terça-feira, 22 de agosto de 2023

O Jovem na religiosidade e no Cinema

 

No olhar atual de jovens nas igrejas a preocupação da maioria é chamar a atenção de pais e autoridades  para novos desafios,  em meio tantas ofertas de vida fácil em suas estruturas, pertencer ou não a essas tradições religiosas quase que como obrigação, lhes tiram o direito  de que trilhem o próprio caminho da fé. O mundo não está acabando e os jovens são a expressão dessa construção do mundo e de uma nova  história religiosa.

Hoje, em um vasto campo tecnológico, pessoas se fecham cada vez mais na escuridão de seu interior deixando de lado os ensinamentos divinos. Mesmo o cinema com seus efeitos especiais sua luz nos filmes, sendo eles religiosos ou não, sentem o fracasso de uma humanidade desanimada e com poucas esperanças de frutificar.

No livro pioneiro Biblical Epice, Melaine J. Wright é uma entre poucas com a definição do objetivo “filmes de assunto religioso” Wright também questionava a oposição dos pesquisadores ligados a Teologia os quais inclui, Clive Marsh como representante, observou Wright,para que algumas teorias que não dominavam os cinemas.  Vendo tantos fracassos de pesquisas na religiosidade, cabe a nós ver a luz mais forte do que tudo isso. Lâmpada para meus pés é a tua palavra e Luz para meus caminhos SL cap.119 vers. 105. Esse versículo nos ensina a viver na verdadeira luz,  caminhar mesmo que  na escuridão de nossos caminhos, sem uma porção de coisas e assim não se apegar a esse mundo material para não se desviar  dos valores espirituais, e que a religião seja mais atrativa ensinando com humildade, chegando a conclusão de que é com a palavra de Cristo, através do Espírito Santo, que construímos a nossa história com Deus, encontrando na fé, na oração, a luz da qual necessitamos.

Na luta entre o bem e o mal, em todos os gêneros, temos exemplos em que o bem sempre vence, sendo essa a dinâmica que move a necessidade dos jovens em manter a fé diante dos desafios que a vida lhe oferece, que mesmo diante das adversidades, devemos ser gratos pela oportunidade de poder plantar as semente de um amanhã para que muitos jovens possam colher esses frutos de gratidão, amor e sabedoria.

17/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...