segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cateterismo e Angioplastia...

O conselho e' para quem já passou dos cinqüenta, obesos, fumantes e estressados. Fazer eletrocardiograma uma vez por ano, como se fosse ao urologista. Quem gosta de um churrasco, depois dos 40 fica sendo fundamental. Foi numa dessas visitas que fiquei sabendo de uma artéria entupida. Achei tudo muito estranho, mas enfim acontece.  Na verdade aconteceu de forma inesperada e no melhor da monja forma física aos 54, diabético e hipertenso, estressado com o trabalho e as pessoas que jogam contra. Sei que numa consulta com meu cardiologista pedi ao final da consulta que fizesse um eletrocardiograma. Dali parecia que tinha um problema. Resolvemos então fazer uma cintilografia em esforço e em repouso. Apareceu um problema no repouso do esforço, tudo muito sutil. No laudo não havia comprometimento do coração. Restava então fazer um cateterismo, que é injetar o catéter pela veia do pulso(3 horas de recuperação)ou pela virilha(6horas de recuperação), um procedimento simples, mas cheio de detalhes quanto ao jejum e a medicação da diabete. O resultado do exame se a lesão for grave e/ou moderada implica mecessariamente um procedimento de angioplastia com colocação de stent, que é o retorno ao hospital novamente num prazo mínimo de quinze dias, em repouso absoluto, por recomendação médica. Esse outro exame requer paciência de todos.
Quando o paciente está tendo um enfarte todo esse procedimento é feito de uma só vez, até pelo SUS, mas os riscos são muito grandes.
Na realidade é uma doença traiçoeira, poorque os sintomas se confundem(dorMmência e formigamento nas mãos, dor nas costas) mesmo o paciente tendo uma vida intensamente ativa, eventuais tonturas se confundem com problemas na columa lombar e adjacências).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...