quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Visitação ao Laçador na Semana de Porto Alegre



Arte: JOG Engenharia de Andaimes/Divulgação/SMC PMPA

Na Semana de Porto Alegre, a população terá a oportunidade de ver bem de perto um dos principais monumentos do Rio Grande do Sul: a estátua do Laçador. Obra mais importante do escultor Antônio Caringi, ela será exposta com uma estrutura de andaime em seu entorno. O público poderá subir para observar o símbolo oficial da Capital.
A atividade, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da JOG Engenharia de Andaimes, integra a programação da Semana de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 21 e 30 de março. As visitações serão realizadas das 9h às 12h e das 14h às 18h. 
Além do andaime que cercará o Laçador, localizado próximo ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, no bairro São João, será montada uma estrutura com cobertura provisória, bancos, banheiros químicos e food trucks, sem custos para os cofres públicos do município. 
Uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local para falar sobre a história do monumento e o processo de restauração do Laçador, que começará em breve. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon) é responsável pelo projeto de restauro.         
História do monumento - O Laçador foi modelado por Antônio Caringi em 1954, tendo como modelo o folclorista Paixão Côrtes, e venceu um concurso com o objetivo de ser o Símbolodo Gaúcho. Naquele ano, em exposição internacional, a escultura em gesso foi apresentada na Cidade de São Paulo. 
Somente em 20 de setembro de 1958, já fundido em bronze, o Laçador foi inaugurado no local original, no extinto Largo do Bombeiro. Em 1992, por Lei Municipal, a estátua foi declarada Símbolo Oficial de Porto Alegre.
Em 2007, a obra foi transferida para onde se encontra atualmente, o "Sítio do Laçador", e foi instalada em uma estrutura elevada, que a deixou distante para quem visita o local.
texto de Paulo Beccon
edição: Fabiana Kloeckner


Nelsonpoa: Desenhei duas vezes o laçador. A primeira o pessoal da greve usou como cartaz, eu até sabia de quem era a ideia, do Jajá, que sentia um pouco de ciúme da qualidade do meu material, isso mesmo, eu copiava aumentado como ninguém na época, tinha um amigo que fazia caricaturas, foi assim que eu acabei me projetando, com uma caricatura na minha porta de recepção, naquela época eu era conhecido como arquiteto, minha formação não era essa, era mais ligada na área da informática e administração, coisa muito seria eu amava aqueles rolos, eu deveria naquela época ser mais centrado e muito mais focado, a concentração deveria fazer parte da minha vida eu não deveria beber e pouco me interessar pelas mulheres...vamos continuar, a segunda vez, não foi como a primeira, foi melhor e eu não me arrisco na terceira enquanto não me lembrar o que fiz com a segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...