domingo, 19 de junho de 2016

Você conhece alguém que mente com frequência e não admite? Entenda o que é Mitomania

Transtorno está relacionado com questões de baixa autoestima

O mitômano é uma pessoa que mente, sabendo que está mentindo, mas não consegue parar, é um hábito compulsivo.

— A mitomania é quase como uma dependência química. O sujeito que bebe, fuma ou usa drogas faz sabendo o que está fazendo, sabe que faz mal, mas não consegue parar, é um vício — explica Samantha, especialista em psicopatologia, que é o estudo dos transtornos mentais.

E se a pessoa acredita nas próprias mentiras?
Nestes casos o caso é mais delicado, pois sai do nível de mitomania e passa para o chamado transtorno delirante, onde o portador mente, cria histórias e acredita naquilo que diz. 

Porque alguém se torna um mentiroso compulsivo?
A mitomania está relacionada a questões de baixa autoestima, o desejo de fazer parte de um grupo, busca incessante por atenção. A doença se desenvolve, predominantemente, na infância ou adolescência. Conforme Samantha, as crianças começam a contar pequenas mentiras por conta do medo ou de verem os adultos fazendo o mesmo.

— Os pequenos repetem comportamentos que veem os mais velhos fazerem. Assim que a família identificar o problema deve conversar com a criança e não minimizar a situação ou dizer que é da fase, pois quanto mais tarde a busca por ajuda, mais difícil de reverter — orienta a doutora. 

A mitomania está associada a outros transtornos?
Sim, pode estar ligada a narcisismo, bipolaridade e psicopatia que, na infância, chama-se de Transtorno de Conduta.

Como identificar um mentiroso compulsivo?
Samantha diz que é fácil perceber o problema no outro, nunca em si mesmo.

— Quando uma pessoa passa a mentir com muita frequência, muda as versões das histórias sem perceber e não demonstra se importar com isto, é um sinal de que ela sofre de mitomania. Entretanto, se auto identificar é mais complicado, pois todo mundo mente em algum momento da vida e a pessoa não vai admitir que tem uma doença, vai sempre se justificar dizendo que é normal, todo mundo faz — explica ela.

Quais as consequências?
O mitômano pode, facilmente, afastar as pessoas que ele busca se aproximar por ficar mentindo, ter problemas de relacionamento e convívio familiar.

Existe tratamento?
De acordo com a doutora, não há remédio para a mitomania. O que pode ser feito é um acompanhamento psicológico e psicoterápico a fim de ajudar a pessoa a vencer este problema.

O problema mesmo é que não há remédio para a doença. Eu não sei como uma pessoa consegue entender esse tipo de doença, se ele diz que está mentido e sabe disso, como fica? É uma mentira, logo, a melhor coisa para fazer é tentar arrumar o estrago, mas se o cara não sabe que está mentindo como fica?  E está associada a outros tipo de doenças, acaba ficando tudo muito confuso, não acredito de fato que essa doença exista, de modos que não acho que isso seja de fato um problema, como por exemplo, quando o marido mente para mulher que vai sair com os amigos e vai um encontro com uma amante, que tipo de mentira é essa? E se ele faz seguido e começa achar que aquilo é normal, como vai ser o tratamento, terá que ser levado ao conhecimento da amante, por exemplo? As pessoas doentes que mentem e não se lembram ou nem sabem porque fizeram, tem um prolema muito maior e provavelmente outro motivo para que isso de fato aconteça. Tratamento e internação é recomendável para um fator de loucura que está escancarado nesse tipo de doença, e a melhor forma de curar, é o envolvimento de toda família para que esse transtorno acabe passando pelo fato de que isso não é coisa de quem não tem para fazer, é que a cabeça está sendo envolvida, em alguma parte, por uma nuvem que afeta a memória da pessoa sob vários ângulos, Freud definiria isso com mais clara evidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...