segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Com tanto escândalo, crise institucional e disputa de poder, é normal sentir que a democracia está se desfazendo

 Acho que o foco precisa mudar...é como o Feminicídio, quanto mais leis, secretarias, delegacias, medidas protetivas vão acontecendo, piores são os números de violência contra mulher...por sua vez a comandante Nádia quando estava comandando a câmara, jogou a guarda municipal contra os manifestantes que estavam na frente da câmara...um horror!  O povo depende de emenda, de ponte, de uma estradinha, daquela corja, logo, tem que mudar o foco; enquanto o estado não ensinar a mulher a se proteger e apertar o botão de perigo na hora H, não vai ter jeito, por outro lado, a mulher precisa tomar consciência dos critérios de sobrevivência com quem se envolve.

A polarização política transformou o debate público na busca de culpados, desviando o foco das reformas essenciais

 É difícil porque os governantes continuam os mesmos, inconfiáveis, não cumprem às leis e não defendem o trabalhador. Sendo assim, toda e qualquer tipo de discussão acaba pelo gestor que não sabe nada de nada e isso de cidadania ativa e de qualidade é pura balela, porque enquanto esse pessoal não respeitar nada e não for responsabilizado por seus atos, os próximos que virão acharão que poderão fazer as mesma coisas, e nada se fará pelo trabalhador, pelas famílias e pela sociedade que acredita nessa gente, seja em Porto Alegre, seja em Santa Maria ou até em Brasília, principalmente.

Feminicídios no RS: prevenir é a única resposta possível

 Esse texto a gente já conhece, e o que falta na verdade é conscientização real de que é uma epidemia, e a vacina para uso imediato precisa de algumas medidas que precisam ser repassadas com urgência a quem está sob forte perigo, ou seja, como se proteger, como lidar com a situação emergencial, como controlar o agressor, é essa a grande questão, porque o que está feito está feito, ou seja, existe um domínio porque em algum momento o agressor ou futuro agressor teve essa prerrogativa, de poder se valer da intimidade para tomar corpo, só que para mulher isso às vezes não serve mais, aquela entrega, aquele prazer e aquela aproximação encheu, não existe mais espaço, e quer sair pela porta da frente, quando na verdade tem que sair pela porta dos fundos e se livrar da praga. Estrago feito, todas medidas tomadas, ainda existe a questão da sobrevivência e é isso que pega aqui, sobreviver! É isso que esses grupos de apoio e o estado precisam fazer a atuar na proteção da sobrevida, fugindo da pratica atual que não resolve nada e sim, praticando novos métodos e dando condições da mulher se defender do agressor na hora H.


ar condicionado...

 "Porque produtividade não nasce da pressão. Nasce da confiança, e não do medo. E confiança se constrói com acolhimento — com diálogo aberto, respeito pela diversidade, políticas que entendem os diferentes ritmos das pessoas. Saúde mental não é custo. É investimento estratégico. Quem ainda não entendeu isso está ficando para trás."

Isso equivale a uma disputa pelo ar condicionado, quando o ambiente da empresa esquenta, quem tem o poder aumenta ou diminuiu quando quer, e o resto que se rale...

Você só se mantém porque em algum momento salvou a cabeça de alguém e por causa disso, você vai mostrando a sua importância durante os anos, e eles passam, você pode fazer a sua carreira em cima disso, ou sair para um lugar melhor, que defina isso que o texto diz, nesse ambiente de harmonia, paz e amor...


"Elas ocupam espaços, crescem e se protegem": como clubes de experiências vêm fortalecendo conexões entre mulheres em Porto Alegre

 Só um comentário aqui hoje, melhor se fosse nenhum...

Esse mulherio é diferenciado, "Isso tem mudado, os homens têm participado mais, mas ainda é normal que as mulheres se sintam solitárias nesses contextos."...
É que existe uma classe social imune, aquela MULHER que está preparada em lidar com sua própria necessidade, pois já superou os estigmas que vem moldando a sua própria personalidade há anos. 
Eu quase tive um romance com uma dessas, ela preferiu fugir a enfrentar o dilema, de encarar um relacionamento e ter que dizer às amigas que conheceu uma pessoa por um site de aplicativo, ela beijava bem, se passasse para o próximo passo, iria se apaixonar, e entregar o jogo...não rolou, eu não queria demonstrar que um dia já tive fama, dinheiro e poder, e que viajar e andar pelos lugares do mundo, dependia da questão financeira, e isso precisa ser muito bem calculado, testado e administrado, não sei se eu era capaz disso e em que momento. Essa mulher morava na boa vista, nunca visitei a casa dela, mas parecia que ela tinha muito a justificar à família e as filhas por assumir um relacionamento tão incerto, foi isso que ela mais ou menos me disse, pedindo um tempo antes de passar para o próximo passo, eu não tinha esse tempo todo...queria envolvimento naquela hora, pois sabia do que poderia render aquele envolvimento, confusão para os dois! 
De qualquer forma, essa mulher, Ivone se não me falha a memória, poderia ter dito a mesma coisa com outras palavras...e eu por sua vez, poderia ter dado o tempo que ela pediu e tentar fazer uma nova tentativa noutro contexto, mas dificilmente eu conseguiria suportar de ver ela com roupa o tempo todo...
Depois daquilo me lembro que veio a de Canoas, que nem me lembro o nome e nem a cara dela, mas me lembro do macacão, que usava para mostrar o corpo esculpido em jasmin...essa me disse na hora, depois de acenar com uma possibilidade, através de um único beijo que poderia evoluir, para o próximo é claro, eu já devia desconfiar que ela sempre namorou pessoas mais jovens do que ela, devia ser muito fogosa na cama.
Já Ivone beijava muito e correspondia que ali poderia ter emoção, quem trata com esse tipo de situação precisa e necessita mesmo é de fuga, alucinante!

Auditoria do TCE aponta que equipe de proteção contra cheias de Porto Alegre tinha só um servidor - A cidade que votou no que merecia...

 A discussão que se tinha era sobre a derrubada do muro da Mauá, já existia projeto de concessão do cais Mauá...isso tudo era de uma previsão matemática, se já houve uma enchente em 1917  e outra em 1941, quando teríamos a próxima? Ocorreria a partir de 1965, no entanto, ela só ocorreu em 1924, 83 anos após a grande enchente de 1941. Passados todos esses anos, Marchezan e Melo, desprotegeram a cidade...como assim? 

  • Em 2018 e 2019, engenheiros do Dmae observaram problemas estruturais nas casas de bomba 17 e 18 (ao longo da Avenida Mauá) que permitiriam o refluxo de água em caso de cheia.
  • Após vistorias realizadas em 2022 e 2023, Dmae e empresa contratada tinham conhecimento das más condições de conservação das comportas.

