terça-feira, 7 de junho de 2016

Professor Ari Riboldi: Adiar, protelar, deixar para as calendas gregas...

Adiar - Termo formado pelo prefixo latina a, que indica afastamento, separação, mais o substantivo dies, diei, dia, espaço de tempo de vinte e quatro horas. Transferir, postergar, protelar, marcar compromisso para outro dia.

Postergar - Possivelmente originário da locução latina post tergum, detrás, posterior, nas costas. Formado pelo prefixo pos e post, atrás, depois, mais o substantivo tergum, i, costas, dorso, lombo, retaguarda; pele, pelo. Colocar em segundo plano; pospor, desprezar, preterir, menosprezar; deixar de cuidar, deixar de ter zelo; deixar para depois, adiar.

Procrastinar - Do latim procrastinare, deixar para amanhã, adiar. Formado pelo prefixo latino pro, para frente, diante, em favor de, mais o advérbio latino cras, amanhã, do qual deriva o substantivo crastinus, i, o dia de amanhã. Transferir para outro dia; deixar para depois; adiar, postergar, transferir, protelar, delongar, demorar, espaçar.
   Antônimos: Antecipar, precipitar, abreviar.

Protelar - Do verbo latino protelare, afastar, expelir, expulsar, apartar, arredar, prolongar, demorar, adiar, espaçar; derivado de protelum, cujo sentido original, de origem agrícola, era "esforço contínuo de puxar para frente". Termo formado pelo prefixo latino pro, para frente, diante, em favor de, mais o verbo tenere, segurar, reter, parar, conter, possuir, ter, ficar imóvel. Deixar para depois a realização de algo; retardar, adiar, postergar.

Deixar as caledas gregas - Do latim calendarium, de calendas, nome do primeiro dia de cada mês do calendário romano. Por sua vez, calendas veio do verbo latino calare, anunciar, proclamar, convocar. Na Antiga Roma, no primeiro dia do mês, um escravo anunciava os acontecimentos felizes (fastos) e os acontecimentos infelizes (nefastos) daquele período. Calendas, em latim, era o primeiro dia do mês e também dia de pagar as contas. Os gregos não tinham as calendas, motivo pelo qual o escritor romano Suetônio (nascido em 69 d.C e morto em 145 d.C) criou a expressão "pagar nas calendas gregas", ou seja, nunca, e também originou o ditado popular "deixar (ou ficar) para as calendas gregas" para designar algo que jamais será pago ou, na linguagem do povo, no dia de "são nunca".

Fale e escreva corretamente - Um milhão, dois milhões, 1,5 milhão, 2,5 milhões
   Milhão, milhões - Substantivo masculino correspondente a mil milhares. Portanto os artigos, pronomes e adjetivos referentes a milhão devem concordar com ele em gênero (sempre masculino) e em número (singular ou plural). Exemplo: Dois milhões de crianças (e não duas milhões). No uso de algarismos, singular para o número 1 (um milhão) e plural de 2 em diante. Exemplo: 1,5 milhão de refugiados; 2,4 milhões de desempregados.

Ditado popular
O tolo, por esperto é dado, quando calado.

   Percebe-se o tolo pelo que diz. Da mesma forma, nota-se o sábio pelo conteúdo de suas palavras. A língua é portadora do que somos, do que pensamos, da visão de mundo que temos. Ditado similar: O tolo calado passa por sabido.
Nelsonpoa: Uma coisa é certa com as calendas gregas,  é arrumar uma forma de pagar aquilo que a gente sabe que não nos compete.  Em tempos de crise é o que mais ouvimos, protelar,  postergar,  vestir um santo e desvestir outro. Sinceramente,  procrastinar é uma forma de lidar com momentos de suspender o processo como um todo, dr encontrar espaço para recuperar tudo aquilo que foi perdido de uma forma obscena e imoral, agora é tempo de despertar e não se fazer de vítima, mas mostrar para quem mais precisava ver,  quem realmente estava errado nessa história toda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...