sexta-feira, 30 de junho de 2017

Meditar é preciso: cinco técnicas de mindfulness que ajudam a lidar melhor com pressões e prazos no trabalho

1 – Não foque no deadline, foque na tarefa Quem nunca travou diante de uma tarefa porque o prazo para executá-la era muito curto? O fato de ser uma experiência contraditória (o prazo curto não deveria nos fazer mais rápidos?) só torna a experiência mais angustiante. Toda a prática do mindfulness gira em torno de exercitar técnicas para não se deixar levar por pensamentos que nos remetam ao passado ou ao futuro, destravando a sua execução. Foco total no presente. Portanto, cada vez que o pensamento sobre um projeto descambar para o seu prazo, para a sua repercussão, para as dificuldades em razão do seu mal planejamento prévio, afaste essas ideias. Nelsonpoa: A regra geral se baseia apenas numa premissa, PACIÊNCIA, é o X da questão, o resto faz parte do contexto como um todo, foco sim, descontrole não. 2 – Quando estiver no seu limite, tire três minnutos Inserir a meditação em sua rotina é sempre saudável. Mas, mesmo sem ter esse hábito, você pode usá-la de forma emergencial. Se em algum momento perceber que está prestes a chegar ao limite da pressão no ambiente de trabalho, pare e, por um período de três minutos, pense somente na sua respiração. Não julgue a respiração, não condene a respiração. Foque apenas na sensação do ar entrando nas suas narinas, enchendo os seus pulmões e, depois, sendo devolvido ao ambiente. Praticar o “espaço de respiração”, segundo Ane, funciona como um “botão de reset” na sua mente e pode ser feito em qualquer lugar. Nelsonpoa: A tática da Resiliência fala sobre isso, saia do campo de batalha imediatamente, respire e volte depois,quando as coisas certamente já estarão esclarecidas, para um dos lados. 3 – Trabalhe a sua resiliência Entender o significado desse substantivo é outra chave para decifrar o mindfulness. A pessoa resiliente se adapta mais rapidamente e com mais facilidade a dificuldades que eventualmente surgem ao longo da execução de uma tarefa. Não é questão de passividade ou de conformismo, mas de não perder tempo em um problema que não se resolve. O exercício é sempre se questionar se esbravejar diante de uma dificuldade terá algum efeito prático em diminuí-la. Se você não pode solucionar um problema, solucionado ele está. Adapte seus prazos, reconfigure suas rotinas e siga em frente. Nelsonpoa: Se você não sabe o que é isso, vá fazer um curso e tentar entender como lidar com os momentos de crise e saber da sua amplitude máxima para lidar com esses momentos e quais as atitudes não tomar. 4 – Preste plena atenção no que o outro está dizendo Há momentos em que a mente está tão agitada no trabalho que novas informações, mesmo durante uma reunião, simplesmente não colam. Uma nova tarefa ou um lembrete parecem ter sido memorizados, mas se esvaem logo em seguida. Há também ocasiões em que apenas o trejeito de uma pessoa nos distrai ou nos irrita de tal forma que não conseguimos pensar em mais nada. Para esses momentos, o truque é treinar a “escuta profunda”. Esqueça os gestos dela, a sua relação com ela, e se concentre profundamente em ouvir e compreender apenas o que a outra pessoa estiver falando. É mais difícil do que parece. Nelsonpoa: Esteja preparado para isso, para não ser pego de surpresa; o que é difícil é não querer escutar porque a pessoa que está falando não reflete o seu pensamento, por melhor que seja a indicação dele na empresa. Não ignore os fatos, apenas mantenha o seu raciocínio de acordo com o pensamento correto em relação ao seu poder de discernimento sobre os para-quedas, eles são perda de tempo e você talvez não esteja preparado parra esse desafio, melhor procurar uma saída alternativa, que pode ser a mesma da entrada. 5 – Coloque-se no lugar do outro Um cacoete do nosso comportamento egocêntrico é nos aproximarmos de quem é semelhante e rejeitar quem é diferente ou está em um posto diferente. No trabalho, não é diferente, mas obrigatoriamente precisamos lidar com pessoas com dinâmicas e emoções diversas. Sempre que você estiver prestes a se irritar com um colega ou com a ordem vinda de um chefe, faça o exercício de tentar enxergar o mundo pela visão dele. Um dos grandes benefícios do mindfulness no ambiente de trabalho é tornar colegas mais empáticos entre si, o que costuma melhorar relações interpessoais em pouco tempo. Nelsonpoa: As pessoas não tem essa característica, a não ser quando vão perder alguma coisa que elas gostem muito o que é raro. Relações interpessoais tem outro significado e você precisa estar acima disso tudo para estar noutro plano e entender que você é um ser superior, mas também tem as suas falhas.

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