segunda-feira, 20 de junho de 2016

Entenda os efeitos do frio no corpo

Temperaturas extremas impõem ao organismo um estresse físico e o submete a uma necessidade de mais energia 

O cardiologista e professor titular da PUCRS Luiz Carlos Bodanese explica que o frio, principalmente quando súbito, impõe ao organismo um estresse físico, submetendo-o à necessidade de mais energia. Uma das respostas a isso é um discreto aumento na pressão arterial e do ritmo do coração, além da vasoconstrição periférica (vasos sanguíneos ficam mais estreitados, como forma de proteção à perda de caloria).

– O agasalho vai impedir que isso se torne um problema grave, porque podem haver situações extremas, como danos nos dedos, até uma necrose, se não for bem cuidado – afirma Bodanese. – Com o corpo agasalhado, o organismo é menos agredido, reage menos – acrescenta.
Maior incidência de infecções respiratórias também estão ligadas à chegada do frio. Conforme o médico infectologista Osvaldo Vitorino Oliveira, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), isso ocorre porque há uma tendência de as pessoas ficarem mais confinadas. Portanto, o especialista indica que ambientes sejam mantidos arejados, e as pessoas evitem espaços muito cheios.
– O ideal seria manter o ambiente arejado sem que tivesse corrente de vento, além de fazer vacinas indicadas, como a da gripe. Grande parte das doenças respiratórias se transmite em uma área de contato de um metro e meio – explica Oliveira, salientando que gripe e resfriado são problemas muito comuns no inverno.
Outras reações corriqueiras são rachaduras nos lábios e ressecamento da pele das mãos – para isso, recomenda-se a hidratação com cremes. É importante frisar que nem todas as pessoas encaram o frio da mesma forma: a vivência acaba adaptando nosso corpo, não quer dizer que alguns têm "genética mais potente" do que outros.

Para quem mora no Sul, a coisa aqui fica muito feia, ainda mais sem o El Nino e sem a La ninha para filtrar o fio, esse parece que vem direto e vai ser um dos mais frios do ano, terei que comprar a estufa mais potente, e o ventilador também, porque parece que não existe uma temperatura ideal por aqui, como no Rio de Janeiro, por exemplo. Então, nós podemos verificar pela nossa conta de luz, e quanto tempo nós ficamos em casa, sem usar nada, apenas ficar sem nos preocupar com o tempo. A hora então é de se proteger, e apelar para o sol, quanto ele aparecer e procurar ficar um tempo junto com ele, pois é que pode nos dar algum tipo de energia para segurar durante a noite. O frio sempre foi a parte mais difícil, porque ataca todo nosso sistema, e um chuveiro bom é um grande aliado nessa hora, porque ativa toda circulação do corpo e não deixe de tomar seu remedinho da pressão, que nessa época do ano aumenta consideravelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...