  • Entre 2013 e 2014, o DEP contava com cerca de 200 servidores. As atividades do extinto órgão, quando assumidas pelo Dmae, passaram a ser exercidas por aproximadamente 90 funcionários.
  • Entre 2019 e 2024, período em que o Guaíba avançou três vezes sobre a cidade, a equipe de proteção contra cheias foi composta por apenas um servidor do cargo de engenharia.
  • A carência de servidores foi igualmente apontada no Dmae. O percentual de cargos ocupados no departamento passou de 49% em 2014 para 28,8% em abril de 2024. Isso significa a redução de 808 cargos ocupados.
  • ,
  • A carência de servidores foi igualmente apontada no Dmae. O percentual de cargos ocupados no departamento passou de 49% em 2014 para 28,8% em abril de 2024. Isso significa a redução de 808 cargos ocupados.
O relatório do TCE viu os problemas de gestão, ambos prefeitos deveriam ser responsabilidades administrativamente, cil e criminal em relação aos seus atos, mas seria como inocentar aos eleitores que colocaram seus votos na urna antes, durante e depois da enchente.

Neste mandato, até agora Melo enche as paradas de ônibus de internet e espaços de conexão, mas os funcionários são relevados a segundo plano, sem as correções inflacionárias, aplicando ambos os mesmos golpes no servidores, tirando vantagens e aplicando arroxos, não pagando as progressões por falta de dinheiro em caixa. Todos os contratos são realizados com parcerias e que mesmo assim, se necessita reajustar a planta do iptu para arrumar a cidade que ele mesmo desprotegeu.

O quadrilátero foi terminado para um centro falido e com prejuízos financeiros para os investidores, uma cidade burocrática e agora mais do que nunca, presas em apartamentos com condomínios de alta infra-estrutura. O plano diretor nos aponta um futuro para morar fora de POA, o quanto antes para a classe média pelo menos.

Respeitar limites não é fraqueza, é amor próprio

 Essas questões são dúbias, as pessoas não entendem o limite das outras, porque não perguntam se isso pode dar algum tipo de problema, para evoluir em todos os sentidos, profissionalmente, pessoalmente, e na família, nos relacionamentos e em todo tipo de condição existe somente uma condição, a conexão e o respeito ao que se quer. da forma não como imaginamos, mas como acontece na realidade; isso mesmo, somos pegos de surpresa em vários momentos e segmentos, e para lidar com isso, necessitamos de proteção. A conexão que nos reforça e nos protege ela precisa vir da nossa capacidade em perceber que existem diferenças de auras por alguns motivos, e isso não é nada demais, vamos percebendo à medida que vamos conseguindo entender o que se passou, em que momento, em quais condições, e que nos envolve diretamente, logo, a conexão está presente em todos os momentos, desde que seja possível compreender o que está ocorrendo e até como se chegar no melhor momento.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Lula diz que mulheres têm medo de denunciar agressões

 Comentários ruins para variar, aqui é quase sempre assim, se sai do foco para botar a raiva para fora, já que um esteve preso e outro está preso. O que vem a tona é preciso ser debatido, não esses comentários que a pessoa ainda escreve o texto para só dizer bobagem. A questão que o atual presidente aborda precisa ser resolvida com urgência, a escola dessa vez não vai resolver tudo, como tu vai dizer para o filho não tomar tal atitude se na casa dele o pai bate na mãe e no resto tudo. Por sua vez, a mulher tem o papel determinante em como prevenir que a situação aconteça, investigando...

Por fim, se existe a denúncia e a medida protetiva, as autoridades precisam armar a mulher a se defender e dar o primeiro tiro, para que não seja vítima na hora que fica cara a cara com o agressor.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Um passo atrás na luta contra o feminicídio - o caso do personal trainer

 Enquanto é necessário um forte trabalho em educação, respeito e análise de dados estatísticos, a Mulher precisa se proteger, para evitar Golpes de todo tipo. Essa proteção começa pela escolha do parceiro, através de uma análise de perfil, nas redes, na polícia, e nas ex mulheres ou relacionamentos que já teve. Depois vem a questão do casamento ou morar junto, onde a pessoa se apresenta de fato,  e se já tem comportamentos obscuros, e é na intimidade que o Homem toma conta da forma e poder, se não for minha não vai ser de mais ninguém aparece, o relacionamento íntimo é perigoso para quem não tem controle sobre seus atos, enquanto a mulher acha que isso é passado, ou seja, a intimidade define muita coisa. Por fim, depois do problema, e da seriedade, só existe uma situação a ser resolvida, ensinar a Mulher a se proteger e armar a mesma para que a família não sofra por relacionamentos caóticos e falidos, indevidos e baseados em redes sociais e aparências, quando a coisa pega fogo, a Mulher precisa saber a hora de atirar e não deixar pedra sobre pedra.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

sobre os desvios milionários na área da saúde

 "Também teriam sido desviados valores das contas-convênio para o pagamento de despesas estritamente pessoais, como remunerações elevadas a funcionários sem prestação de serviços, contratos fictícios de trabalho, aluguéis de imóveis de alto padrão, viagens, aquisição de bens particulares e manutenção de vantagens pessoais."

"De acordo com a investigação, um grupo de empresários de Porto Alegre assumiu a gestão de hospitais municipais de Jaguari, na região central do RS, e Embu das Artes, na Grande São Paulo. De 2022 a agosto de 2025 as instituições receberam mais de R$ 340 milhões em recursos públicos, valores provenientes de repasses municipais, estaduais e federais destinados ao custeio dos serviços de saúde. Parte desse valor, foi enviado para contas e pessoas físicas e jurídicas sem qualquer vínculo com os serviços contratados. Ao todo, 20 pessoas são investigadas entre empresários e terceiros."

a eleição do Simpa

 - Temos que ser bem objetivos: o voto online foi inviabilizado pelos apoiadores da Chapa 1, que apresentaram essa proposta no CORES e votaram nela, fazendo com que ela fosse vencedora. Os apoiadores da Chapa 2, entre os quais eu me incluo, tentaram reverter essa decisão, fazendo um Abaixo-Assinado e recorrendo à Comissão Eleitoral. No entanto, na Comissão Eleitoral, novamente os apoiadores da Chapa 1, que são maioria, não aceitaram. Aceitaram apenas o voto online para aposentados que moram fora de POA ou tem problemas de locomoção e para ativos em LTS.

- É mesmo estranho: vários grupos de municipários que fazem parte da atual diretoria do SIMPA foram para a Chapa 1 e, agora, se dizem de oposição

- Além dos aposentados terem de apresentar atestado médico ou comprovante de endereço até uma data específica para poder votar on line. Isso foi e é um desrespeito. Em plena luta pela garantia de uma conquista como o voto digital, exemplo para o mundo, o nosso sindicato adere à urna de papel, aos moldes do que apregoava o sujeito que foi preso sábado. Sendo que o sindicato já realizou eleições virtuais! Decididamente não da para entender... ou melhor... dá! Isso é o pior! Triste retrocesso do sindicato além de desrespeitarem e menosprezarem a inteligência dos sindicalizados.

