas se dão contas que poderia ter sido diferente. Aí...já passou. Depois que o meu pai morreu eu passei vinte e poucos anos achando que poderia ter sido diferente, ele poderia ter vivido mais, e me ensinado mais coisas, me abreviado algumas fases, talvez eu não tivesse errado tanto...de qualquer forma eu me formei, há mais de 20 anos, coisa que ele achava que nãoi aconteceria, como forma de me mandar para o caminho certo, ou seja, ele deve ter ficado tão feliz, como no dia que passei no vestibular, mesmo no remanejo, e tu vê na cara, na expressão da pessoa, o sentimento de orgulho. Por fim meu afilhado,. vou encerrar por aqui, não tenho mais condições emocionais de continuar... Feliz aniversário ESSE TEXTO FOI ESCRITO EM 20/08/2008 PELO ANIVERSÁRIO DE MEU AFILHADO GUILHERME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...