quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

tia helena

 Essa semana o w e o S foram visitar a tia Helena, irmã do pai, 90 anos, lúcida e contando as novidades dos últimos 12 anos, eu não estava lá. O marido, Zé nessa questão da demência, vai para uma clínica esse mês.

Eu ainda processando a questão do Léo...

Eu digo que sempre dá para fazer alguma coisa, no caso da tua vó, houve um rompimento, ela sempre rezou por todos nós, mas em algum momento ela deixou de acreditar no poder que ela tinha e preferiu sucumbir, diferente da mãe, que queria viver intensamente, mas ficou doente num dia, e no outro se foi.

Tu era neto, não tem a capacidade de entender o que as pessoas tem na mesma relação como filho e pais, é diferente, eu falo para todos as pessoas que conheço, da minha ex sogra e do que ela representou na minha vida, a Val mesmo me diz que estou sempre falando nela. 

É diferente  da mãe, sempre foi, a mãe esteve comigo desde o início, lembro que quando a mãe descobriu das armações do pai, fui eu que estava lá com ela, abraçando e consolando, naquele desespero de choro incontido, a tia Helena estava junto daquela vez também e me ajudou naquele momento difícil.

Qualquer sentimento em relação ao ocorrido poderia sugerir uma afronta, a gente se afasta mesmo, do nosso lado aqui também entendia dessa forma tudo passou a ser ex. até porque prosseguir não foi nada fácil, eu deveria naquela época seguir os passos dela e rezar todos os dias por todos e não apenas eventualmente. Aquela Santa que carreguei lá do brinque até em casa foi uma grande homenagem ao tamanho do que ela representava. Chega num momento que os filhos têm que cuidar e entender o processo do envelhecimento dos pais, depende muito de educação, história e intimidade, e tudo que essa reportagem apresenta.

- : O vô tem irmã?? E está viva???

-  É muita informação

[-  A Gracinha, a Ester e Clarice já se foram, sobrou a tia Helena, uma vez te contei por email uma história sobre ela. Quando jovem era muito linda, teve as filhas Maria Alice, já falecida e Maria Cristina, ambas muito lindas também. A MC tem um filho chamado Vinícius, mas é tudo colorado, o marido faleceu ano passado. A filha eu não conheci mora em SC.

Pois então, essa é a tia Helena, encontrei ela no sábado, junto com o Mano (Juarez) e a Titi (Maria Cristina) a viúva, que tem um filho também chamado Vinícius, e mais uma filha. Eu sei que aquela história que te contei era a mais pura verdade, era ela mesmo que estava comigo naquela situação digamos...constrangedora...mas apenas mostra que as peças se encaixaram sob a égide de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, se você tiver coragem...