-  Quem age igual ao sujeito que está preso é quem fica difamando o sistema eleitoral do sindicato, colocando em suspeita a eleição.

- Aqui não é a "Revolução dos bichos", depois é aquela choradeira dos grupos sobre a atuação do sindicato

- Acho que não devemos tergiversar! Quem impediu a eleição online tem que ter a coragem de assumir e dizer para a categoria o porquê disso!

Como diz o ditado: não devemos misturar alhos com bugalhos! 

Uma coisa é termos "só" duas chapas concorrendo. Quem não se sente representado nelas deveria ter se mobilizado, para criar uma alternativa em que se representasse.

Outra coisa, é a forma de eleição: quanto mais acessível o processo de votação, mais filiados votam - o que garante mais representatividade a diretoria eleita.


Como eu disse anteriormente, eu entendo que, neste momento em que somos brutalmente atacados pelo governo Melo, seria mais correto a composição de uma chapa com todas as forças comprometidas com a categoria. Pena que isso não aconteceu! O governo Melo é o maior inimigo que a categoria já teve e precisaríamos estar todos unidos para enfrentá-lo!

- sem querer polemizar, aqui o espaço é para ser democrático. Eu não estou difamando o processo eleitoral do sindicato. Se estivese, não estaria apoiando nenhuma chapa. E estou. Apoio a chapa 2, entre outras coisas, pq são os colegas que lutaram para que esta eleição fosse o mais democrática possível, o que seria garantido com voto on line. Mais de 50% da categoria, já aposentada, ter de ir votar presencialmente no Simpa, qdo temos estrutura para relizá la virtualmente, é um absurdo que deveria ser explicado par a categoria. Mas é só a minha opinião. Ninguém precisa concordar.


- Não é de agora, o SIMPA nos representa desde sempre, desde a AMPA, não é disso que se fala aqui. Isso é o básico. O que se diz é que as duas chapas são de situação, uma delas vai vencer e provavelmente as duas vão se misturar novamente. Penso que no mínimo uma terceira via, se a categoria, que discute tanto nos grupos a atuação do sindicato, e a questão de mudança, deveria se manifestar já que o momento é o da eleição. Na minha opinião a chapa da situação tem caráter político e mistura os "alhos com bugalhos", toma parte de questões políticas e jogou a categoria contra o prefeito quando tomou partido na campanha para prefeito por um dos lados, esse não é o papel do sindicato, na minha opinião, agora se a categoria gosta de política e disso que está aí, o sindicato mendigando o que é nosso por direito, e o prefeito com aquela cara dizendo que não pode e que não quer, sabe do que aconteceu na eleição, na minha opinião isso deveria mudar, agora! Vejo os grupos reclamando do sindicato, do prefeito, etc...mas chega na hora, acontece essa questão aí que estamos vendo. Tudo igual para continuar o mesmo. Aí é difícil mesmo.

- Se alguém "ainda" tem dúvida que a entidade dos municipários tinha que fazer campanha contra a reeleição do Melo (como fizemos contra a reeleição do Marchezan), é difícil argumentar!

Outra questão é que os filiados ao Simpa que não concordam com as chapas inscritas deveriam formar uma chapa e submeterem a sua proposta de programa nas eleições. Isso é democracia e fortalece o sindicato! Outra coisa ainda - é que é a mais importante - é que só conseguiremos garantir os nossos direitos quando houver mobilização real da categoria - não são argumentos que "sensibilizarão" este prefeito, que está aí para destruir o serviço público e para enriquecer ainda mais os ricaços da cidade!

- Fazer campanha contra reeleição é uma coisa, fazer campanha para a candidata é outra...por favor!

- Eu só vi campanha do sindicato contra o Coisa Ruim Melonaro! Os diretores que fizeram campanha para a candidata, o fizeram em nome próprio

- "A maior prova de confiar é enfrentar as dificuldades sem perder a esperança" devocional 365. Boa noite a todos.



segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Por que a conta de luz está disparando para o consumidor

 é só reestatizar de novo...mas antes tem que soltar o tornozeleira, o soldador, o surtador, o preventivo, o ivermectina...essa decisão é do povo que apoiou tudo isso daí...como alguém pode trabalhar em home office com essa conta de luz, de água e dos custos da operação, como manter uma empresa assim?

Acordo de cavalheiros hoje sem Neymar?

 Verdade, o Inter estaria mais mobilizado com Neymar, este só joga na Vila agora, quando for realmente decisivo. Santos vai vir para jogar por uma bola, mas depois que ver como joga o Inter vai tentar ir para cima. O final do jogo será uma batalha para qualquer um dos lados, o empate será um acordo de cavalheiros.

"Despedida de Mano Menezes já tem data marcada"

Se é para fazer experiências, traz o Gilmar Dal Pozo, o resto é tudo muito caro, como o time, vai ter que se endividar muito para fazer um time que dispute títulos, só não traz o roger, por favor!
Mano Menezes já conhece os jogadores, sabe da capacidade de cada um, ele na verdade é um treinador de segunda divisão, mas não é um Vagner Mancini, que sempre chega para apagar incêndio, em time grande não se cria porque ele demorar para fazer a leitura e ter o respeito dos medalhões, Melhor deixar o Mano hein...fazer uma coluna dessas sem saber nada de nada, é puro palpite e não agrega nada! Há um tempo atrás o de bona disse que o Mano seria a bola da vez...o que prova que quem levou a bolada foi o próprio de bona, que teve que voltar atrás quando ao rebaixamento. As instabilidades do grupo já tinha na época do Renato, coisa séria isso. Essa imprensa continua querendo apitar onde não sabe nada de nada, ou seja, "só sei, que nada sei".

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

"Nem sempre precisamos contar o nosso lado da história. O tempo conta" Edgard Abbehusen

 Às  vezes a verdade demora para aparecer e por isso se toma uma atitude, às vezes insensata, temerária ou até mesmo duvidosa. 

