sexta-feira, 17 de novembro de 2017

TV digital: veja passo a passo para instalar a antena e o conversor

1º passo: instalação da antena
Você precisará de uma antena UHF, como aquelas conhecidas como "espinha de peixe", que irá receber o sinal digital. Ela deve ficar no ponto externo mais alto da casa ou do prédio (não no forro nem ao lado do aparelho) e sempre ser instalada na horizontal e com as "espinhas" apontando para as laterais (e não de cima e para baixo). Para instalar, é preciso afixar os parafusos em uma estrutura sólida (mastro) e então apontar a outra extremidade para a estação transmissora digital (em Porto Alegre, é o Morro da Polícia).
2º passo: colocação do cabo
Após instalar a antena, encaixe o cabo “coaxial” de transmissão na antena, rosqueando até o fim. Ele levará o sinal da antena até o conversor digital ou até a TV (caso já tenha o conversor instalado). Esse cabo pode ser montado em casa, com ferramentas adequadas, ou comprado em ferragens. Tenha cuidado para não danificar o cabo e apertar bem a ponta metálica com a estrutura flexível, para evitar mau contato. 
3º passo: conexão do cabo ao conversor ou à TV
Nesta etapa, leva-se o cabo da antena até o ponto onde está a TV. Quem tem uma TV das mais novas (fabricada a partir de 2012), com o conversor já integrado, poderá conectar o cabo diretamente no aparelho (nesse caso, você pode pular direto para o 5º passo). Quem tem uma TV mais antiga, terá de conectar o cabo em um conversor digital antes de acoplá-lo na televisão. 
4º passo: conectar o conversor na TV
Será o momento de efetivamente levar o sinal Digital até seu aparelho de TV, identificando os novos canais. Ligue o conversor digital à sua TV, conectando os três cabos coloridos (RCA) de áudio e vídeo conforme as cores. A entrada costuma ficar na parte de trás ou na lateral da TV. 
5º passo: sintonizar os canais
Essa etapa vale tanto para quem tem TV nova (com conversor integrado ou embutido) quanto antiga (que conectou o conversou separadamente). Será o momento de ativar a recepção do sinal digital e identificar os novos canais. Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto da TV e buscar automaticamente os canais. Quem instalou o conversor separadamente, usará o controle remoto do conversor para fazer as buscas dos canais. Se os canais não foram encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e então tentar sincronizar novamente.  
Pronto! Agora é só assistir seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.
Nelsonpoa: Minha Tv de tubo funciona muito bem. Isso me cheira a golpe do extintor de incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...