quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Carris abre processo para aquisição de 87 ônibus novos

A Companhia Carris Porto-Alegrense terá 87 novos ônibus em 2019, maior aquisição já registrada pela Companhia em edital de lote único. O processo para aquisição dos veículos inicia nesta quinta-feira, 28, com a publicação de dois editais no Diário Oficial do Município (Dopa). Haverá a compra de chassis e carrocerias separadamente, modalidade que permite maior concorrência entre as marcas, possibilitando à Companhia a aquisição com valor final mais atrativo. A estimativa é que a nova frota entre em operação ao longo segundo semestre. A mais recente aquisição de ônibus por parte da empresa ocorreu em 2014, 50 unidades.
Modalidade - Os carros devem ter fabricação 2019 e modelo do mesmo ano, ser do tipo urbano convencional, com sistema de ar condicionado e acessibilidade. Outros detalhes e condições para participação de empresas no pregão eletrônico estão descritos nos editais. A realização das licitações, contudo, depende ainda do sucesso do andamento das negociações que estão sendo realizadas com as instituições bancárias, decorrentes da situação financeira da empresa.
A data de recebimento e abertura das propostas previstas nos editais é dia 25 de março, tanto para compra dos chassis como para as carrocerias, através do endereço eletrônico www.portaldecompraspublicas.com.br. Os veículos que saírem de circulação serão vendidos.  
Números -  A Carris atualmente conta com uma frota de 347 veículos. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade e 60% são dotados de ar condicionado. Com a renovação da frota, 86% dos carros serão acessíveis e 80% terão ar condicionado. A Companhia também conta com 18 terminais e realiza, diariamente, 2.900 viagens, transportando 155 mil passageiros/dia. São percorridos 55 mil quilômetros por dia. Hoje a Carris detém 24 linhas. Destas, 17 são transversais, quatro são circulares e três são radiais. O quadro funcional conta com 620 motoristas e 625 cobradores.
História - Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, a Capital dos gaúchos era uma pacata província de apenas 44 mil habitantes, que recém havia completado 100 anos de fundação. 
 texto:Paulo Ricardo Fontoura e Fernanda Leal

edição: Fabiana Kloeckner













Nelsonpoa: Mas de onde me saem com essa, empresa deficitária com rombo de mais de 50 milhões, em elefante branco, um problema para o município...como sempre, parece que não era bem isso e o governo deve ter se dado conta de alguma coisa muito seria, alguém fez alguma avaliação e soltou na empresa o que a administração, como sempre, fez muito mal juízo. Aqueles ônibus vivem lotados, e ainda assim, são pos melhores que tem em Porto Alegre, por incrível que pareça, são confortáveis e com designs especiais para pessoas idosas, empresa que já teve certificado ISO, renasce dependendo de investimentos bancários...história muito mal contada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...