É necessário estabelecer a conexão correta, estudar exaustivamente o melhor caminho, trilhar a certeza e não se deixar envolver por vozes que não nos dizem nada e só atormentam os nossos caminhos e a nossa própria capacidade de entender e ter condições de resolver o que nos parece uma provocação muitas vezes. As pessoas precisam amadurecer sob todos os sentidos e tomar atitudes que realmente nos deixem em condições de evolução como pessoas. 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Uber completa 10 anos em Porto Alegre

 Já faz mais de oito anos que uso a Uber prioritariamente, uso raramente a 99 porque não tinha como fazer duas viagens ao mesmo tempo para pessoas diferentes. nota na 99: 4,99 , nota na uber: 4,92. Já tive uma vez uma nota de 4,98 na Uber, mas isso quando não tinha mais gente envolvida nessa história. A gente sabe quando leva nota ruim quando mesmo quando usado por outra pessoa, mesmo explicando, não é a gente. Enfim, não dá para comparar, a diferença da 99 para Uber é gigantesca. Como em toda profissão, existe aqueles que se diferem em algum momento. Como já usei muito e ainda faço uso posso dizer com propriedade, nesse tempo todo, foi a grande revolução no transporte, só perde para o ônibus, que dependendo da situação, sai quase de graça. Nesses 10 anos, sempre tive notas boas porque respeitei o motorista, perdi um fone de ouvido que era caro dentro do aplicativo, não consegui contatar o motorista, era caro e deixei um guarda chuva dos bons, mas isso não se compara quando uma vez puxei a campainha para descer, ouvi o barulho do meu guarda-chuva caindo no chão, peguei-o e desci na parada, só que o meu mesmo estava dentro da mochila. 

Uma vez por ano a Uber manda a estatística de como foi usado o aplicativo, qual o carro que mais foi usado, para aonde foram os deslocamentos, e pasmem, o veículo mais utilizado foi o Sandero, coisa que nem me lembro a última vez que entrei num. 

Não existe a melhor viagem, foram várias, algumas poucas que passaram em branco, como se não tivesse existido, me nego a dar uma nota ruim, prefiro não avaliar, sempre tem algum motorista que está naquela condição por necessidade, ou seja, daí que devia dar maior atenção ao passageiro que cá entre nós são muito malas. Para esses devia ter um recado no painel do carro dizendo: "não fale com o motorista"...

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

O que fazer quando a esperança de que o outro mude morre, mas o amor ainda permanece?

 Uau...que situação! No primeiro relacionamento, tudo são experiências e adaptações, quando se parte para o segundo, já se tem bagagem e experiência, para avançar e ter certeza, tem que se conhecer primeiro, namorar, sair, analisar, dançar e depois então transar, não começar do fim para o começo. Para se relacionar, o efeito não pode ser de imediato, tem que se estudar a pessoa, depois do segundo relacionamento, investigar e olhar para pessoa, saber o que tem de tão interessante que se possa abrir os caminhos. Quando se tem uma amante, não existem portas, nem janelas, talvez chaminés apenas, ninguém escolhe uma amante a toa, ou não se é amante à toa, para aquele tipo de relação, o melhor é ser amante, é uma perda de tempo? talvez sejam os melhores momentos de aproveitar a vida, em todos o sentidos, quem aceita, deseja ou se realizada assim?

Dra. Rosângela...

 Me relacionei com duas psicólogas, uma era uma bruxa a outra era uma vaca. Sempre escrevi muito sobre isso, não dos conselhos, mas sim da vivência, e sempre vi por todos os lados, talvez menos a dos Homens, porque esses quando se apavoram ou tentam a terapia de casal, ou viram evangélicos de qualquer dia, matam ou se matam. Psicóloga sabe muito da vida dos outros, apenas isso, é uma pessoa normal com graves erros e fraquezas, acredita no amor e gosta de aparecer, como toda Mulher que se preze.

furiosa

 Assisti ontem, novamente, e como a primeira, desisti na terceira parte do filme. o começo realmente levava a ser um filmaço mesmo, mas é que dão tantas voltas que a gente não sabe mais de que lugar estão falando se é ou não da vila gasolina...o anterior estrada da Fúria foi muito mais surpreendente e divertido, nesses filmes precisa ter a cena da loucura e bizarrice total, que dão conta que o filme vai ter ou não continuidade, mas necessita das figuras que projetem o interesse, acho que não é fácil dirigir e pensar num filme dessa amplitude.

A diferença entre elas, as mais importantes

 a primeira dama, a mãe, a enxaqueca, a profissional.

a Carré, aquele nariz, era ,muito boa de cama, mas acabou ameaçando a amizade por intercorrência do filho mais novo.

 a lora do 71, uma bruxa. A noite mais romântica em todos esses anos.

a KK, sabia tudo, uma mestre, uma mulher que precisava de ter um Homem a altura, quase uma esposa.

a Janda, deveria ser domesticada, foi uma mulher que gostava da coisa, mas tinha aversão por qualquer Homem na vida real.

A Val, que ainda está presa na figuras dos maridos  traidores, para ela todo Homem não vale nada o que restringe a atuação sexual sob diversos ângulos

Tiveram outras que não foi possível estabelecer uma relação, como a Creusa, A juíza, a Luiza que foi minha noiva...é necessário dormir com a pessoa para estabelecer a conexão em determinado momento.



A mãe que tinha um poder impressionante, a gestora, influenciadora

- Eu acho, sinceramente, que me faltou orientação para o futuro; no sentido do que fazer, e como fazer! ... mas, entendo que só me deram o que tinham pra me dar; simples assim! ... Hoje eu poderia estar num patamar profissional bem mais elevado! ... Porém, como já disse, não tenho fo que me queixar: recebi mais que o merecido!!!!


- então, a gente tinha 2 tios que trabalhavam na antiga CRT, e a mãe foi lá no tio Rubens e pediu emprego para os dois, Roger e Sergio, que conseguiu que eles fizessem um teste para ver se podiam entrar lá, o Rildo passou e o Severino não, a mãe foi lá saber o que havia acontecido e não acharam a prova do Severino, ele entrou então sem a prova ser achada, depois veio o WCP, engenheiro, a mãe foi lá e pediu emprego para o ele, que entrou também. Quando eu saí do Serviço Federal a mãe foi ao meu primo em Brasília pedir para me recolocar lá que eu havia sofrido um golpe, mas era tarde demais, minha ex-mulher, que conheci lá, em situação duvidosa, disse que aquela empresa nunca mais foi a mesma com a minha saída, imagina, Brasília pediu para me colocar de volta lá...

Então, na realidade, todos 03 deviam os empregos por mais de vinte e cinco anos para iniciativa da mãe, e por pouco ela não conseguiu resolver até a minha vida no Federal, eu criei nojo daquela empresa, mas a gente não sabe que a coisa sempre pode piorar...aquilo para os meus três irmãos não teve a dimensão do que eles deviam para ela, e o que ela garantiu o futuro de todos eles e das famílias com aquela iniciativa, eles ganhavam muito bem, e ficaram assim, até a CRT ter sido privatizada, todos fizeram patrimônio e se aposentaram com base por lá.

ser referência

- Época de muita incertezas, medos, vergonhas, ...

 Eu ainda não perdoei as minha timidez: fez eu praticamente perder a minha juventude!

- Todos passamos por isso, eu tive uma educação do tipo faço que eu digo mas não faça o que eu faço...

 Atrapalhou muito o meu desenvolvimento emocional, afetivo etc...mas acabou por me dar resiliência e novas bases e tentar repassar ao filho aquilo que não servia.

