quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A FALTA DE ÁGUA EM 39 BAIRROS


O trabalho do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Estação de Bombeamento do Menino Deus terminou pouco antes da meia noite dessa terça-feira, 25. O sistema que abastece 39 bairros, pouco mais de um terço da cidade (aproximadamente 460 mil pessoas), voltou a funcionar de madrugada e agora irá se normalizando, nas diversas áreas, ao longo do dia. O Sistema Menino Deus é responsável por 44 bombeamentos para 52 reservatórios, com volume de reservação de 87 milhões de litros (86,7 mil metros cúbicos). 

 

O serviço de manutenção preventiva, que durou mais de 16 horas, nessa terça-feira, 25, foi feito no barrilete de recalque de água bruta. Esse é o principal cano (tubulação) do Sistema Menino Deus. Em aço, com diâmetros de 1,80 m, ele foi cortado onde havia desgaste de material e vazamento. Depois foi tamponado com solda de uma placa também em aço. O barrilete recebe a água de todas as bombas que captam a água bruta no Lago Guaíba, junto ao Parque Marinha do Brasil, e leva morro acima (desnível de 11 metros) até a Hidráulica do Menino Deus, na rua Barão de Guaíba, onde distribui essa água para os diversos canais da estação de tratamento.

 

O Dmae também executou, durante essa longa paralisação do Sistema Menino Deus, 15 outros serviços menores de manutenção, em dez estações secundárias de bombeamento e tratamento de água. Toda essa operação envolveu o trabalho de 140 servidores, dos diversos setores do Dmae.

Primeiro, a água chegará a 25 bairros:

Azenha, Boa Vista, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Cristal, Glória, Higienópolis, Ipanema, Jardim Botânico, Jardim Itu-Sabará, Jardim do Salso, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Praia de Belas, Santa Teresa, Santana, Santo Antônio, Tristeza, Vila Conceição, Vila Jardim.

 

Em 14 bairros, o abastecimento será retomado de forma mais lenta:

Agronomia, Belém Velho, Bom Jesus, Cascata, Coronel Aparício Borges, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Partenon, Petrópolis, São José, Três Figueiras, Teresópolis, Vila Nova e Vila João Pessoa.

 Texto de: Roberto D´Azevedo
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
 
 
A questão
A questão tem sem aprofundando há muito tempo, desde que houve o rompimento na própria Estação de Tratamento do Menino Deus que deixou o bairro debaixo d'água, literalmente. Quem puder que cave um poço, com autorização é claro, ou quem puder, que compre e instale uma caixa de 500 litros mais ou menos, já que a família também precisa ser atendida nessas horas, que todo mundo fica desesperado. Além disso, para quem mora em casa, ou condomínio que tenha e dê essas condições, procure alternativas, não de diminuir a conta de água, mas sim de captar a água da chuva, como fonte de não ficar tão depende do consumo da água para uso pessoal. Previna-se, porque chegará tempo que esse bem ficará escasso, e quem tiver preparado não vai passar por tanta dificuldade, inclusive de saúde, pois isso afeta inclusive o emocional de cada pessoal. A ordem então é, previna-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...