domingo, 17 de julho de 2016

Professor Ari Riboldi: Boato, intricar, intriga, trás, traz

Boato - Do latim boatus, i, mugido, berro do boi, notícia que se dá em altas vozes, derivado do verbo boare, retumbar, berrar, gritar muito. Notícia de fonte desconhecida e, muitas vezes, infundada, que se divulga para o público; notícia não oficial que circula em meio a um grupo; balela, dito sem fundamento; maledicência divulgada à boca pequena para prejudicar alguém, para abalar a imagem e a reputação de outrem.

Intriga - Do verbo latino intricare, confundir, embaraçar, enredar, emaranhar, embrulhar, devirado do latim tricae, tricarum, bagatelas, futilidades, ninharias, coisa sem valor, embaraço, dificuldade. No latim, também existem os vocábulos tricos, onis, trapaceiro, o que busca pretexto para não pagar, devedor de má-fé, e tricosus, a, um, astuto, matreiro, manhoso, esperto.
   Ato de causar intriga; mexerico; o que é falado reservadamente ou espalhado como boato; cilada, maquinação em segredo com o objetivo de prejudicar alguém; desavença, desentendimento; trama, conjunto de ações que constitui uma peça de teatro, filme, narrativa.
   A intriga supõe manobra cautelosa, ação executada de forma oculta e com astúcia para conseguir o objetivo. Diverge do mexerico (de mexer), que consiste, na essência, em descobrir e relatar as coisas que outros fizeram ocultamente, com o fim de causar o desentendimento e a discórdia. Os ambiciosos intrigam inescrupulosamente para lograr os objetivos desejados. Os mesquinhos mexericam para conseguir aquilo que não alcançariam por méritos próprios. Boato, intriga, mexerico, em comum e em conjunto, distorcem e escondem a verdade, criam uma opinião imaginária para que, dessa forma, seus autores disponham do curso das coisas a favor de seus interesses.

Causar intriga - Criar inimizade, animosidade, estremecimento nas relações entre pessoas mediante intrigas; ficar surpreso, curioso ou desconfiado com algo. No sentido literal, entrar num emaranhado de futilidades, enredar-se em ninharias.

Intriga da oposição - Mentira, calúnia, mexerico; assunto sem fundamento, pois nasce de desavenças de quem tem posições e interesses antagônicos.

Intriga de bastidores - Desavenças, mexericos, briguinhas, desentendimentos, boatos que ocorrem nos meandros de uma organização, principalmente no âmbito dos que planejam uma atividade. Essa intriga deixa claro um clima de conflito entre os que fazem parte daquela atividade. A intriga de bastidores não vem a público, não se manifesta na ação propriamente dita, mas pode interferir na sua execução e nos resultados.

Intricado - Intricar - Do verbo intricar (da mesma origem de intrigar, do verbo latino intricare). Embaraçado, emaranhado, misturado; complicado, complexo, confuso, de difícil resolução. No sentido literal: Intricou-se o novelo de lã. No sentido figurado: Os últimos fatos revelados intricaram mais ainda o problema.
   Também se usa: intrincado e intrincar.

Entornar o caldo - Estragar uma situação mediante ato intempestivo, descabido; complicar o que já era difícil por açodamento ou atitude desastrada e inconsequente; arrumar desavença, criar confusão, comporta-se de forma grosseira. Tenha muito cuidado, durante a reunião de condomínio, para não entornar o caldo.

Fale e escreva corretamente - Trás, traz
   Trás - Preposição e advérbio. Na parte posterior, atrás. Exemplo: O sol se esconde por trás dos montes. As palavras derivadas dessa mesma raiz escrevem-se com s: atrás, atrasar.
   Traz - Verbo trazer, na terceira pessoa do singular do Presente do Indicativo. Exemplo: Ele traz os livros para a pesquisa.

Ditado popular
Cada um é filho de suas obras.
   Adaptação dos antigos provérbios latinos: Cada um é o artífice de sua própria fortuna. / O sábio é o artífice de sua própria felicidade. / A pessoa é resultado de suas ações, de suas realizações.
   Nesse sentido, cada indivíduo traça o seu destino.

Nelsonpoa: Talvez intrigante  seja a melhor forma de tentar entender esse jogo de palavras, sempre quando temos uma greve ou quando temos um momento eleitoral o caldo realmente entorna, tudo pode acontecer e as intrigas realmente aparecem. 
Quando uma pessoa está apaixonada é que isso realmente ocorre, pois não sabemos o que está ocorrendo com a outra pessoa, ou seja, se ela ainda está na nossa, se gosta da gente mesmo, essa incerteza, é que faz prosperar o jogo de intrigas, quando na verdade o que temos ter certeza é do que queremos e saber de fato se a outra pessoa quer ou não ficar com a gente, o ideal seria não se apaixonar nunca. A nossa percepção é que sempre existe uma outra mulher, mas nem sempre existe um Homem como aquele que um dia a mulher conheceu e de fato queria que ficasse com ela o resto da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...