quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Nova tarifa de ônibus é aprovada e deve subir para R$ 4,70 em Porto Alegre

A questão agora ficou meio fora de controle, para sair por aí andando de ônibus precisa ser feito um planejamento. Os permissionários de lotação não querem o aumento da tarifa, temem pela quebradeira, e o valor em razão dos aplicativos vai acabar mudando a questão que envolve esse tipo de transporte, sem falar dos outros, uma nova forma de se locomover sem se ater aos custos que envolvem essa operação. A região metropolitana também está nessa categoria, continuam aumentando porque andar de ônibus ainda continua razoável, mas não sabemos até quando quem depende de salário vai conseguir suportar, a alternativa é uma frota diferente e um transporte particular compartilhado. O modelo adotado, as formas de tentar diminuir os passageiros para aumentar o lucro envolve inclusive a retirada do cobrador de ônibus, vai continuar subindo. Olívio Dutra tentou uma vez encampar as empresas e quase quebrou a cidade deixando um rombo naquela época bem considerável. Já vimos que esse tipo de atitude não tem o retorno desejado, não se sabe o que de fato está em jogo nesse processo, precisa de um amplo debate estratégico de forma a entender o sistema como um todo, a caixa preta talvez eles mesmos não sabem de onde vem os resultados. O governo que está no comando pensa de acordo com os empresários e nem sabe o que é um ônibus, disse que privatizaria a Carris pelo deficit, mas ainda não o fez, e provavelmente tenha medo de ser descoberto depois que a concessão seja realizada, de que o sistema era lucrativa e tenha que ainda devolver o dinheiro perdigo aos cofres municipais e ainda seja obrigado a não se candidatar para qualquer órgão publico e ainda ser preso pela venda inapropriada de um bem público e histórico que dava lucro:

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