terça-feira, 4 de abril de 2017

Professor Ari Riboldi

Vindita: Do latim vindicta, ae, castigo, pena, punição, vingança; reivindicação; ação de reconquistar, resgate. Reparação de uma ofensa em que o ofendido retruca ao seu ofensor com uma ação ou omissão que lhe traga igual dano; desagravo, desforra, vingança; punição ou castigo amparado em lei. Vingança: Do substantivo latino vindex, icis, caução dada em juízo, abonador, fiador, defensor, patrono, advogado, protetor, vingador; por sua vez, do verbo vindicare, reclamar em juízo, reivindicar. Defender direito, vingar-se, punir a parte que usurpa direito de outra, castigar. Ato lesivo praticado em nome próprio ou em nome de outrem em represália contra alguém, por parte de quem foi real ou presumidamente lesado ou ofendido, como forma de reparar o dano causado. Castigo, pena, punição, vindita, desforra. Ter a vingança no coração: Manter vivo forte desejo de se vingar; alimentar grande desejo de se vingar. Cobra mandada: Cobra mandada é o indivíduo que recebe a missão de alguém para fazer o mal a outrem; recebe uma missão específica e vai cumpri-la. Segundo o folclorista Câmara Cascudo, vem da cantiga popular "os olhos dele são de cobra mundiada". No caso, mundiar significa sugestionar, seduzir, hipnotizar. Portanto, o sujeito cobra mandada não pensa em mais nada a não ser na execução da tarefa que recebeu. Fica totalmente absorto na tarefa a executar. Olho por olho, dente por dente - lei ou pena de talião Algumas leis são conhecidas pelo nome de seu autor ou pelo nome de quem motivou a sua criação. É o caso, por exemplo, da recente Lei Maria da Penha, com penalidades para a violência praticada pelos homens contra as mulheres ou companheiras. Talião até parece nome de rei ou tirano da antiguidade, o que leva muitos a supor que tenha sido o tirano que institui a referida lei. Nada disso. Não existiu soberano assim chamado. Talião vem do latim lex talionis (lex: lei; talis, talionis: tal, igual). Em tradução literal: Para crime tal, castigo igual. O primeiro registro de lei ou pena de talião foi encontrado no ano de 1730 a.C., no Código de Hamurabi, tirano da Babilônia. Pena antiga em que se vingava o delito com a aplicação ao infrator de castigo idêntico ao crime ou mal que ele havia praticado. Forma de legalizar a vingança, a justiça imediata, pelas próprias mãos, com a reciprocidade entre o delito e a pena. Por isso, olho por olho, dente por dente. E poderia continuar: dedo por dedo, mão por mão, orelha por orelha, etc. Fale e escreva corretamente: Reivindicar Reivindicar: Verbo de primeira conjugação. Exemplo: Os cidadãos devem reivindicar os seus direitos. Como a pronúncia é um tanto complicada, especialmente para as pessoas com menor formação escolar, alguns incorrem no erro de falar "reinvindicar" ou "reinvidicar", formas erradas. Ditado popular A vingança é um prato que se serve frio. Há várias interpretações para esse ditado. O que há em comum é que a vingança é sempre planejada minuciosamente, calculada e pensada em seus mínimos detalhes, para ter a certeza de que será levada a cabo com êxito e com requinte resultante da raiva armazenada. Por essa razão, ela pode demorar e ser executada muito tempo depois, com a maior frieza, crueldade, sem piedade alguma. Raramente é realizada de imediato, como se fosse um prato quente. Também se emprega: A vingança é um prato que se come frio. Nelsonpoa: Eu sabia que a vingança é um prato que se come frio, tanto que eu costumo a comer a comida fria já faz alguma tempo, com o tempo vamos nos acostumando a não fazer muita coisa como antes, sim eu sei que parece loucura, mas não tenho mais que aceitar qualquer coisa que me digam, eu faço o que me dá na cabeça, sempre respeitando a cultura do adversário. Não sei o que é ter inimigos e não quis me vingar nem quando pude, não tenho esse perfil, não sei puxar o tapete de ninguém, eu sou um fraco. Eu acho que tenho medo do que pode me acontecer, e espero que em todas as ocasiões, mesmo que ralem ao extremo, aparece um Deus tão superior que me deixar sobreviver a todas as maldades pelas quais já passei, o que não representa também muita coisa, eu gosto de como eu sou e de como as pessoas me vêem, eu acho isso. E deixei de ser um incômodo porque estou numa outra ótica, eu ajudo e não atrapalho, e agora, o dilema é outro, eu superei tudo e acabei ficando e os outros agora querem é tentar outra coisa e com outras pessoas não mais comigo. Então eu quero aproveitar para me encontrar e resolver muita coisa que ainda está pendente, sinto que posso encontrar o Segredo de tudo do meu jeito e da minha forma de pensar e sentir. Eu espero encontrar esse caminho para que outros sigam os meus passos até onde eu sinto que posso mostrar o melhor de uma pessoa que não quer e nem pensa de se vingar com quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...