domingo, 17 de julho de 2016

Prof. Ari Riboldi - Hombridade.

Homem, mulher e hombridade - Durante noticiário de televisão, na semana passada, ao relatar episódio em que a mulher fez a ocorrência da violência física que sofreu por parte do marido, tornando pública a agressão, o apresentador comentou o fato: “Ela teve a hombridade de tornar pública a agressão do marido”. Em seguida, retificou: “Se é que se pode usar hombridade para mulher” Quis ele elogiar a coragem da mulher, mas deparou-se com um termo que, no momento, lhe pareceu inadequado, impróprio para pessoa do sexo feminino: hombridade. O jornalista fez a observação instantânea, como se tivesse sido traído pela linguagem espontânea. Ocorre que o masculino prevalece sobre feminino. O gênero masculino também designa a espécie inteira. O homem (homens e mulheres) é o único animal racional. Os alunos (alunos e alunas) devem renovar a matrícula. As alunas (o termo restringe para o sexo feminino) começaram a usar short no colégio.
   Pode uma mulher ter hombridade ou se trata de vocábulo de uso restrito para quem é do sexo masculino? Com certeza, homens e mulheres, independentemente de sexo, de gênero e de opção sexual, podem e devem agir com hombridade, mostrando coragem, altivez, autoestima. Na observação do locutor, fica evidente, mais uma vez, que as palavras traduzem a cultura, o senso comum e que a etimologia reserva constrangimentos. Será a linguagem é portadora de machismo? Certamente, pois traduz o modo de pensar e de agir de cada época. O homem era o provedor da casa, fazia negócios, participava das guerras, representava a família; a mulher ficava com as tarefas da casa e da criação dos filhos.  Mais que isso, costumes evoluem, no entanto as palavras, em muitos casos, não seguem essas mudanças de forma imediata.
   Para análise, deleite e apreciação dos leitores, eis uma breve pesquisa sobre a origem e o significado desse termo e correlatos. A pesquisa, baseada em dicionários, é minha. Também teço algumas análises. Deixo a cada leitor o direito inalienável de tomar para si o texto e fazer as críticas que julgar pertinentes.

Hombridade - Do espanhol hombredad, qualidade, dignidade de ser homem, termo derivado do espanhol hombre, homem; por sua vez, do latim homo, hominis, ser racional, homem, ser vivo. No sentido etimológico, homo significa o nascido na terra, o terrestre, o ser humano.
   Condição de quem é másculo, virilidade, energia; dignidade, honradez, retidão, nobreza de caráter, brio, altivez, coragem, grandeza de ânimo; pretensão de igualar-se (ombrear-se) a alguém que lhe é superior.

Homem - Do latim homo, hominis, ser racional, homem, ser vivo. No sentido etimológico, homo significa o nascido na terra, o terrestre, ser humano. Em sentido geral, ser humano; da raça humana, o animal racional em oposição aos seres irracionais. Em sentido restrito, do sexo masculino, marido, esposo, companheiro, amante; do latim vir, viri, homem em oposição à forma feminina mulher; viril, másculo, macho; homem feito em oposição a puer, criança, menino.

Homem de bem, homem de honra, homem honrado, homem de palavra - Em geral são expressões empregadas para designar as pessoas que observam os deveres na sociedade e se comportam com retidão.
   -Homem de bem - Aquele que observa com exatidão as leis da sociedade, respeita os direitos dos demais e age com decoro e decência em tudo que faz; respeitável, digno, honrado, honesto, idôneo, íntegro, probo;
   -Homem de honra - Pessoa que, além de seguir rigorosamente as leis e regras da vida social, mostra, em cada ato, elevados sentimentos de cavalheirismo e de nobreza, afastando qualquer ideia de baixeza ou mesquinhez, o que dá realce ao seu agir. Jamais falta com a sua palavra, jamais deixa de cumprir as suas promessas;
   -Homem honrado - Aquele que nada faz contrariamente às leis da virtude. Todos os seus deveres são realizados com a maior retidão, agindo assim não por meera obrigação e conveniência, mas por princípio e pela formação de seu caráter. Além de cumprir com a sua palavra e promessas, ainda faz justiça aos seus inimigos. A honra é nascida de conduta no convívio social, entendida como fama e opinião adquirida pelo mérito de cumprir com rigor os deveres e de praticar ações de nobreza;
   -Homem de palavra - Que cumpre o que diz e o que promete.

De homem para homem - Com franqueza, sem subterfúgios; ato em que há sinceridade; franco, verdadeiro; direto, sem intermediários. Falar de homem para homem; palavras de homem para homem; conversa de homem para homem. Exemplo: Professor e aluno tiveram uma conversa de homem para homem.

Fale e escreva corretamente - Tampouco, tão pouco
   -Tampouco - Palavra composta pela aglutinação de tão + pouco. Exerce a função de advérbio e significa: também não, sequer, nem. Exemplo: O menino não escreve, tampouco sabe ler. Eu não consigo terminar a pesquisa escolar hoje, tampouco você;
   -Tão pouco - Expressão com significado de muito pouco, pouquíssimo. Exemplo: Ele parece ter tão pouco juízo.

Ditado popular
Zomba o vesgo do zarolho.
   O vesgo sofre de estrabismo; o zarolho é cego de um olho. O ditado expressa que, muitas vezes, há pessoas que julgam ridículo defeito alheio que, em análise mais criteriosa, deveriam reconhecer que elas também têm defeito igual ou semelhante. Fácil é ver o defeito dos outros; difícil é reconhecer os próprios. Semelhantes: Macaco enxerga o rabo da cutia, mas não enxerga o seu. / Ri-se o roto do esfarrapado. / Ri-se o sujo do mal lavado.

Nelsonpoa: Essa do zarolho...aqui os termos que pegam e que a gente utiliza são: Hombridade, De HOmem para Homem e Homem de palavra. Eu me considero um Homem de palavra, hoje já nem sei, tantas coisas aconteceram que nem sei se eu sou eu mesmo, tampouco na verdade do Homem que me tornei, acho que eu fui um caso "sui generis". Uma vez meu pai disse que queria ter uma prosa comigo de Homem para Homem, porque eu o estava evitando e acho que fiquei assim, até a hora da verdade, nem precisei falar com ele dessa forma, a gente tinha uma relação incontestável. Agora, a melhor coisa mesmo que o Homem pode fazer em determinados casos é ter a Hombridade de sair da relação, principalmente quando a mulher chama a gente de covarde,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...