domingo, 19 de junho de 2016

Sete erros para evitar ao dar mesada para os filhos

A mesada é ferramenta de educação financeira. Muito usada pelos pais.

O educador financeiro Reinaldo Domingos listou sete comportamentos que considera errados e deveriam ser evitados ao dar mesada para as crianças:
1. Desequilíbrio
A criança não deve guardar todo o seu dinheiro para os sonhos. Precisa separar 50% de sua mesada para o consumo cotidiano e se dar o direito de comprar algo que deseja – sem excessos. A disciplina rígida pode acabar transformando seus filhos em crianças obsessivas com o dinheiro e, consequentemente, em futuras pessoas avarentas.
2. Violação
Os pais não podem, de forma alguma, usar o dinheiro que a criança vem guardando para os seus sonhos como empréstimo. Parece uma recomendação absurda, mas há pais que mexem no cofrinho do filho ou retiram algum valor da caderneta de poupança da criança para pagamento de uma conta da casa ou mesmo para uso particular.
3. Ruptura
Nunca atropelar as etapas de esforço e crescimento do filho. Jamais compre o objeto de sonho antes que a criança consiga juntar o dinheiro para conquistá-lo. Isso fará com que ele registre na mente, para o resto da vida, a ideia de que não precisa lutar para conquistar as coisas que deseja.
4. Permissão
Aprenda a dizer não. É para o bem da criança. É natural no início a criança gastar todo o dinheiro antes de o mês terminar. Está aprendendo e vai pedir mais quando isso acontecer. Mas ela deve vivenciar as consequências de seus atos.
5. Desmedida
A mesada não pode ser usada como prêmio ou castigo. Não pode ser vinculada a notas baixas ou atividade doméstica. A mesada deve ser respeitada e jamais virar uma moeda de troca ou “barganha” entre pais e filhos.
6. Remuneração
A mesada não é salário. Salários são pagos para quem trabalha e criança não pode e não deve trabalhar.
7. Sonegação
Os adultos devem ensinar as suas crianças, desde cedo, que tudo que compramos deve vir com nota fiscal. Desde um chocolate até uma bicicleta. Portanto, não deem o exemplo errado para os seus filhos, negociando uma compra sem nota fiscal para obter desconto.

Nelsonpoa: a mesada para mim nunca funcionou, o pai e a mãe não tinham dinheiro para dar e vender, e o meu filho será extremamente prejudicado se ele ganhasse mesada, e a velha história do bom sendo é o que vale dependendo da forma como seu filho age. Na verdade ele é o reflexo daquilo que você faz e pensa, tudo é uma questão de agir, falar e dizer na hora certa, apenas ensinado e mostrando para ele o que é o melhor e como queremos que ele se comporte no futuro em relação a isso. E essa parte é a mais importante de tudo, porque quando chegar a hora da virada, ele vai entender que chegou a sua hora de comprometer a renda com aquilo que foi lhje dado ou presentado no passado, se isso acontecer de fato, você é um vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...