 Acho que a RR devia ter tido a coragem de se infiltrar no nosso grupo, ela poderia ter nos aconselhado principalmente do que não fazer...mas isso só poderia ser feito  com base na verdade sabida, a gente não sabia da missa a metade, éramos como diz o Luizito, puros ingênuos...e acho aquela postura poderia ser melhor orietanda, mas acho que a gente não era sério o suficiente para suportar, seria muita responsabilidade e ainda tinha a extraterrestre que ia ficar lôca.

 teu problema era aquele, não bebia; e eu bebia por nós dois...tu queria ver o que estava acontecendo e eu queria era não saber de nada...temos tantos epsódios que não me lembro dessa timidez, a gente tinha sim, muita coragem e determinação, sem dinheiro e sem padrão, a gente andou muito e falou muito sobre tudo, eu acho até que a gente era referência para muita gente...

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Policial militar é suspeito de atirar contra esposa e matar jovem na região central do RS, diz polícia

- Pois é ....resultado: o corno morto, o amante morto e mais uma "pobre vítima" de eventual feminicídio registrada para as estatísticas.

Eu já falei sobre isso, ser corno e ser amante está correndo riscos igual. Enquanto o Estado não promover a defesa pessoa da Mulher, vai ser isso aí sempre, pode botar secretaria, delegacia, tornozeleira, que não vai impedir, o lôco é tão doido que ainda se mata, eu digo que tudo tem a ver com a intimidade, que ninguém quer perder, mesmo já tendo perdido, a mulher precisa estar a frente do maluco e saber a hora certa que ele vai atacar para matar e...atirar primeiro, sem chances.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

tABLADO

 voltei...pois então, naquela época a gente andava muito junto na noite, explorando a nossa vasta experiência emocional, ali pelos lados do Cascalho, uma famosa casa dançante no centro, igual aquela eu me lembro do Tablado, na Marechal, aqui ali sim era um bar bom, dançante, ali tudo poderia acontecer,  mas neste caso, já era nos anos de 1990, quando tocava aquela música A Little Respect, muitas vezes estive lá naquele lugar, enfim, estava falando do Cascalho, só que naquela hora da noite, a gente foi pego de surpresa pela polícia numa batida, a gente até pensou em correr, mas não dava mais, enfim, demos um carteiraço e eles disseram para gente vazar...dali saímos, a pezito, quase que fugindo, resolvemos então ir para um inferninho na João Pessoa, daquele estive com o falecido João uma vez, emblemática, que não vou contar aqui agora sobre essa noite, estávamos ali sentados, olhando o movimento, quando de repente: "acende a luz"!!!! os mesmos policiais que nos atacaram lá no subúrbio quando nos viram disseram "vocês aqui, já disse para vazarem"...história maluca...lembra agora?

A SOBRINHA DO PROF. RAIMUNDO

 fico pensando se alguém se declarasse para mim como acontecia com o Darci, que o mulherio dizia que queria ficar com ele, já naquela época, e ele se desviando, fazendo de conta que não era com ele, acho que eu desmaiaria na hora...

Eu tive um romance com a sobrinha do prof. Arno, nosso vizinho ali da Getúlio, eles faziam gosto daquele namoro, mas ela tinha um signo danado, faca na bota, depois de muitas cartas eu fui até Santa Cruz...num carnaval, acho que ali começou a mística da camisa 7...no começo do romance, eu ia na casa da irmã dela para gente jogar WAR e talicoisa, e foi ali que eu vi a nossa inexperiência...a guria teve um ataque choro, na casa da irmã, mas chorava copiosamente, eu sem entender e o que dizer, além de calma, eu devo ter feito alguma coisa, talvez um beijo, ou um abraço, talvez um olhar...e a guria ficou daquele jeito...a irmã dela tinha saído para ir no mercado com o marido, e eu fiquei lá daquele jeito...com ela.

Roselaine Santana

- vocês lembram da Roselaine Santana?

 - Prefiro não lembrar...

- Ela disse que foi minha colega, no Col. Presidente Roosevelt e no Infante!

 Por quê?!!

-  Olha, a história naquela época foi bizarra, mas eu não esqueci...e eu associo muito ao caso da Nara...

: Já contei isso aqui...mas a parte da Roselaine eu não contei...

- Eu não consigo lembrar dela....

-  foi na época da Árima, ela andava com aquele time ali...eu gostava da Árima, principalmente do nariz dela, o que deixava ela muito bonita, ao meu ver, sempre gostei de um nariz que tivesse presença e era o caso do da Árima, mas não estamos falando dela e sim da roselaine. Aquela vez que a Nara me botou os cachorros quando me aproximei dela e ela mostrou aquele preconceito de quem tem medo, sabem...pois é botou até a Maria Regina no bolo, eu acho que a Maria Regina gostava mesmo era do Maineiri, mas isso também é uma outra história, naquela mesma época, eu saí um dia com a Roselaine, e fomos conversando até a esquina de casa, a gente usava uniforme, e devo confessar que ela tinha um corpo bem bonito, mas como eu era pateta naquela época, nunca tive maldade nenhuma com ela, mas certa vez ela se aproximou da minha classe e acho que eu tinha passado a mão na bunda dela e me xingou na frente de todo mundo, me lembro até hoje o que ela disse: "era isso que tu queria, né?!?!?!?" e eu não me lembro qual foi a reação, mas fiquei pasmo, como é que poderia aquilo, um colega passar a mão, logo na bunda da colega...e depois que a gente tinha até caminhado junto...alguém poderia me explicar isso?

As intercorrências

- Nossa mente, nossos hábitos e nossas concepções sobre o nosso mundo adulto são moldadas (e sempre serão) pelo nosso inconsciente, Nelson! ... Somos o que nisso tudo? Vítimas? ... Creio que não! ...

- O nome certo é Damiã

-  Tô dizendo...

Aqui no trabalho tenho visto isso, penso uma coisa e escrevo outra, analisei pela IA o que seria, o inconsciente?

Bom dia!!!!

De qualquer forma peço desculpas pela minha falha, a gente deveria se atentar mais aos detalhes e não ao todo, como forma de nos policiar, e tenho visto que agora, parece que se exige mais atenção sobre tudo que está ao nosso alcance, mas que a gente não percebe. Acabei, por exemplo, tendo que escrever o que é preciso lembrar antes de sair de casa, fica tudo amostra, como num brechó, isso me obrigado a ser mais concentrado. O Luizito também deve ser assim com a questão da idade, ter que ter controle sobre tudo e todas as coisas que administra.

Mesmo assim, ainda somos pegos de surpresas por várias intercorrências, essa eu considero grave porque a RR poderia até pensar outra coisa, mas dar mole acaba nos levando ao labirinto de arrogância, a gente sabe que pode dar problema, e acaba não fazendo nada, depois tem que correr atrás para apagar incêndio.

