terça-feira, 17 de abril de 2018

De aniversário, Guion Center enfrenta rotina de movimento fraco e pode fechar

Além de exibir filmes selecionados, espaço, que completou 19 anos, também tem galeria de arte, mas sofre com baixo número de frequentadores.

- Que saudade daquela época em que botávamos a plaquinha "ingressos apenas para a próxima sessão". Lembra? - pergunta Aiko Schmidt ao marido, Carlos Schmidt. Juntos, eles administram o Guion Center, no Shopping Nova Olaria, que completou 19 anos em 22 de junho.

Em 1995, ano da inauguração, 50 mil espectadores assistiram a O Carteiro e o Poeta, de Michael Radford, que ficou em cartaz por 21 semanas. Anos mais tarde, Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, ficou em exibição por 32 semanas. Hoje, no entanto, o desempenho das salas é bem menor.
- Nunca mais cheguei a 4 mil espectadores em uma semana. Há muita fantasia sobre o Guion. A verdade é: ou recebe apoio ou fecha - resume o fundador do espaço.

Nelsonpoa> Tenho tantas histórias nesse cinema que nem sei se posso ou devo comentar, da vez que perdi meu chapéu, minha carteira com dinheiro, de outras tantas coisas que sempre estavam lá, no mesmo lugar de sempre, a minha espera. Vi tantos filmes no Guion que achei que ele era imortal, engano meu, sofre como todo espaço de cinema, e ainda tem a capacidade de vender pacotes para o semestre inteiro, por valor bem abaixo do normal. O cinema não aceita cartão, somente dinheiro, é o mais caro da cidade, até nos dias de meia, essa é o grande problema, filmes de qualidade. A cafeteria me revela momentos de pausa para pensamentos idealistas e contraditórios, em meio a uma taça de vinho, ou um bolo de milho, um café, quiça uma pipoca de 7 ou de 10. Atendimento de primeira, fechar o Guion, seria fechar um pedaço de mim, certamente nunca mais terei outro espaço como esse a minha procura na cidade. Durante quase três anos fui amante desse cinema, me encontrei com a minha ingenuidade e a minha decência pelo que eu deseja ser, talvez um crítico de cinema, ou talvez apenas um fugitivo da mulher ou quem sabe um amante da sétima arte. O certo que tive um romance que iniciou nesse cinema a luz de Juliette Binoche, em a A vida de Outra Mulher, uma história incrível que vai ficar marcada para sempre na minha lembrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...