A resposta à rede wi-fi

 "...era construir um túnel para chegar e sair da Arena..."

Brasileirinhos sempre querendo um presentinho a mais!

Eu fui sócio 40 anos, depois virei idoso, vou de meia, participei intensamente da vida clube, desde as piscinas, etc. etc. etc....até esse ano, eu vou em todos os jogos do Grêmio, na cadeira gramado, meu lugar favorito, mas ir em jogo depois das 21h, não tenho mais condições...a logística ainda é ruim, só quem vai na arena desde o início sabe o que é sair, naquela época, mais de uma hora dentro do estacionamento, sem ter como sair...deixa eu sonhar, pô! Eu mereço!

Bah...
Quem sabe uma pessoa pra te buscar em casa e colocar sentado numa poltrona do estádio?
kkk, pessoal não sabe nada, morei 20 anos na frente do Olímpico, na Eurico Lara, depois eu ainda achava longe, resolvi morar na Gastão Mazeron, aí sim, na frente do Olímpico, só tinha que atravessar a rua, vivia aquele cenário intensamente em dias de jogos, sócio há mais de 40 anos, gosto de ir no estádio, vou de meia porque a idade chegou, o pessoal me pedia para reservar lugar lá, porque eu morava na frente, mas isso não quer dizer que eu não chegava atrasado, o pessoal guardava o meu lugar, sempre!

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Os vídeos dos ônibus por Porto alegre se encontram no YOUtube

Através do canal do youtube, @NELSOPOA2359, é quase uma linha turismo, por assim dizer. O ônibus por aqui tem faixa exclusiva, com isso ele transita rápido, e é melhor andar de ônbius e mais barato, do que qualquer outro tipo de movimento, como aplicativo, táxi, lotação. A grande questão é poder sempre olhar o que acontece em volta, não só no ônibus em si, como fora dele, como as pessoas se comportam, as paisagens e o comportamento das pessoas, daqueles que abaixam a cabeça, para não serem identificados, os que ajudam, os que não querem atrapalhar e os que se isolam nos rádios e celulares, todos tem alguma forma de entender a viagem, quando o sono não pega por eles em algum momento específico da viagem. Viajar de ônibus, por 30 minutos é uma oportunidade de olhar pela janela, ou procurando entender a poesia que ainda consta nas janelas de um período onde se faziam concurso de poesia nos trens e ônibus.

No limiar da Enxaqueca

 Assunto importante, só quem convive com uma mulher com enxaqueca sabe o que significa no estilo de vida do casal. É uma crise atrás da outra que a gente não sabe aonde vai parar e os médicos também não ajudam a resolver o dano que causa na vida das Mulheres que sofrem desse mal. Quem tiver a cura na mão ou saber resolver o caso de cada caso, será endeusado e ficará rico, será levantado por uma galera e carregado pela Goethe.

Eu não sei se já falei sobre o assunto aqui, mas sou especialista no assunto, lidei com a mulher que tinha esse problema, e vou dizer, não é mole, com aura ou sem aura, a mulher precisa se conhecer muito bem, tem literatura vasta, eu mesmo dei um livro de não sei quantas páginas para ela, ver se lidava melhor com o assunto se não me engano  ela de Oliver sacks e tinha mais de 400 página. Ela nunca me falou do livro em si, se ajudou ou não, talvez sim, mas as crises eram horríveis, ela era gerente de banco, mas para isso, não tinha enxaqueca, mas quando chegava em casa se fechava, apagava tudo e sumia, no outro dia estava inteira, a base da Neo. O problema dela era muito antigo, desde que a conheci, com aquelas crises, depois tinha o anticoncepcional e o médico que não quis tirar o útero para ganhar dinheiro em cima da paciente, um horror". O problema dela eram os miomas, muitos, que causavam aquele sangramento todo, tudo por questões que afetam o dna da mulher, ela fez raspagens duas ou três vezes, isso acaba com uma mulher. De qualquer forma, depois que retirou o útero, acabaram-se os problemas e ela iniciou uma nova vida. Eu tive um relacionamento que tinha isso de vez em quanto, e eu já sabia o que era, bebida destilada, três doses de whisky e depois de três dias começava aparecer o sintoma, chegava a ir no hospital fazer uma injeção na veia para aliviar a dor, depois tudo voltava ao normal. A mulher tem que se conhecer bem, às vezes até uma bomba de chocolate causa uma alergia que deixa a  cara vermelha e o nariz torto...coisa séria isso.

Ainda sobre Nara Alice

 Luizito, a gente aprendeu no tempo certo. Pensa bem que naquela época só tinha telegramas e cartas, e o tal telefone fixo, que poucos tinham...lembro que o pai ganhou um telefone do Ministério das comunicações, porque não conseguiam falar com ele, nem achá-lo fora do horário do trabalho, a gente mesmo, às vezes também não achava, ele era um Homem, muito influente na época. Ainda ontem estava falando para o WCP sobre àquela época, de tu ser o que planejava e eu executava, e como tu disse, às vezes uma escolha errada, acaba dando uma grande confusão. Ainda citei o caso da Nara, e como repercurtiu aquele assunto muito tempo depois, e até hoje a RR tem uma ideia sobre o planejado e desenhado pelo Luizito, eu gostaria de expressar como eu via aquela figura um tanto fora da normalidade, por assim dizer, como disse a outra vez, quando nos reunirmos presencial eu vou falar o que eu achava de fato, vocês vão concordar comigo na hora.

A rede de wi-fi poderosa prometida à arena.

 Vamos ver, porque ali, se passar de dez mil as mensagens aparecem na saída do jogo, nos dados móveis, quando ficamos fora do cinturão. Ele precisava mesmo era construir um túnel para chegar e sair da Arena, ainda mais se o resultado for adverso.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Recessão de relacionamentos

 Relacionamento não é fácil em qualquer ambiente, isso tem que ser trabalhado desde o início, e não é todo mundo que sabe criar, chega na idade adulta, sabe-se lá em que situação, dinheiro, status, condição de aparição, é uma série de más combinações. Os relacionamento antigos?. Não existia celular, para se namorar, de chegar do portão até a sala, uma dificuldade enorme, os vários tipos de gêneros e transgêneros. Após a Lei do divórcio aqui tudo se modificou  e ficou muito mais difícil estabelecer parâmetros, a mulher adquiriu independência e deixou o Homem a ver navios, vários relacionamentos, vários filhos, tudo desajustado, difícil assim conseguir manter alguma relação em perfeito estado de equilíbrio, amando e respeitando. Motivo temos vários, feminicídios, as mulheres ainda apanhando, questões íntimas sendo expostas ao sacrifício. O Homem precisa saber se comportar e deixar de ser passional e começar a saber se posicionar para voltar a ter o seu papel de respeito e admiração na sociedade.

Assinado contrato para Zaffari abrir supermercado em shopping de Porto Alegre

 kkk os comentários saíram do sério até nesse assunto que trata apenas de especulação. É claro que tem alguma coisa errada com o grupo francês, já que manteve a loja do Nacional em Guaiba, retirando a marca Nacional e mantendo apenas Carrefour. Como pode entregar uma loja dentro do P.Belas e se jogar para região metropolitana, que também tem outras várias opções Marques, Índio e outras. Para o Zaffari nada demais, ela já ia aumentar a loja do Menino Deus mesmo, ficar dentro do Praia tem a ver com outro tipo de marketing, com um público diferenciado e um local estratégico para alguma coisa, gostaria de ver o que diz esse contrato, o que o Praia fez de concessão para conseguir fazer com que a marca trabalhasse naquele local. Alguma coisa nova vai aparecer por ali, vamos ver.

Darci Luiz

- Nós tivemos um colega com esse nome, Darci, acho que fazia parte do grupo do Dionísio e do Paulão fotógrafo, que teve aquele romance com a Luciana, vocês se lembram disso? Tinha uma outra morena que namorou o Luciano...mas não me lembro o nome dela...talvez fosse Fátima, não aquela do primeiro ano, essa era bem morena mesmo...

 De qualquer forma o Darci não era fogo amigo, a gente esteve bastante tempo juntos, porque entramos na faculdade na mesma época, tinha a questão da carona e talicoisa, mas depois nos separamos e foi cada um para o seu lado, tem alguns epsódios em relação a ele que o Luizito poderá descrever melhor.

-  Oi! Lembro que o Darci morava na Av. José de Alencar, entre a Padaria Modelo e o Kastelão; jogávamos futebol juntos, no time do Universal.

 Tenho uma foto nossa: eu, você, o Dionísio, o Darci, o irmão do Darci, o Mainieri, ... na cancha de esportes do Infante DH.

- Sim, o irmão do Darci era mais esperto que ele...a gente começou a andar mais juntos, por causa da aula de violão que começou no Mauá...

Tem algumas coisas que a gente não esquece, naquela época o Darci frequentava a ABB em Ipanema, pensem nisso, em Ipanema, ele tinha já uma turma que andava com ele há muito tempo, ia sempre lá, sei que aquela "galinhagem" não era comigo, eu fui para tentar arrumar um romance, mas naquele lugar, sem chances, futuro incerto, apenas uma faculdade no caminho, sem trabalho, sem carro, sem dinheiro, ele tinha tudo isso, mas isso não queria dizer sucesso no amor...

O luizito não contou a parte sórdida dessa época...

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Carros para 60+: o que realmente importa na hora da compra

 Na minha opinião, o chevette era um carro instável, mas na época era muito utilizado. Garanto que se mais alguém se pronunciar por aqui, vai achar a mesma coisa. 

Gostar de dirigir é o que mais importa, o resto se adapta, mas hoje em dia, não ter sensores, para os barbeiros profissionais, é estar desarmado andando em rua escura. 
Tem tantos opcionais, depende mesmo do valor investido nesses itens; quando dirigia, nunca tive muitos itens que fizessem a diferença, como meus carros geralmente entravam água, deviam vir com uma possibilidade de saída de água para evitar alagamentos...

O caso do 434

-  Acho que nesse caso, vale a tua experiência e o catálogo, google, IA, esse tipo de coisa, ou comprovação da venda para outro órgão...tu pode falar com a empresa, analisa o registro do produto, esse tipo de coisa, acho que tens todas as condições e a empresa também...a gente nem sabe se aquela  amostra enviada  vai vingar e o processo  lá naquelas condições...

E o caso do 434 então, aquele parecer sobre o pedido de impugnar..tem que ter algo mais congruente da comissão, tipo de que foi analisado, foram realizadas pesquisas, avaliações e que não se sustenta a afirmação da empresa ou se sustenta, e como foi o último processo em relação a esse item, se houveram outros pedidos de acabar com o processo...tem que tirar a empresa da órbita

- esse caso é dela

- Isso mesmo, dá a real para ela, tem que tirar essa empresa da razão

- liga pra ela

 ela tá louca contigo

-  não vou ligar, quando liguei ela não me atendeu... tá fora! Isso aque é sério!

não vou despachar pro conta própria, ela tem que assumir os riscos...

o processo vai ficar parado, aguardando eu tiver tempo para analisar o assunto, já que esse pessoal não faz o que tem que fazer, colocar o parecer em condições de responder ao pedido para tirar o processo do ar.

...

analisei o processo, Aquele 434, depois do parecer enviado, tive que avaliar a situação, e repassei o problema para o setor competente, com a questão colocada pela empresa disse de que o descritivo foi copiado do catálogo da empresa supostamente direcionada.

Agora sim, quero ver se não vai ter despacho sério sobre isso e quem é que está louco...

Coisas de casal

- Aquele assunto do casal me surpreendeu, mas tem uma hora que eles precisam tomar decisões mesmo e essa de querer mais privacidade não é nada demais, qualquer coisa se volta atrás.

As coisas vão se ajustando no decorrer do tempo, rezar, orar e amar faz parte.

- Acho que tu parou de me ajudar com dinheiro porque pensou que eu estava mentindo.

- Não é nada disso. O problema foi com o banco mesmo. Com isso, mudança no estilo de vida, ônibus, sem churrasco, sem gastos desnecessários, só o extremamente necessário. O Vinículo me emprestou uma grana, mesmo assim, uso do cheque especial, os cartões pagos pela metade. Controlando o máximo possível.

 Quando isso vai melhorar? Não sei mesmo. Espero que na metade do ano que vem seja possível viajar de novo. Ainda tem o feriado, as férias...tem que diminuir os custos, sem prejudicar a saúde mental. Gostaria de poder ajudar mais, eu vejo no trabalho que está todo mundo com os nervos a flor da pele e tendo que sair de férias para pagar as contas. O momento é de manter o equilíbrio e rezar!

 Sei que a tua situação com o processo é de muito tempo, uma hora ia ter que se resolver, gostaria de ter uma grana reservada, mas tu me conhece, quando tenho eu gosto de sair mais, aproveitar e ajudar.

 Não adianta eu me preocupar com as contingências, venda da casa, ou essa limpeza do sótão, por isso entendo o W, que acha que tem que fazer algo, eu acho que ele tem que esperar até ele completar o tempo, falta pouco, aí vai ter tempo para tudo isso e se mudar para praia, quando se mexe demais no contexto é sempre arriscado para todos.

 Tudo tem a hora certa para acontecer, quando me separei da primeira vez, eu já sabia que ia demorar muito para voltar a ter o mesmo padrão. Depois vi que tudo era uma questão de estilo de vida. Teve uma época que eu caminhava até a ErS 040, em estrada de chão batido, pegava um Palmares que vinha lotado da praia, quando ele parava. Depois ia até o centro de viamao e pegava outro para ir ao trabalho. Poucos sabem   da chuva, do vento e do frio. Passou e sou grato por ter resiliência para resistir 🙏

Roupas lavadas e estendidas, agora o almoço da semana.

- Muito rápido essa roupa

 Sim,  com esse dia lindo!

- Isso mesmo, ajudou bastante.

 Lavar, cozinhar, limpar, preparar tudo para semana. Por isso quero morar contigo, para tu fazer tudo para mim...

- Pagando bemmmmmm

 Já te falei, para morar comigo tu tens que deixar os cartões comigo,  vou administrar toda grana, só assim será possível!

- Sim, vou me preparar para isso. Tu controlando vai ser melhor para nós dois.

- Ah é?

- Eu acho isso, a gente tem tudo em haver, já sei como tu é, eu gosto de estar contigo, tu és uma mulher que tem que valorizar.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Sem exercitar empatia e compaixão, criamos filhos que não sabem viver?

 Entendo o Antônio, o problema é a sociedade desajustada, que não tem condições de educar e conscientizar ninguém, tem suas falhas e fraquezas, tem que tomar remédio para lidar com toda sua estrutura falida, muito ruim.

Mas o estado tem a figura do professor que assume esse papel, levando tapa na cara e assédio e falta de respeito, está lá, trabalhando 40 horas, mal reconhecido, contrato ali outro aqui, etc, esse que faz o papel da família, inclusive acaba para acompanhar o lado sexual dos jovens que nem sabe o que são de verdade. Haja saúde mental para lidar com os problemas da escola e os seus também.

Sem exercitar empatia e compaixão, criamos filhos que não sabem viver?

 é bem isso, criar os filhos com visão de empatia e compaixão, isso só vem com o tempo e precisa ser treinado. Como é que se chega nessa condição, de se colocar no lugar do outro? De ensinar essa possibilidade? Tudo que se observa e se cria, a gente copia o tempo inteiro, e tira o que é ruim fora. Parece simples, para uma criança não é, ela aprende com o que vê e escuta, são retroprocessadores e reprodutores de imagens e essas podem ser de uma capacidade ilimitada, é a interferência na hora certa, o posicionamento correto e a verdade sobre a nossa condição de pessoa humana. 

Quem ensina, mostra e diz porque as coisas são, define muita coisa...é preciso estar junto e mostrar a capacidade que cada um tem para evoluir para uma pessoa melhor, sempre melhorando aquilo que é possível, depois vem a conexão...

Pessoas que estão cronicamente isoladas ou solitárias correm um risco maior de desenvolver doenças.?

 Não sei porque isso. contam que a minha sogra abandonou a condição de vó, mãe, etc...que teria sucumbido, de fato eu sei o que aconteceu, sem fazer as devidas comparações, foi o mesmo que aconteceu com o Estádio Olímpico, já contei isso, aqui, ambos sentiram a minha falta, o convívio, o presencial, a capacidade que eu tinha de me mostrar e interferir na vida das pessoas, por ser bom, afetivo, prazeroso, o mesmo sentimento que as crianças, as meninas principalmente, viam em mim, como sendo a seguridade, se entregar sem esperar nada em troca, apenas olhando, aperfeiçoando e amando uma pessoa que tinha uma aura que nem sabia, se pudesse retribuir então, seria mágico, por isso mantenho relacionamento com a minha ex noiva até hoje, ela via em mim a pureza de um sentimento tão intenso que era difícil descrever e acreditar no que ele poderia evoluir como pessoa, ser humano, de amor, paixão e fonte energia e sabedoria de amor e entrega.

Tudo se resume ao estilo de vida?

 Sociedade doente e mal cuidada é um problema. O que fazer? Tanta gente teimosa e nem sabe que tem as doenças pré-existentes. O governo precisa cuidar dessas pessoas, medicamentos caros e que resolvem. Não é só os remédios, os aparelhos, as pilhas, etc...cada vez mais os medicamentos tem uma capacidade melhorada, só que a pessoa também precisa fazer a sua parte. Eu diria que dormir bem é um dos melhores prazeres, agradecer pela cama macia e os lençóis, cobertores, água, luz, internet, tv, etc...comida boa é comida bem feita, com amor. Hoje tem tanta informação, e quem tem essa visão e essa capacidade, precisa ousar e modificar a alimentação e um pouco do estilo de vida, quem caminha 6.000 passos, caminha, dez mil, 12mil, quatorze mil...e ainda tem gás para mais alguma coisa, conversar com alguém que tenha olhos, ouvidos e pele para alguns momentos de interesse mútuo.

O segredo para ter certeza sobre qualquer assunto

 Texto para reflexão, para se entender primeiro, antes de procurar entender os outros. Mesmo assim, os comentários é do tipo "vamos ver o que vai vir de lá"...Sabe-se lá quanto tempo para conseguir escrever um conteúdo desse, para uma pessoa querer traduzir em uma idiotice. metáforas que não explicam nadinha.Quanto mais conhecimento e experiência, não se tem certeza sobre determinada situação, mas tem a condição de resolver da melhor forma possível, com humildade.

Certa vez um corretor de imóveis me falou, no auge dos meus 40 anos de profissão, ainda sou pego de surpresa sobre a atividade, falando em relação a uma família inteira que se atracou aos tapas e brigas de fato, quebrando a mesa de negociação.   

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Marco de Tropoja e os comentários sem noção

 Marco de Tropoja se for para falar bobagem, melhor nem entrar aqui. E o Giba Jr. é a constante de quem nem sabe o que é um estádio...eu vou em estádio, sempre! Ontem não fui, quando o time precisava 40 mil, a direção aumentou o preço dos ingressos, perdeu receita e o jogo...agora sim, vai ter que fazer promoção para o jogo do Vasco, porque se perder para o Fortaleza, a torcida vai sair fora.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

"brain fog" pode estar associado ao excesso de telas

 Teve uma época que eu achava que minha linha estava sempre grampeada, e tinha o desconfiômetro, que a gente pensava que a outra estava tentando nos passar a perna, o que agora, depois de um tempo, se sabe que precisa muita competência para fazer isso. O que acontece de fato em relação às telas é ao meu ver o não consumo de determinado tipo de proteína, aquilo que afeta o humor, esse tipo de coisa.

 A névoa mental e a sensação de confusão não é de agora, é preciso entender o tipo de comportamento em relação aos estímulos, isso das telas sobrepostas tem uma natureza, o cansaço da mente, e muitas vezes a insistência em determinado assunto, é o que chamamos de dificuldade de concentração e o descanso cognitivo, aquele que aparece para nos fazer dormir e necessário para gente conseguir estar em condições de conseguir ler e interpretar, diz a lenda que se você consegue ler um poema e entendê-lo, está em condições ambientais de trabalho e se envolver em confusão.